• Início
  • Seu Bolso
  • Dia dos Namorados: dicas para fazer compras on-line de forma segura

Leitura de 4 min

Dia dos Namorados: dicas para fazer compras on-line de forma segura

Ter atenção redobrada é essencial para não ser vítima de fraudes ou golpes no Dia dos Namorados

Atualizado em

Homem dando presente de Dia dos Namorados comprado on-line de forma segura para mulher

Infelizmente, fraudes e golpes ainda são comuns na hora de fazer compras on-line. Em datas comemorativas, como o Dia dos Namorados, esse risco tende a aumentar ainda mais, pois criminosos tendem a usar da grande procura para aumentar suas chances de sucesso.

Neste post, vamos trazer algumas dicas de segurança que podem te ajudar a se prevenir contra esse tipo de problema. Confira mais informações a seguir:

Relacionadas:

Como comprar on-line de forma segura no Dia dos Namorados

Fique atento ao vendedor

Muitos criminosos criam sites falsos com o objetivo de replicar sites de lojas conhecidas, tanto no visual quanto no próprio endereço eletrônico. Até mesmo se a diferença for um http:// ao invés de https://, cuidado: pode se tratar de uma fraude.

Para acabar com quaisquer suspeitas, pesquise pelo site oficial da loja e compare com o site em que está fazendo sua compra: se forem links diferentes, é melhor não arriscar. Vale a pena também conferir sites de reclamações, para analisar a reputação da loja.

Além disso, fique atento a vendas por marketplace. Muitas vezes, o cliente acha que está comprando em alguma loja grande e conhecida, quando na verdade o que há por trás são fraudadores fazendo a venda pelo marketplace deles. Nesses casos, o produto nunca é recebido.

Não se deixe levar por preços baixos demais

Outro indicativo de que pode se tratar de um site falso ou de um vendedor fraudulento é o preço. Por mais que promoções sejam comuns em datas comemorativas e de alta procura, preços baixos demais são motivo para desconfiar.

Na internet, há diversos sites de comparação de preço. Em casos assim, vale a pena fazer uma busca rápida para ter certeza de que não está caindo em nenhuma armadilha.

Tenha atenção redobrada com o phishing

Phishing, para quem não conhece o termo, se refere à prática de enganar usuários on-line a fim de obter informações confidenciais, como dados bancários ou senhas.

Em datas como o Dia dos Namorados, é bastante comum que criminosos enviem mensagens falsas que trazem links de promoções, muitas vezes com tom urgente, a fim de induzir os usuários a preencherem seus dados.

Adote o cartão virtual

Apesar de trazer mais segurança do que o cartão físico, muitas pessoas ainda não usam o cartão virtual. Com ele, as chances de sofrer um golpe ou fraude são reduzidas, pois ele muda o CVC, aqueles três dígitos atrás do cartão, com determinada frequência.

Apesar de reduzidas, essas chances não são completamente eliminadas. No entanto, o cartão virtual também se destaca nesse sentido, pois caso ocorra alguma fraude, o usuário consegue fazer o bloqueio do cartão e gerar outro com mais agilidade.

Se for fazer Pix, confira os dados

O Pix é uma plataforma utilizada como palco de diversos golpes. No entanto, existem formas de se prevenir: uma delas é a simples atenção.

Depois de incluir uma chave Pix para fazer uma transferência, você poderá ver dados do destinatário. Use esse momento para conferir o nome do recebedor, o banco e os números do CPF disponíveis na tela. Caso você esteja transferindo para uma loja, por exemplo, estranhe se o destinatário exibido for uma pessoa física.

Semana da Conta Segura. Quer aprender a usar as funcionalidades de segurança do C6 Bank? Veja dicas práticas para proteger o seu dinheiro em caso de furto ou roubou de celular. É só acessar nossa central de conteúdos.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: 6 recursos de segurança que o C6 Bank usa para proteger o cliente