• Início
  • Seu Bolso
  • Conheça a Fundação Almerinda Malaquias, um dos institutos parceiros do C6 Bank

Leitura de 11 min

Conheça a Fundação Almerinda Malaquias, um dos institutos parceiros do C6 Bank

A FAM é um dos institutos disponíveis para doação na C6 Store, com atuação em formação profissional e educação ambiental na região de Novo Airão, no Amazonas

Atualizado em

Palestra de Liao na Fundação Almerinda Malaquias
A Fundação Almerinda Malaquias atua nos pilares de educação ambiental e formação profissional na região de Novo Airão, no Amazonas.

Em uma iniciativa para incentivar o hábito de doar entre os clientes, o C6 Bank desenvolveu na C6 Store uma aba de doações, com uma jornada simples e transparente para contribuir com organizações que fazem a diferença na sociedade. Atualmente, são seis instituições disponíveis para receber o benefício e dentre elas está a Fundação Almerinda Malaquias.

A melhor parte é que os clientes podem fazer sua contribuição da forma que acharem melhor: através do saldo da conta bancária, cartão de crédito e até mesmo pontos acumulados no Programa C6 Átomos.

Hoje vamos apresentar um pouco mais sobre a Fundação Almerinda Malaquias, que atua nos pilares de educação ambiental e formação profissional na região de Novo Airão, no Amazonas.

Para explorar todas as iniciativas da instituição, o C6 Bank preparou este texto. Nele, você vai encontrar as respostas para as seguintes perguntas:

  • Como surgiu a Fundação Almerinda Malaquias?
  • Qual o propósito da instituição?
  • Quais os projetos realizados pela FAM até hoje?
  • Como funciona o programa de voluntariado da Fundação?
  • Por que foi firmada a parceria com o C6 Bank?
  • Quais as vantagens de ter um banco como parceiro?
  • Como foi a experiência com a expediência financeira?
  • Como as pessoas podem ajudar a Fundação Almerinda Malaquias?
  • Como fazer doação para a FAM no C6 Bank?

Gostaria de ver outros conteúdos relacionados à área de impacto socioambiental do banco? Confira o que separamos para você:

Como surgiu a Fundação Almerinda Malaquias?

A Fundação Almerinda Malaquias surgiu a partir do sonho do senhor Miguel Rocha, um caboclo da região de Novo Airão. Seu grande objetivo de vida era ensinar a profissão de marceneiro de pequenos objetos (artesão) aos jovens da cidade de Novo Airão, aproveitando os resíduos de madeira descartados da construção naval na cidade.

Toda a idealização girava em torno do princípio de ensinar preservação e sustentabilidade, ao mesmo tempo que proporcionava uma alternativa de geração de renda para as famílias vulneráveis.

Em 1992, Miguel conheceu o suíço Jean-Daniel Vallotton e contou seu objetivo, tendo assim a grande surpresa em saber que o suíço já trabalhava como marceneiro de profissão. Fascinado com a oportunidade, largou sua vida e veio para o Brasil para tirar os planos do papel.

Ao voltar para Suíça, em 1993, Jean-Daniel fundou a Associação Ailleurs Aussi, com o objetivo de arrecadar fundos, tornando-se assim a principal financiadora do projeto e fornecendo todo o maquinário e estrutura física para começar a funcionar.

Em 1997 foram feitas as doações iniciais que permitiram construir o primeiro galpão da sede, iniciando assim as formações em marcenaria, ministradas por Jean-Daniel. Em 1999, a Fundação Almerinda Malaquias iniciou o processo de instituição legal e foi definitivamente fundada em 2000, em uma homenagem para Malaquias (pai de descendência portuguesa de Miguel) e Almerinda (mãe de Miguel, uma guerreira indígena da cidade de Coari, Amazonas).

Qual o propósito da instituição?

Com 22 anos de atuação, a FAM tem como propósito a educação e transformação social. Dessa forma, está 100% comprometida em promover geração de renda, educação ambiental, uso sustentável dos recursos naturais, orientação e formação profissional.

Ouvintes das palestras da Expedição Financeira em Novo Airão
Nesta Expedição Financeira foram realizados 4 workshops para artesãos, moradores e pequenos empreendedores.

Todas as ações e atividades são desenvolvidas pensando em contribuir para o sustento familiar, empreendedorismo, para a transformação e formação de cidadãos livres.

A Fundação Almerinda Malaquias, portanto, tem como visão “tornar-se referência no trabalho de valorização da floresta Amazônica em pé, através de programas e projetos de educação e conservação ambiental, qualificação profissional e uso sustentável dos recursos naturais”.

Quais os projetos realizados pela FAM até hoje?

Até hoje a FAM já realizou seis grandes projetos. Saiba mais sobre eles a seguir:

Programa de geração de renda com artesanato sustentável

O Programa de geração de renda por meio da produção de artesanato sustentável tem como objetivo reaproveitar os resíduos descartados de forma desordenada na cidade de Novo Airão. Hoje em dia, ele atende cerca de 50 famílias que obtêm sua renda diretamente através dessa atividade.

