Leitura de 2 min

IMA-B: o que é?

Entenda o que é um índice de mercado

Atualizado em

O que é IMA-B?
O que é IMA-B?

Se a sua carteira de investimentos conta com títulos públicos, entender o que é o IMA-B é essencial. Isso porque ele é um índice composto por títulos públicos indexados à inflação medida pelo IPCA. 

O IMA – Índice de Mercado, se divide em diferentes subíndices para contemplar os diferentes tipos de títulos públicos.  Nesta matéria, você irá entender mais sobre o que é IMA-B e qual a importância desse índice para os seus investimentos em títulos públicos: 

Relacionadas:  

O que são índices de mercado (IMA)?  

O índice de mercado ANBIMA (IMA) é utilizado como referência para os investimentos em renda fixa. Através desses índices, é possível avaliar o desempenho de um investimento e comparar diferentes produtos de renda fixa.  

Existem diversos subíndices de mercado, que qualificam diferentes tipos de produtos de investimento.   

O que é IMA-B? 

O IMA-B é um dos subíndices de mercado, dentro da família de índices ANBIMA. Este que, por sua vez, é composto por todos os títulos públicos indexados ao IPCA, que é a taxa oficial de inflação utilizada no Brasil. Isso quer dizer que este índice demonstra a performance de títulos públicos como o Tesouro IPCA+, por exemplo. 

Existem alguns tipos de IMA-B. São eles:  

  • IMA-B 5: contempla todos os títulos públicos indexados ao IPCA com prazo de vencimento de até cinco anos; 
  • IMA-B 5+: contempla todos os títulos públicos indexados ao IPCA com prazo de vencimento igual ou maior de cinco anos; 
  • IMA-B 5 P2: contempla todos os títulos públicos indexados ao IPCA com prazo de vencimento de até cinco anos, e conta com um mecanismo de controle de prazo.  

Portanto, avaliar o IMA-B é muito importante se você quer investir em títulos como o Tesouro IPCA. Através desse índice, você poderá avaliar a performance de diferentes títulos e entender qual opção vale mais a pena na hora de investir.  

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também:  

Conservador, moderado ou arrojado: qual é seu perfil de investidor?