Seu Bolso

DNI: o que é e como emitir?

O DNI promete praticidade, segurança e redução da burocracia para os brasileiros


Mulher negra olhando para a câmera, pesquisando no computador sobre o DNI

É bem provável que você já tenha ido resolver alguma situação e, no meio do processo, percebeu que falta um ou outro documento. No entanto, uma nova sigla promete resolver esse problema de uma vez por todas. Você sabe o que é DNI?

Neste post, vamos explicar tudo sobre o novo documento que vem para facilitar a vida dos brasileiros. Confira mais informações a seguir.

Relacionadas:

O que é DNI?

O Documento Nacional de Identificação é um documento digital, parte do programa de Identificação Civil Nacional (ICN), criado pela Lei n° 13.444/2017.

Este programa pretende implementar um sistema de identificação que integre todo o país, e o DNI, que começou a ser emitido em março, é um grande passo do programa.

Além do RG, CPF e CNH, que mencionamos na introdução, o DNI também vai incluir título de eleitor, número NIS/PIS/Pasep, Carteira de Trabalho e Previdência Social, entre outros dados. Também será possível adicionar informações médicas, mediante aprovação.

Além da vantagem de unificar todos esses documentos em um único local, o DNI traz mais praticidade e, principalmente, segurança. Ele exigirá senha e confirmação biométrica, assim como foto do indivíduo. Também contará com marca d’água.

O DNI vai funcionar a partir de um aplicativo gratuito que será lançado pelo Governo Federal no futuro e estará disponível nas plataformas Android e iOS. Vale notar: o DNI só poderá ser instalado em um único dispositivo.

Como emitir o DNI?

Antes de emitir o DNI, é necessário ter o cadastro biométrico atualizado, ou seja, o registro por digital. Você pode fazer esse cadastro no Tribunal Regional Eleitoral ou no Instituto Geral de Perícias.

Inicialmente, ele será emitido somente para alguns servidores públicos. A partir de agosto, cidadãos de Minas Gerais também terão acesso. O estado foi escolhido por conta de um acordo de cooperação firmado no fim de 2021.

Ao longo de 2022, cidadãos de outros estados também poderão emitir o documento. A previsão é de, a partir de fevereiro de 2023, o DNI já esteja disponível para toda a população.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital gratuita, peça seu cartão sem anuidade com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: Qual a diferença entre TED e DOC?