Além disso, o programa é autossustentável, isso porque gera renda para os artesãos, ajuda a manter o custo da estrutura para funcionar e apoia os programas de educação da FAM, com arrendamento social de 10% do faturamento mensal.

Programa de Educação Ambiental

Com o nome de Ateliê das Crianças e Adolescentes, este programa existe há 17 anos e destina-se a crianças de Novo Airão com idades entre 7 e 13 anos. Dentre seus principais objetivos estão:

  • Promover a alfabetização ecológica e a consciência ambiental;
  • Construir cidadãos responsáveis;
  • Fomentar a responsabilidade social e a valorização da cultura regional;
  • Contribuir para o desenvolvimento integral do público participante.

São cerca de 160 crianças e adolescentes atendidos por dia, sendo que todas as atividades são realizadas no contraturno escolar.

Programa PROFUTURO – Orientação Profissional e Acadêmica

Destinado a jovens de 17 a 21 anos que concluíram o Ensino Médio, tem como objetivo prepará-los para o mercado de trabalho. Tudo isso através do despertamento vocacional profissional, desenvolvimento de competências emocionais, sociais e intelectuais para que eles se sintam preparados para ir atrás de seus objetivos de vida.

Apresentação de teatro na 3ª Feira Multicultural da FAM
Apresentação de teatro durante a 3ª Feira Multicultural da Fundação Almerinda Malaquias.

Programa EKOBÉ

Projeto voltado ao uso sustentável dos recursos naturais. O nome é de origem Tupi (significa vida) e faz referência ao centro de educação ambiental de propriedade da FAM, que conta com 32 hectares de floresta em pé. Ele é inteiramente destinado a atividades práticas na floresta, promovendo assim um maior contato com a natureza com atividades diretamente relacionadas à preservação ambiental.

Programa de formação para educadores

Tem como objetivo principal promover novos aprendizados aos educadores da FAM em relação a temas relacionados ao meio ambiente, conhecimento do ser humano e seu desenvolvimento, e abordagens sobre a natureza.

Para alcançar bons resultados são ministrados cursos teóricos e vivências práticas, além de serem oferecidas ferramentas e recursos pedagógicos que podem ser utilizados no dia a dia dos educadores para aprimorar a qualidade do trabalho educacional.

Programa Jovem Educador Aprendiz

Um grande incentivo para jovens entre 17 e 24 anos, residentes em Novo Airão, que estejam cursando ou já tenham concluído o ensino médio. Tem como meta contribuir para a formação de futuros educadores e oferecer uma possibilidade de aquisição de aprendizado e experiência na área de educação ambiental.

Com ênfase na metodologia dos Programas de Educação Ambiental e de Orientação Profissional desenvolvidos pela PROPONENTE, o projeto propõe atividades diárias e cursos intensivos de curta duração, todos voltados à educação ambiental.

Programa Educação Ribeirinha

O objetivo máximo deste programa é fortalecer e potencializar a educação básica nas comunidades ribeirinhas do município de Novo Airão. Dentre os projetos estão:

  • Melhora da infraestrutura das escolas e casas de apoio para os professores;
  • Capacitação dos educadores;
  • Construção de novas escolas e casas de apoio nas 25 comunidades alcançadas.

Como funciona o programa de voluntariado da Fundação?

Pessoas interessadas em se candidatar ao programa de voluntariado presencial devem entrar em contato com a direção da FAM para conhecer mais seus projetos, além de identificar as áreas e atividades que possa contribuir. Confira a seguir os contatos:

Vale reforçar que a Fundação não custeia as despesas de transporte, alimentação e hospedagem. Porém, é oferecido um alojamento a 6 km da sede da instituição, em um Centro Educacional Ambiental dentro do Centro Ekobé que pode ser utilizado gratuitamente por voluntários não residentes em Novo Airão.

Por que foi firmada a parceria com o C6 Bank?

“O C6 Bank foi um grande parceiro que apareceu de surpresa em nossa trajetória, mas uma surpresa muito agradável. Aprovamos firmar parceria pois vemos nele um modelo de empresa que vai além de um banco tradicional comum. É uma instituição que tem em seus objetivos algo muito além do que o mero fim lucrativo. Vemos no C6 Bank uma preocupação em oferecer oportunidades de crescimento e desenvolvimento econômico e social”, explica Paulo Henrique Queiroz, diretor administrativo e financeiro da Fundação Almerinda Malaquias.

Cenário da palestra do prof. Liao na Expedição Financeira
Durante a Expedição Financeira ocorreram 26 clínicas financeiras com atendimentos individualizados.

Dentre os pontos em comum que facilitaram o estabelecimento da parceria estão:

  • Boas práticas de sustentabilidade;
  • Investimento real em responsabilidade social, apoiando causas sociais;
  • Interesse em melhorar a saúde financeira de muitas pessoas.

