Leitura de 8 min

O que é a Virada Sustentável?

Tudo o que você precisa saber sobre o maior festival brasileiro de sustentabilidade

Atualizado em

A 12ª edição da Virada Sustentável em São Paulo acontece entre os dias 3 e 23 de novembro.

A Virada Sustentável é um movimento de mobilização para a sustentabilidade, considerado o maior festival sobre o tema no Brasil. Neste ano, a partir de 3 de novembro, acontecerá a 12ª edição em São Paulo.

Além desta região, a Virada também ocorrerá em outras cidades. São elas: Campinas, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Salvador.

“A virada sustentável é um dos maiores eventos de sustentabilidade do Brasil. Trazer a sustentabilidade para o dia a dia possibilita que a população tenha uma nova visão sobre o mundo. Além disso, é muito importante que as pessoas sejam informadas e se sensibilizem sobre a temática de forma democrática e acessível”, explica Alex Cordeiro Brito, do time de Impacto do C6 Bank.

O C6 Bank participará do evento como copatrocinador, em mais uma iniciativa reforçando sua posição em sustentabilidade. Além disso, a instituição financeira apoiará uma ação relacionada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Saiba mais sobre isso adiante.

Pensando em explicar tudo sobre a Virada Sustentável SP, o C6 Bank preparou este texto. Nele você encontrará as respostas para as seguintes questões:

  • O que é Virada Sustentável?
  • Quais os pilares do evento?
  • Qual a participação do C6 Bank?
  • Onde acontece a Virada Sustentável?
  • Programação Virada Sustentável 2022
  • Relação entre ODS e Virada Sustentável
  • Resultados da Virada Sustentável 2021

Quer ver outros conteúdos relacionados ao tema de impacto sustentabilidade? Confira estes posts:

O que é a Virada Sustentável?

A Virada Sustentável é um movimento que começou em 2011 com o objetivo de democratizar a sustentabilidade. Hoje em dia, é considerado o maior festival sobre o tema no Brasil.

A grande missão do evento é apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas, reforçando também as redes de transformação e impacto social existentes nas cidades.

“A Virada tem um objetivo muito genuíno de informar e sensibilizar a população constantemente sobre consumo consciente, mudanças climáticas, meio ambiente e economia circular, temas essenciais para o desenvolvimento sustentável. Suas atividades são completamente gratuitas com oficinas em Centros Educacionais Unificados (CEUs), atividades em parques, exposições, intervenções artísticas no metrô e shows”, complementa Alex Brito.

Tudo isso é feito com a participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas e universidades, entre outros.

Desde meados de 2010, quando a Virada era apenas uma ideia, o objetivo já era muito claro: ampliar a informação dos diferentes públicos para temas que dizem respeito ao futuro comum. O grande diferencial é que tudo isso seria e é feito através da arte, lúdico e festivo como elementos centrais de engajamento e mobilização.

Em 2015 foi formalizada a criação do Instituto Virada Sustentável, uma associação sem fins lucrativos qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). Com isso, ele assumiu a gestão do festival e de todas as outras ações de interesse público que ocorrem ao longo do ano.

Quais os pilares do evento?

Este ano, a Virada da Sustentabilidade tem três pilares que englobam todas as atividades. São eles:

  • Cultura: com exposições, intervenções urbanas, filmes, peças de teatro, shows musicais e muito mais com conteúdo educativo sobre a sustentabilidade e impacto social;
Intervenção urbana para destacar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
  • Ação: inclui oficinas, pedaladas, mutirões, feiras, práticas de qualidade de vida e outras ações relacionadas a colocar a “mão na massa”;
  • Conhecimento: envolve palestras, seminários, workshops, rodas de conversa e outras formas de transmissão e compartilhamento de conhecimento.

Onde acontece a Virada Sustentável?

A Virada Sustentabilidade acontece em diversas cidades e estados do Brasil. Confira a lista de locais por onde o movimento marca presença:

  • São Paulo;
  • Rio de Janeiro;
  • Salvador;
  • Campinas;
  • Fortaleza;
  • Manaus;
  • Porto Alegre.

