Leitura de 3 min

Fundos de investimento: o que você precisa saber antes de começar

Entenda o que são fundos de investimento e como você pode investir nessa modalidade

Atualizado em

Mulher branca com o cabelo preso segurando um notebook com as duas mãos junto a lateral do corpo. Ao fundo é possível visualizar lustres pendentes e uma pessoa. A mulher está sorrindo depois de entender tudo sobre LCIs e LCAs.
O que é um fundo de investimento?

Você sabia que é possível deixar os seus investimentos sob o cuidado de um profissional? Através dos fundos de investimento, isso é possível.

O Professor Liao Yu Chieh, educador financeiro do C6 Bank, explica o que é um fundo de investimento e como você pode começar a investir nessa modalidade:

Relacionadas:

O que é um fundo de investimento?

Os fundos de investimento funcionam como condomínios, em que diversos investidores juntam os seus recursos para investir coletivamente.

Os fundos podem se dedicar a diversos investimentos.  É possível investir em ações, produtos de renda fixa, moedas, ou mesmo misturar diferentes classes de ativos na mesma carteira.

Cada investidor recebe cotas do fundo, de acordo com o volume do investimento e com o valor da cota. O valor das cotas se altera de acordo com o desempenho dos investimentos do fundo.

Por isso, os investidores são chamados de cotistas.

Quando multiplicamos o valor da cota pela quantidade de cotas, chegamos ao valor do patrimônio do fundo, que pertence a todos os cotistas.

Quais são os tipos de fundo de investimento?

Existem dois tipos de fundos de investimento: os de condomínio aberto e os de condomínio fechado.

Os fundos abertos aceitam aportes e resgates de investidores novos ou existentes a qualquer momento.

Já nos fundos fechados, os aportes e resgates só podem ser feitos em períodos pré-determinados.

Quanto dinheiro eu preciso para investir em um fundo?

A ideia de que um fundo de investimento exige muito dinheiro é um mito. Existem fundos de investimento para todos os bolsos.

Esse valor pode ser consultado no regulamento de cada fundo, que é um material técnico que todo fundo de investimento deve oferecer aos seus cotistas.

Através dele, é possível consultar o valor mínimo de investimento, quanto você pode movimentar a cada aplicação ou resgate, entre outras informações importantes.

Outro documento importante para os fundos de investimento é a lâmina. Ela padroniza e sintetiza as principais informações que devem ser disponibilizados ao investidor.

Como investir em fundos de investimento no C6 Bank?

  1. Acesse o app do C6 Bank;
  2. Toque em C6 Invest;
  3. Acesse a aba de “Fundos”;
  4. Escolha o fundo de preferência;
  5. Toque em “Investir” e siga as instruções.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: 3 coisas que ninguém te conta sobre investimentos