Seu Bolso

Qual a importância do PIB na economia?

Neste post, vamos te mostrar mais sobre a importância do PIB na economia brasileira


mulher sentada sorrindo e olhando para o horizonte, pensando na importância do pib na economia

Quando o assunto é economia, o PIB é um conceito de fundamental compreensão. Já falamos aqui no blog sobre o que é PIB e como ele é calculado. Contudo, você sabe qual é a importância do PIB na economia brasileira?

Neste post, vamos nos aprofundar um pouco mais na função que esse indicador tem. Confira a seguir:

Relacionadas:

Qual a importância do PIB?

O PIB é a soma de todos os bens e serviços de um território em determinado período.

A importância do PIB vem da ajuda que ele oferece na análise do crescimento econômico de um país. Se ele está crescendo, é sinal de que a economia também indo bem. Se o PIB está caindo, é sinal de que a atividade econômica está recuando.

Como o PIB está relacionado com o crescimento econômico?

Um PIB alto e crescente é atraente também para investidores estrangeiros, que se sentem mais seguros em abrir novos negócios no país. Isso porque um PIB que cresce indica que existem mais ofertas de trabalho e mais renda para a população, ambos fatores positivos para quem quer abrir um negócio.

Assim, mais dinheiro entra em circulação, a atividade econômica cresce e, consequentemente, o PIB também. É um ciclo que se retroalimenta e que traz diversos benefícios para o local em questão.

É importante destacar, no entanto, que um PIB alto não significa, necessariamente, boa qualidade de vida para toda população. Isso porque esse número agregado não mostra qual a distribuição da riqueza entre as famílias.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital gratuita, peça seu cartão sem anuidade com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: Relatório: Sinais mais animadores para o PIB no Brasil