Seu Bolso

PEIC: o que é?

A PEIC é uma pesquisa realizada mensalmente com o objetivo de medir o nível de endividamento e inadimplência do consumidor, através de entrevistas com cerca de 2.200 famílias paulistanas


Grupo de pessoas conversando sobre os novos dados da PEIC

A PEIC é uma pesquisa realizada mensalmente com o fim de apurar indicadores importantes, como nível de endividamento, percentual de inadimplentes, intenção de pagar dívidas em atraso e nível de comprometimento da renda.

Saiba mais sobre a PEIC, seu método de realização e a sua importância, neste post.

Relacionadas:

O que é a PEIC?

A PEIC, sigla para Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor é uma pesquisa realizada pela FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo).

Seu objetivo é diagnosticar o nível de endividamento e inadimplência do consumidor, além de permitir um acompanhamento do nível de comprometimento do consumidor com dívidas e sua percepção em relação à capacidade de pagamento.

Dados da PEIC

A divulgação da PEIC mais recente foi feita em maio de 2022.  Através dela foi possível aferir, por exemplo, que entre maio de 2021 e maio de 2022, o percentual de famílias endividadas na cidade de São Paulo cresceu de 62,71% para 74,5%, refletindo uma piora na situação econômica de parte da população paulistana.

Famílias com contas em atraso, por sua vez, passaram de 19,2% para 24,5% no mesmo período. Em números absolutos, são quase 500 mil famílias a mais em situação de endividamento, sendo que quase 10% declaram que não terão condições de pagar.  

Os dados a respeito do prazo de comprometimento da renda também são preocupantes, apresentando crescimento em prazos maiores. Em maio do ano passado, 25,5% das famílias paulistanas declaravam que a renda estaria comprometida por até 3 meses. No ano de 2022, esse número caiu para 24,6%; em contrapartida, as declarações de comprometimento de renda por mais de um ano saltaram de 28,8% para 33,4%.

Para que serve a PEIC?

Os dados levantados pela PEIC, como o mencionado no tópico anterior, são fundamentais para o processo de decisão dos empresários do comércio e demais agentes econômicos. Com essas informações, eles podem definir estratégias para atrair possíveis clientes, conhecendo os gastos familiares.

Isso pode ser feito através de práticas como facilitação de pagamento, fidelização dos clientes, uso de mídias sociais, entre outras formas de atrair o consumidor.

Como funciona?

Os dados são coletados por meio de entrevistas feitas com cerca de 2.200 famílias na capital paulista. São feitas perguntas a respeito de temas como tipo e tempo da dívida, nível de inadimplência, entre outras.

Os resultados, então, são divulgados no site da FecomercioSP, na aba “Pesquisas”, localizada na parte superior do menu. Lá, também é possível consultar diversas outras pesquisas realizadas pela Federação, que ajudam a complementar o panorama econômico oferecido pela PEIC.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital gratuita, peça seu cartão sem anuidade com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: Tesouro Direto: o que você precisa saber antes de investir