Leitura de 2 min

Conta corrente no Imposto de Renda 2022: como declarar?

Prazo para a declaração vai até o dia 31 de maio

Atualizado em

Homem branco em uma mesa de escritório aprendendo como declarar conta corrente no imposto de renda 2022
Como declarar saldo da conta no Imposto de Renda

O prazo para o Imposto de Renda 2022 está chegando. Ao preencher a declaração surgem uma série de dúvidas importantes, e uma delas é a respeito da conta corrente no Imposto de Renda.

Afinal, o saldo da conta corrente precisa ser declarado no Imposto de Renda? Como essa declaração deve ser feita? Entenda mais sobre como você deve informar esses dados no seu Imposto de Renda 2022:

Relacionadas:

Em que casos o saldo da conta deve ser declarado no Imposto de Renda?

Se você possui uma conta sem movimentação, tome cuidado: talvez você precise declará-la no seu Imposto de Renda.

A data levada em conta é o dia 31/12/2021. Se o saldo da sua conta for superior a R$140 nessa data, a conta precisa ser declarada no seu Imposto de Renda.

Como declarar o saldo da conta corrente no Imposto de Renda

O saldo da sua conta corrente deve ser informado na seção “Bens e Direitos” da sua declaração de Imposto de Renda.

Nessa área, você deve utilizar o “Grupo 06 – Depósito à vista e Numerário”, sob o “Código 01- Depósito em Conta Corrente ou Conta Pagamento”.

Então, você deve indicar os dados referentes a sua conta nos campos correspondentes.

Você vai precisar informar o CNPJ do seu banco, os dados da sua conta bancária, uma discriminação com informações relevantes a respeito da conta e a situação do seu saldo nos dias 31/12/2020 e 31/12/2021.

É importante lembrar que você deve repetir esse procedimento com todas as suas contas bancárias que precisam ser declaradas.

Importante: este texto é uma forma de te ajudar na sua busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar na sua declaração.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: Como pegar o informe de rendimentos para o IR 2022