Leitura de 2 min

Por que fazer uma reserva de emergência?

Depois de aprender a otimizar os seus gastos, é hora do próximo passo: guardar uma parte do dinheiro que sobra.

Atualizado em

Mulher branca de cabelos ondulados mexendo em uma tablet. Veste uma roupa toda branca e está sentada no braço de um sofá branco lendo sobre a importância de fazer uma reserva de emergência.

Para evitar ser pego de surpresa por imprevistos, guardar dinheiro é a melhor solução. E a reserva de emergência é uma forma muito inteligente de fazer isso.

Começar a juntar dinheiro nem sempre é fácil. Mas com algumas dicas simples, é mais do que possível.

Relacionadas:

Reserva de emergência: o que é?

A reserva de emergência nada mais é do que uma quantia que você pode usar para lidar com imprevistos. Ao juntar o seu próprio dinheiro, você não precisa recorrer a empréstimos ou cheque especial. Legal, não é?

E você ainda pode usar esse dinheiro para aproveitar boas oportunidades. O importante é sempre repor o valor utilizado o mais rápido possível.

Por onde começar?

A melhor forma de começar a compor a sua reserva é guardar um pouquinho de dinheiro todo mês. E o ideal é guardar o valor assim que o receber.

A boa reserva é aquela que pode cobrir de 3 a 6 meses dos seus gastos. Sim, é bastante, mas é importante.

Reserva de emergência na prática

Se você tem um gasto médio de R$ 2.000 por mês, o ideal é que a sua reserva tenha, pelo menos, R$ 6.000.

Pode parecer muito, mas é preciso começar e manter a disciplina para investir todo mês.

Se você fizer isso, estará protegido contra imprevistos que podem prejudicar a sua vida financeira. E ainda estará preparado para aproveitar boas oportunidades.

Melhore a sua qualidade de vida

Sim, a forma que você cuida do seu dinheiro impacta a sua qualidade de vida. Guardar um pouquinho todos os meses pode te ajudar a lidar com problemas futuros.

Além disso, você vive dias mais tranquilos sabendo que pode contar com a sua reserva.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: 3 Passos para começar a investir