Programação da Virada Sustentável 2022

A programação da Virada Sustentável contempla diversos eventos que vão preencher os dias entre 3 e 23 de novembro. Saiba mais:

  • Campanha: objetivo de transformar dados enviados por 50 organizações da sociedade civil em imagens gráficas. Em uma parceria com o curso de Design Gráfico do Senac, as ilustrações serão reproduzidas em projeções, exposições, empenas, pontos de ônibus e espaços do metrô de São Paulo;
  • Metrô: receberá uma exposição em parceria com a ONU do artista peruano Ivan Ciro Palomino na estação Trianon MASP, além de distribuir postos de coletas de eletrônicos em 10 estações;
  • Música: mais de 10 apresentações em espaços públicos, como a Praça Alexandre Gusmão e Parque Linear Bruno Covas. Dentre os destaques estão: concerto com a Big Band da Brasil Jazz Sinfônica, show de Larissa Luz com Anelis Assumpção, Show de Zezé Motta, Cia. Cabelo de Maria, Sexteto Orquestra Mundana Refugi, RituShow, Calunga Grande, Banda Mundial Carimbó, Jazz na Kombi Apresenta e Show Indígenas Guarani Mbya Tekoá Yy Porã;
  • Artes visuais: realização de seis grandes murais, com curadoria de Baixo Ribeiro, retratando alguns Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em empenas de unidades dos CEUs. Também serão feitos grafites em áreas públicas pelos artistas Robson Bó, Mauro Neri e Lau Guimarães. Por fim, o Parque Benemérito José Brás receberá uma exposição com cubos grandes retratando os 17 ODSs através de interpretações de 17 artistas, com copatrocínio do C6 Bank;
  • Parques: em parceria com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente, acontecerão diversas atividades promovidas por parques municipais. No Parque Augusta, por exemplo, serão proporcionadas atividades de intervenção artística, além de um piquenique coletivo. Já no Parque Linear Bruno Covas, o Jazz na Kombi, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, celebrará o processo de regeneração fluvial da cidade;
  • CEUs: 58 unidades promoverão uma série de atividades artísticas, esportivas e formativas através de espetáculos, oficinas, workshops e práticas educativas;
  • Programações diversas: atividades nos Sescs Itaquera, Ipiranga e Interlagos, programação de bem-estar, contação de histórias indígenas, exposição no Goethe Institut, oficinas culturais, feira Câmara Periférica do Livro com bate-papo com escritor Sacolinha, clube do livro, Conferência P & L, 5º Pedal da Paz, I Fórum de Sustentabilidade Senac SP e Palestras ODSs.

Confira a programação completa aqui.

Relação entre os ODSs e a Virada Sustentável

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram criados pela ONU como forma de os países envolvidos se comprometerem com o desenvolvimento sustentável. O objetivo principal é assegurar valores como:

  • Luta contra a desigualdade e injustiça;
  • Atuação contra as mudanças climáticas;
  • Acabar com a pobreza;
  • Direitos Humanos;
  • Igualdade de gênero e empoderamento feminino;

Quer saber mais sobre os ODSs, confira aqui.

A ação dos 17 ODSs é um oferecimento do C6 Bank.

Na visão da Virada Sustentável, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são a melhor tradução do que é sustentabilidade, trazendo este conceito de forma clara para a sociedade. Além disso, os 17 objetivos regem as realizações dos eventos da Virada Sustentável em todo o Brasil.

Justamente por conta da importância dos ODSs, foi criada uma ação para eles, com oferecimento do C6 Bank. Nela, cubos tridimensionais gigantes serão espalhados pela cidade e servirão de tela para exibição de arte e informações sobre os objetivos. Para isso, 17 artistas atuantes na arte paulistana foram convidados para criar uma ilustração inspirada em cada ODS.

“O C6 Bank aderiu ao Pacto Global da ONU em 2021, maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. A rede incentiva que seus signatários e participantes trabalhem suas estratégias de sustentabilidade alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A ação dos ODS escolhida pelo banco simboliza esse compromisso de transformação social e reforça esse impacto positivo que queremos deixar para a sociedade”, finaliza Alex Brito.

Resultados da Virada Sustentável 2021

Em 2021, a Virada Sustentável convidou 100 das principais organizações da sociedade civil para deixarem sua mensagem pós-pandemia. Elas foram transformadas em arte e ocuparam a cidade em diversos locais, como empenas de prédios e no metrô. Além disso, na 11ª edição do evento em São Paulo ocorreram performances artísticas, shows e rodas de conversa envolvendo o tema de sustentabilidade.

Confira os números da última edição:

  • 293 atividades, sendo 72 online;
  • 628kg de resíduos de eletroeletrônicos coletados;
  • + de 15 milhões de pessoas impactadas;
  • R$ 20 milhões em mídia espontânea;
  • 97 locais;
  • 103 palestrantes;
  • 269 artistas.

Agora, você já sabe tudo sobre a Virada Sustentável. Além de verificar a programação completa, você também pode entender por que o C6 Bank está participando do evento como copatrocinador. Agora é só se planejar e separar alguns dias para participar desse evento e transformar a sua visão sobre os temas de sustentabilidade e impacto social.

Gostaria de ler outros conteúdos relacionados ao tema de impacto socioambiental? Confira alguns que selecionamos:

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.