Empresas

Empresa de capital aberto: entenda o que significa na prática

Por que as empresas abrem capital?


mulher caminhando em uma escada com uma maleta na mão, está em uma empresa de capital aberto.
Tudo o que você precisa saber sobre empresas de capital aberto

Se você é investidor talvez já tenha ouvido falar sobre empresa de capital de aberto. No universo de ações e investimentos de renda variável esse tema é comum. Mas para aqueles que estão pensando em investir ou começaram a investir agora, é possível que existam muitas dúvidas sobre o assunto.

O que leva uma empresa a abrir capital? É uma movimentação fácil de fazer? Nessa matéria, vamos responder algumas dúvidas sobre o tema.

Relacionadas:

O que é uma empresa de capital aberto?

De forma simples, uma empresa de capital aberto é uma companhia que tem ações na bolsa de valores. O que quer dizer que investidores passam a ter acesso a um pedacinho do patrimônio líquido da empresa em questão.

Por que as empresas abrem capital?

As empresas abrem capital na expectativa de gerar mais lucro. As Sociedades Anônimas (outra expressão comum dentro deste universo) são entidades empresariais que visam o lucro. Nesse sentido, uma empresa que abriu capital, provavelmente, encontrou nesse cenário um caminho mais propício para gerar lucros.

Quando as empresas negociam as suas ações, elas contam com a vantagem da flexibilidade. O que não acontece se elas apostarem em pegar dinheiro emprestado com bancos, por exemplo, já que, neste caso, existe um contrato.

O processo de abrir capital, por mais que apresente uma flexibilidade maior na geração de lucro, não é necessariamente mais fácil ou mais barato. A verdade é que esse é um processo bastante burocrático, uma vez que existe uma regulamentação (LEI Nº 6.404), que resulta em um IPO.  

A complexidade do capital aberto

Como foi possível verificar, as Sociedades Anônimas contam com uma regulamentação. Na Lei Nº 6.404 você consegue identificar quais são os direitos e deveres dos acionistas e da companhia.

A Assembleia Geral é um forte exemplo de como abrir o capital impacta nos processos da empresa. Uma vez que este órgão garante aos acionistas participação nas tomadas de decisão.

Por esse motivo, esse texto busca pincelar o que é e quais são algumas das características das empresas de capital aberto. Mas, sem dúvidas, esse é um assunto amplo e com muitas camadas.

Qual a relação da abertura de capital e governança corporativa?

Já deu para imaginar que, ao abrir capital, diferentes entidades começam a ser impactadas pelo rumo da empresa. Em um contexto em que muitas pessoas físicas e jurídicas podem pensar de forma diferente e ter desejos diferentes, é importante que exista um alinhamento.

A governança corporativa surge nesse cenário, com a expectativa de que nenhuma das partes se sinta prejudicada. Por esse motivo, o Novo Mercado, lançado no ano 2000, estabeleceu um modalidade de governança que tem a transparência como protagonista.

Entender os aspectos que impulsionam uma empresa a abrir capital pode dar mais segurança a você no momento de diversificar a sua carteira de investimentos.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital gratuita, peça seu cartão sem anuidade com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: Metaverso: o que é e como investir?