Leitura de 8 min

Como funciona a cotação do euro?

Entenda neste post como funcionam as flutuações de câmbio em alguns países na União Europeia e os fatores que influenciam essa taxa

Atualizado em

Mulher segurando livro sobre como funciona a cotação do euro
Como funciona a cotação do euro?

 A cotação do euro, moeda oficial da União Europeia, é um valor que oscila a todo momento, principalmente pelas variações causadas pela lei da oferta e demanda

Uma característica importante a respeito do euro é que essa moeda é uma das mais estáveis do mundo. No entanto, é importante estar atento, pois essa cotação também é bastante sensível à volatilidade do mercado.  

Se você vai para a Europa, essa variação pode fazer diferença para o orçamento da viagem. Por isso, a recomendação é não comprar todo o dinheiro de uma só vez, especialmente em momentos de alta ou incerteza. Assim, é possível montar um fundo para a viagem aos poucos e não se preocupar tanto com as flutuações do cenário político-econômico. 

Entenda melhor sobre como o processo de cotação funciona e como você pode realizar essas operações no C6 Bank

Você vai conferir nesse texto: 

  1. Como funciona a cotação do euro? 
  2. Para que serve a cotação do euro? 
  3. Zona Euro: qual a relação com a cotação?  
  4. É possível usar euro em países europeus que não integram a Zona do Euro? 
  5. Qual a importância da cotação do euro?  
  6. Qual a diferença entre Euro Comercial e Euro Turismo?  
  7. Como comprar euro?  
  8. Como funcionam as cotações de euro no C6 Bank? 

Confira outros textos sobre câmbio no nosso blog: 

Como funciona a cotação do euro? 

A cotação do euro, assim como qualquer taxa de câmbio, sofre oscilações a todo momento. A diferença entre cada moeda se dá por conta do fluxo de entrada e saída de moeda, pelo princípio da oferta e demanda.  

Além disso, o câmbio é diferente para equiparar as situações econômicas de cada país. A taxa de câmbio, por sua vez, é fixada com base em uma série de fatores: a inflação dos países, a taxa de juros real, a demanda, entre outros. 

Por isso, a cotação do euro é influenciada por todos os fatores que impactam o mercado, e que de certa forma mudam o cenário político-econômico do bloco. 

A partir desse cenário, os investidores escolhem aplicar em um país ou não. No caso de algum risco maior, eles optam por tirar seu dinheiro do país. Consequentemente, a oferta da moeda diminui, aumentando o preço. 

Para que serve a cotação do euro? 

Fundamentalmente, a cotação do euro varia em função da oferta e da demanda da moeda no país. Por exemplo, se investidores europeus trazem o dinheiro para o Brasil, a oferta de euro aumentará e o preço da moeda vai cair relativamente ao real.  

Por isso, o câmbio também é uma forma de entender o momento econômico dos países, uma vez que investidores estrangeiros costumam não colocar seu dinheiro em países com alta volatilidade ou que estão passando por uma crise política, por exemplo.  

Nesse sentido, todos os fatores que de certa forma influenciam o mercado impactam a decisão dos investidores. Dessa maneira, as taxas de câmbio funcionam nessa lógica de livre mercado. Assim, é possível nivelar diferentes economias. 

“Isso engloba várias coisas: a inflação dos países, a taxa de juros real, a inflação real (…). Quanto vale o custo de um país em relação a outro? Por isso, existe uma taxa de câmbio para equiparar essas taxas”, explica Leandro Milani, que atua na área de Câmbio do C6 Bank.  

Por isso, a cotação atua como uma niveladora das moedas, além de ser um indicador importante para entender a situação econômica de cada país. 

Zona Euro: qual a relação com a cotação? 

O Euro é a moeda oficial da União Europeia. Isso quer dizer que esses países operam em uma situação de cooperação econômica. Além disso, fazer parte da Zona Euro também implica na adoção de políticas monetárias e econômicas. 

Outra característica importante da Zona Euro é o Pacto de Estabilidade e Crescimento (PEC). Através desse acordo, os países se comprometem com uma série de regras para garantir a disciplina orçamentária e a estabilidade financeira de todo o bloco. 

Entre os países que participam do bloco, 19 aderiram à Zona Euro. São eles: Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos e Portugal. 

É possível usar euro em países europeus que não integram a Zona do Euro? 

Como citamos, 19 países da Europa usam o euro como moeda oficial. Se você vai viajar para algum que não faça parte dessa lista e vai levar euros, você deve estar preparado para fazer essa troca ao chegar em seu destino.  

Embora vários dessas nações façam transações em euros, não é possível garantir que essa moeda seja aceita em todas as compras da viagem, especialmente ao se afastar de regiões turísticas. Por isso, você pode levar a moeda, mas talvez precise ir até uma casa de câmbio local e fazer a troca.  

