Seu Bolso

Para que serve CPF na nota?

Programas de incentivo foram criados para controlar tributos e evitar a sonegação fiscal; conheça os benefícios


Para que serve CPF na nota?
Como cadastrar o seu CPF em comprovantes fiscais

Você sabia que, ao colocar CPF na nota, é possível ter diversas vantagens? Os programas de incentivo para essa prática começaram a ser criados para evitar a sonegação de impostos, com o objetivo de incentivar que as pessoas cadastrassem o CPF nas notas fiscais.

Como recompensa essas iniciativas oferecem benefícios como sorteios, prêmios, descontos, entre outros.  

É importante ressaltar que os programas operam em âmbito estadual. Por isso, os benefícios do CPF na nota podem mudar de estado para estado. Consulte o programa de Nota Fiscal do seu estado para conferir quais são as vantagens oferecidas para você.  

Relacionadas:  

Quais são as vantagens de cadastrar o CPF na nota? 

As iniciativas de incentivo ao CPF na nota foram criadas para aprimorar o processo de tributação fiscal no comércio, assim como evitar a sonegação de impostos. Por isso, os estados criaram programas que oferecem alguns benefícios para quem realizou o cadastro. Conheça algumas das principais vantagens oferecidas: 

Programas de recompensas  

Através dos programas de incentivo dos governos estaduais, quem cadastra CPF na nota pode participar de sorteios mensais. Quanto mais notas fiscais cadastradas, maior a chance de ganhar. Mas, cuidado: há um limite máximo de notas por CPF.  

Além disso, alguns programas também oferecem prêmios como descontos e vale-compras. Por isso, confira as condições para cada estado.  

Resgate de créditos acumulados 

Em algumas localidades, cada nota fiscal cadastrada acumula um valor em créditos. Assim, é possível resgatar esse dinheiro acumulado no futuro. Você pode consultar o seu saldo por meio do site da iniciativa do seu estado. A quantia poderá ser transferida para a sua conta corrente.  

Desconto em impostos  

Outra vantagem interessante é o abatimento em certas tributações, como o IPVA e o IPTU. Da mesma forma que você pode resgatar o seu crédito acumulado, você também pode utilizar esse valor para ganhar desconto ou até abatimento total de alguns impostos.  

CPF na nota aumenta score de crédito? 

Uma questão bastante circulada é se cadastrar o CPF na nota aumenta o score de crédito. No entanto, isso se trata de um mito: o cadastro de notas fiscais não faz parte dos critérios de cálculo, e esse dado não afeta a pontuação geral.  

Como cadastrar CPF na nota? 

Você pode cadastrar o seu CPF nos programas de incentivo por meio do portal do seu estado. São 15 estados que contam com programas de incentivo. Por isso, consulte se o seu estado oferece esse tipo de benefício para os cidadãos.  

Além disso, você também pode cadastrar as suas notas ao realizar compras de forma física ou online, para concorrer aos prêmios e outras vantagens já mencionadas.  

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra suaconta digital gratuita, peça seu cartão sem anuidade com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app. 

Leia também: 3 livros para melhorar a vida financeira