Leitura de 2 min

O que é PIB: tudo que você precisa saber

O PIB é um dos conceitos fundamentais para a economia de qualquer país

Atualizado em

mulher sentada em uma cadeira de frente para uma mesa de madeira, está com o cotovelo apoiado na superfície do móvel. Simboliza uma pessoas pesquisando sobre como pegar o informe de rendimentos

Assistindo a algum noticiário ou passando os olhos por um jornal, você com certeza já viu ou ouviu o termo “PIB“. Mas você sabe o que é PIB?

Neste post, vamos tentar esclarecer esse conceito, fundamental para a economia de qualquer país. Confira a seguir:

Relacionadas:

O que é PIB?

É o Produto Interno Bruto, um indicador frequentemente analisado na macroeconomia. Ele representa a soma de todos os bens e serviços produzidos em um território em determinado período (geralmente um trimestre ou ano).

Isso significa que, quanto maior o PIB de um país, maior é a renda e a atividade econômica. Por meio do PIB, é possível fazer comparações com outros países, identificar possíveis problemas na estratégia econômica, analisar quais setores geram mais ou menos renda e por aí vai.

Vale lembrar que o PIB ajuda a compreender um país, mas não expressa importantes fatores como distribuição de renda, qualidade de vida, educação e saúde.

A projeção para o crescimento do PIB 2024 foi mantida em 1,2%. Após um crescimento de 1,8% no primeiro trimestre de 2023.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: Relatório: Sinais mais animadores para o PIB no Brasil