Vale reforçar que todas as entidades, para firmarem parceria com a instituição financeira, passam por um processo de avaliação interna, além de atuarem nas áreas de sustentabilidade, educação e diversidade.

Quais as vantagens de ter um banco como parceiro?

A parceria com o C6 Bank é uma forma de aumentar a visibilidade da Fundação e a credibilidade do público na causa.

“Com o banco como parceiro, temos mais pessoas conhecendo o nosso projeto e junto com a gente através de doações e divulgações. Além disso, há o aumento da garantia da sustentabilidade das atividades dos programas e projetos da instituição”, reforça Paulo Henrique.

Como foi a experiência com a Expediência Financeira?

A Expedição Financeira é um projeto do C6 Bank, desenvolvido pela área de Impacto do banco, que leva oficinas gratuitas para comunidades de pequenos municípios. A segunda edição ocorreu em agosto de 2022, na cidade de Novo Airão, no Amazonas.

Consultoria da Expedição Financeira em Novo Airão
Nas clínicas financeiras, as pessoas de Novo Airão receberam dicas de educadores financeiros do C6 Bank para auxiliar nas suas empresas e no dia a dia.

“Durante nossa expedição em Novo Airão, compartilhamos conhecimento com a população sobre como administrar o dinheiro, além de fazer clínicas individuais com orientações personalizadas de acordo com as necessidades e objetivos de cada um”, explica Liao Yu Chieh, educador financeiro do C6 Bank e responsável por conduzir as atividades coletivas e atendimentos. 

A edição da Expedição Financeira em Novo Airão contou com a participação de mais de 220 pessoas de diferentes ramos de atividade. Dentre elas havia autônomos, domésticas, microempreendedores, estudantes, prestadores de serviços, funcionários públicos, entre outros.

Palestra do Prof. Liao na Expedição Financeira
Dentre os participantes da Expedição Financeira em Novo Airão estavam autônomos, domésticas, microempreendedores, estudantes, prestadores de serviços, entre outros.

“Com certeza essa experiência vivida foi um marco na vida do público participante e da nossa instituição. Os resultados foram percebidos pelos depoimentos das pessoas que se demonstraram supermotivadas a transformarem sua relação com ‘os dinheiros’ que recebem a partir do aprendizado adquirido durante workshops e das clínicas financeiras”, comenta Paulo Henrique.  

Confira a seguir a história de alguns participantes da Expedição Financeira:

Como as pessoas podem ajudar a Fundação Almerinda Malaquias?

Hoje em dia há 4 formas diferentes para apoiar os trabalhos da Fundação Almerinda Malaquias. São elas:

Assessoria voluntária especializada

Assessoria jurídica pensada para formalizar parceria com poder público, revisão e adequação ao Estatuto e CNPJ da instituição. Além disso, há também o contato com pessoas especializadas para a formatação da venda de produtos na Fundação.

Entrega de brinquedos e atividades recreativas com famílias carentes de Novo Airão
Entrega de brinquedos e atividades recreativas com famílias carentes de Novo Airão.

Os contatos úteis para essa área são:

Parceiro apoiador

Doações de recursos financeiros através:

  • Do app do C6 Bank, na C6 Store;
  • Do botão DOE no site da FAM;
  • De Pix, transferência, TED bancária ou em espécie.

Doações para o bazar da FAM

Doações de roupas, calçados, bolsas e acessórios para a venda no bazar da FAM.

Endereço: AM 352, Km 0, Quadra J, nº 128, Bairro Nova Esperança | CEP: 69.730 – 000 | Novo Airão, Amazonas.

Divulgação para grupo de amigos e potenciais apoiadores/doadores

Uma forma fácil de ajudar a FAM é divulgá-la através das redes sociais e recomendá-la para empresas interessadas em apoiar instituições que atuam na causa de educação ambiental, formação profissional e geração de renda sustentável.

Como fazer doação para a FAM no C6 Bank?

Siga o passo a passo para fazer sua doação para a FAM através da C6 Store:

  • Acesse o app e vá até “+ Benefícios”;
  • Na sequência, toque em “C6 Store”;
  • Depois em “Doações”;
  • Escolha a instituição Fundação Almerinda Malaquias;
  • Siga todas as instruções.

Ao terminar a doação, você vai receber um e-mail de “pedido recebido” e o outro de “pedido confirmado”, que comprova que a doação foi realizada. Vale reforçar que as doações podem ser feitas com seu saldo bancário, cartão do C6 Bank e pontos C6 Átomos.

Agora você já sabe tudo sobre a Fundação Almerinda Malaquias. Além de compreender mais sobre a sua fundação, também já sabe como fazer doações e ajudar na divulgação da instituição.

Gostaria de ver outros conteúdos relacionados a área de impacto socioambiental?

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.