Leitura de 3 min

Prof. Liao: Como investir para comprar um apartamento?

Prof. Liao Yu Chieh conta a história de como ele comprou o seu primeiro apartamento

Atualizado em

Foto do professor Liao de semi perfil em frente à escada de um dos andares do prédio do C6 Bank

Se você está procurando informações para comprar o seu primeiro imóvel, já deve ter percebido que existem muitas questões a serem levadas em conta. Uma delas, se não a principal, é: como conseguir dinheiro para realizar este objetivo?

Pois o Professor Liao Yu Chieh, educador financeiro do C6 Bank, resolveu te dar uma ajudinha e contou a história de como ele comprou o seu primeiro apartamento. Aprenda com ele as melhores formas de se organizar para comprar o seu.

Como o Prof. Liao investiu?

No caso do Prof. Liao, a compra de um imóvel era um objetivo de médio prazo e, para conseguir alcançá-lo, optou pelo investimento em fundos multimercado (FIM).

Ele escolheu esse tipo de investimento por sua característica de misturar ativos de renda fixa com variável, o que torna o produto um dos mais versáteis do mercado.

“O ponto de partida para investir em FIM é estudar a gestora na qual você está interessado. Ela é a responsável por incluir ou retirar cada pedacinho de ativo do fundo. Ou seja: é ela quem decide como investir o seu dinheiro”, diz.

Uma forma de acompanhar isso é acessar o site da gestora e ler a carta mensal, que é um resumo dos movimentos realizados pelo gestor.

Relacionadas:

Os 7 passos que o Prof. Liao percorreu para comprar seu 1º apartamento:

  1. Estimou um prazo para cumprir o objetivo de comprar um apartamento
  2. Cortou custos para cumprir esse objetivo maior
  3. Estimou um valor mensal para dar entrada no apartamento
  4. Investiu em fundos multimercados para alcançar esse valor mais rápido
  5. Depois, buscou financiamento mais barato comparando o custo efetivo total dos bancos
  6. Considerou até 30% da renda líquida familiar para pagar o financiamento
  7. Amortizou o financiamento quando possível

Quer saber quanto tempo ele demorou para adquirir o imóvel e como fazer as contas para o seu caso? Confira em mais um episódio da série “E Agora, Prof?”, no canal do YouTube do C6 Bank: https://www.youtube.com/watch?v=Pc-aNMk8HtA

Como investir no C6 Bank?

O C6 Invest é a plataforma de investimentos do C6 Bank. Aqui, o investidor consegue escolher em quais produtos financeiros deseja colocar o seu dinheiro.

Existem CDBs a partir de R$ 20, com a segurança do FGC (Fundo Garantidor de Crédito), com opções pré e pós-fixadas com vencimento de até 7 anos.

Dentro da categoria de fundos de investimentos, há opções de fundos em renda fixa, ações, cambiais, multimercados e criptomoedas, por exemplo. O investidor encontra centenas de opções de gestoras consagradas, com diferentes prazos e valores.

Entenda a seguir como funciona a plataforma de investimentos do C6 Bank e como começar a investir.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia mais: Imposto de Renda 2022: tire todas as suas dúvidas sobre a declaração