Além disso, fique atento, já que nem todos os membros da União Europeia fazem parte da Zona Euro. Essa é o caso de sete países: Bulgária, Croácia, Hungria, Polônia, Chéquia, Romênia e Suécia.  

Qual a importância da cotação do euro? 

O euro é a segunda moeda mais utilizada no mundo, superada apenas pelo dólar.  Assim, as variações da taxa de câmbio do euro podem impactar o mundo todo.  

Olhar a cotação é importante se você viaja frequentemente para o continente ou está com uma ida marcada para a Europa. Nesse caso, as operações para mandar e receber dinheiro em euros terão um impacto maior sobre o orçamento. 

Além disso, manter-se atento à cotação do euro é essencial para quem faz transações comerciais na região. Essa variação pode impactar os preços de produtos que vieram dos países da Zona Euro, assim como itens que serão importados para essas regiões.  

Qual a diferença entre Euro Comercial e Euro Turismo?  

Ao comprar euros, você pode se deparar com dois tipos de cotação: comercial e turismo. Mas você sabe a diferença entre essas duas modalidades? Entenda:  

Euro comercial 

A cotação comercial é o valor de mercado do euro. Isso significa que essa é a equivalência utilizada ao fazer transações comerciais, por exemplo.  

Por isso, essa modalidade costuma lidar com remessas maiores, o que inclui exportações e importações entre os países. Outra informação importante é que não são feitas transações em dinheiro vivo na cotação comercial. 

Euro turismo 

O euro turismo é usado para quem vai fazer viagens internacionais e precisa comprar a moeda estrangeira. Quando comparada a cotação comercial, essa modalidade costuma ser até 8% mais cara.  

Mas isso não é um problema no C6 Bank: com a nossa Conta Global, você pode enviar euros para o exterior e fazer remessas com a cotação comercial. Para abrir a sua, é só baixar nosso app.  

Como comprar euro? 

Se você precisa comprar euro, é importante lembrar que essa transação só pode ser feita por instituições autorizadas. Por isso, esteja atento ao local onde será feita a troca, principalmente se você deixar para comprar no destino.  

Também é possível fazer isso de forma rápida com a Conta Global do C6 Bank. O processo é feito pelo nosso app, e o dinheiro pode ser usado com o cartão de débito internacional Mastercard®. Então, é só usar seu cartão para fazer compras físicas ou online, ou sacar o dinheiro em um caixa eletrônico.  

Para comprar euros no app do C6 Bank, é só seguir o passo a passo: 

  1. No menu do app, toque em “Câmbio C6”;  
  2. No campo origem, toque na bandeira do Brasil. No destino, selecione a bandeira para euro;  
  3. Agora, insira o valor desejado para a transferência;  
  4. Toque em “Cotar” e a conversão da moeda será feita em tempo real. Agora, é só tocar em “Transferir” e pronto! Seu dinheiro em reais será transferido para sua Conta Global em euros.  

Como funcionam as cotações do euro no C6 Bank? 

Se você precisa fazer remessas ou transferências em euro, é preciso fechar câmbio com uma instituição financeira autorizada. No C6 Bank, você pode fazer cotações através da sua Conta Global. 

Com a Conta Global Euro do C6 Bank, é possível realizar compras, saques e remessas internacionais em euro. No C6 Bank, a cotação é feita com o euro comercial, que é mais vantajoso que a cotação turismo. 

Além disso, você pode fechar câmbio pelo app do C6 Bank. Basta entrar na sua conta e acessar a opção de “Enviar euros”, e mandar as informações diretamente pelo chat do app. 

Em seguida, você será redirecionado para uma taxa de câmbio já acrescida de um custo, o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) (atualmente 1,10% para remessas e 0,38% para retornos) e o spread

O spread é a diferença entre o valor que a instituição financeira está pagando pela compra da moeda e o valor que vai receber na hora da venda ou empréstimo da quantia.  

Então, o câmbio é gerado automaticamente pelo aplicativo, de acordo com a cotação do euro em tempo real. Assim, a operação será concluída e o dinheiro vai cair na sua Conta Global Euro. 

Além disso, através da C6 Conta Global, clientes PF e PJ podem contar com o Câmbio Programado. A nova funcionalidade do C6 Bank permite que você programe a compra de moedas estrangeiras de acordo com a cotação desejada. Saiba mais

Atualmente a Conta Global é exclusiva para pessoas físicas. Pessoas Jurídicas também conseguem fechar operações, porém por meio de abertura de conta/cadastro e envio de documentos. O cadastro fica sujeito à análise e boa ordem para posterior fechamento na Mesa de Câmbio

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra suaconta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app. 

Gostou desse texto? Leia também:Conta Global: quais as vantagens de ter uma conta em dólar ou euro?