Seu Bolso

Como o PIB é calculado?

O PIB pode ser calculado de diferentes maneiras


Neste post, entenda como o PIB é calculado de maneira simples

Já falamos anteriormente aqui no blog sobre o que é PIB. No entanto, você sabe como o PIB é calculado?

Neste post, vamos te mostrar como é feito esse cálculo de maneira simples e completa. Confira a seguir:

Relacionadas:

Como o PIB é calculado?

Apesar de envolver muitos números, o cálculo do PIB é mais fácil do que parece. O cálculo do PIB considera apenas os bens e serviços finais, o que significa que não leva em consideração a farinha de trigo ou os ovos utilizados na produção de um bolo, por exemplo, mas sim o bolo em si. Isso acontece para evitar que alguns produtos sejam contabilizados duas vezes.

O cálculo pode ser feito de três formas. A primeira, leva em conta a oferta. Nela, são somadas todas as riquezas produzidas ao longo do período determinado. Assim, entra na conta tudo que foi produzido pela indústria, pelo setor de serviços e pela agropecuária — sempre descartando produtos intermediários.

A segunda leva em conta a demanda. Neste caso, a soma é feita levando em consideração o consumo, ou seja, as compras feitas. Isso não se aplica somente aos gastos familiares, como as compras que você faz no mercado. Também entram o consumo do governo, das empresas, importações e exportações.

A terceira maneira de calcular o PIB é por meio da renda. Somam-se as remunerações com base em salários, juros e lucros distribuídos.

O mais importante a saber é que o PIB é calculado pela soma dos bens produzidos durante um determinado período em um determinado lugar.

Uma observação: atividades informais não são consideradas no cálculo. Também não entram bens que já existem e serviços não remunerados.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital gratuita, peça seu cartão sem anuidade com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: Relatório: Sinais mais animadores para o PIB no Brasil