Seu Bolso

Como funciona a cotação do euro?

Como funciona a variação do euro?


Como funciona a cotação do euro?
Como funciona a cotação do euro?

O Euro é a moeda oficial da União Europeia. A cotação do euro é um valor que oscila a todo momento, e a taxa de câmbio é um dos fatores decisivos para essa variação.

Uma característica importante a respeito da cotação do euro é que essa moeda é particularmente sensível a informações sobre o mercado.

Por isso, é importante observar o momento político-econômico e acompanhar as principais notícias na hora de realizar operações e cotações de câmbio.

Entenda melhor sobre como o processo de cotação do euro funciona e como você pode realizar operações de câmbio no C6 Bank:

Relacionadas:

Para que serve a cotação do euro?

A cotação do euro é determinada pela diferença das taxas de juros dos países. Assim, é possível equiparar diferentes economias.

Além disso, a cotação do euro também varia em função da oferta e da demanda da moeda no país. Essa variação ocorre principalmente por conta de movimentações no cenário político-econômico dos países.

Por isso, a cotação atua como uma niveladora das moedas, além de indicar a situação econômica de cada país.

Zona Euro: qual a relação com a cotação?

O Euro é a moeda oficial da União Europeia. Isso quer dizer que esses países operam em uma situação de cooperação econômica. Além disso, a Zona Euro também implica na adoção de políticas monetárias e econômicas.

Outra característica importante da Zona Euro é o Pacto de Estabilidade e Crescimento (PEC). Através desse pacto, os países da Zona Euro se comprometem com uma série de regras para garantir a disciplina orçamentária e a estabilidade financeira de todo o bloco.

Entre os países que participam do bloco, 19 aderiram à Zona Euro. São eles: Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos e Portugal.

Como funciona a cotação do euro?

A cotação do euro, assim como em qualquer taxa de câmbio, sofre oscilações a todo momento.

A diferença entre a cotação de cada moeda se dá por conta das diferenças das taxas de juros dos países. As cotações são diferentes para equiparar as situações econômicas de cada país.

No caso da Zona Euro, a taxa de juros é bastante baixa. A União Europeia mantém essa taxa em um baixo patamar para incentivar o consumo e os investimentos em renda variável.

A taxa de câmbio, por sua vez, é fixada com base em uma série de fatores: a inflação dos países, a taxa de juros real, a demanda, entre outros.

Por isso, a cotação do euro é influenciada por todos os fatores que impactam o mercado, e que de certa forma mudam o cenário político-econômico do bloco.

Alguns exemplos são o conflito entre Rússia e Ucrânia, o embargo da carne na China e a alta de juros nos Estados Unidos.

A partir desse cenário, os investidores escolhem investir em um país ou não. No caso de algum risco em âmbito político-econômico, os investidores optam por tirar o seu dinheiro do país. Consequentemente, a oferta do euro diminui, aumentando o preço.

Como funcionam as cotações do euro no C6 Bank?

Se você precisa realizar uma operação de câmbio, é preciso fechar câmbio com uma instituição financeira autorizada. No C6 Bank, você pode realizar cotações do euro através da sua Conta Global.

Com a Conta Global Euro do C6 Bank, é possível realizar compras, saques e remessas internacionais em euro. No C6 Bank, a cotação é realizada com o euro comercial, que é mais vantajoso que a cotação turismo.

Além disso, você pode realizar uma cotação através do app do C6 Bank. Basta entrar na sua conta e acessar a opção de “Enviar euros”, e enviar as informações diretamente pelo chat do app.

Em seguida, você será redirecionado para uma taxa de câmbio já acrescida de um custo, o IOF câmbio (atualmente 1,10% para remessas e 0,38% para retornos) e o spread.

O spread é a diferença entre o valor que a instituição financeira está pagando pela compra da moeda e o valor que vai receber na hora da venda ou empréstimo da quantia. 

Então, a cotação é gerada automaticamente pelo aplicativo, de acordo com a cotação do euro em tempo real. Você pode optar ou não por fechar o câmbio. Assim, a operação será concluída e os euros vão cair na sua Conta Global Euro.

Atualmente a Conta Global é exclusiva para pessoas físicas. Pessoas Jurídicas também conseguem fechar operações, porém por meio de abertura de conta/cadastro e envio de documentos. O cadastro fica sujeito à análise e boa ordem para posterior fechamento na Mesa de Câmbio.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital gratuita, peça seu cartão sem anuidade com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: Conta Global: quais as vantagens de ter uma conta em dólar ou euro?