• Início
  • Seu Bolso
  • Quer viajar para fora? Saiba a diferença entre dólar comercial e dólar turismo

Leitura de 5 min

Quer viajar para fora? Saiba a diferença entre dólar comercial e dólar turismo

O dólar comercial tem uma cotação mais em conta que a do dólar turismo, sendo usado mais frequentemente por bancos e instituições financeiras

Atualizado em

duas mãos segurando notas de dólar a fim de ilustrar qual a diferença entre dólar comercial e dólar turismo
O dólar turismo costuma ser mais caro do que o dólar comercial

Uma das questões mais importantes para quem deseja viajar para fora é saber qual a diferença entre dólar comercial e dólar turismo. Isso porque a cotação dessas modalidades não é a mesma, e fazer o cálculo dos gastos que serão necessários para o câmbio da moeda usando a categoria errada pode acabar causando surpresas negativas para o seu orçamento.

Pensando nisso, o C6 Bank preparou este texto para responder a essa e outras questões ligadas ao tema. Ao longo da matéria, você aprenderá:

  • Qual a diferença entre dólar comercial e dólar turismo?
  • Por que o dólar turismo é mais caro?
  • Como comprar o dólar turismo?
  • Quem pode comprar o dólar comercial?
  • Os resgates de investimentos internacionais têm como base o dólar turismo ou comercial?

Gostaria de ler outros conteúdos sobre dólar? Confira esses que separamos para você:

Qual a diferença entre dólar comercial e dólar turismo?

Essas modalidades de cotação de dólar apresentam duas diferenças principais: uso e custo, sendo que uma explica a outra.

O dólar comercial é geralmente usado para transações entre instituições financeiras ou empresas. Isso porque, de forma geral, essas operações movimentam maiores volumes de dinheiro. Em função disso, não são feitas com dinheiro vivo e sim por meio de transferências de crédito.

Já o dólar turismo, por sua vez, é o que as pessoas físicas usam ao viajar para fora e comprar dinheiro em espécie em casas de câmbio. Ao fazer uma compra usando notas e moedas, é essa modalidade que está sendo utilizada.

Por que o dólar turismo é mais caro?

O dólar turismo é mais caro do que o dólar comercial porque sua cotação leva em conta custos administrativos e financeiros, diretamente ligados à logística por trás do transporte, produção de dinheiro e do funcionamento de casas de câmbio.

Além disso, as pessoas físicas, maiores usuárias dessa categoria, tendem a comprar volumes menores do que as instituições e bancos. Por fim, vale notar que o valor também sofre influência de taxas como o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Como comprar o dólar turismo?

Para comprar dólar turismo é necessária a assistência de uma casa de câmbio, banco ou plataforma especializada.

Não existe limite para o valor que pode ser adquirido por pessoa, mas o recomendado é não comprar tudo de uma vez. Acompanhe a oscilação do dólar ao longo dos dias, e faça a aquisição de forma fragmentada para aproveitar eventuais baixas no preço da moeda e fazer um preço médio.

Além disso, pesquise. Mesmo que o dólar turismo tenha uma cotação definida, é comum encontrá-lo por valores diferentes, de acordo com a casa de câmbio ou corretora, pois essas instituições podem incluir suas despesas no preço da operação.

Quem pode comprar o dólar comercial?

Embora seja usado majoritariamente em transações feitas por bancos, instituições financeiras e governos, o dólar comercial também pode ser comprado por pessoas físicas – basta que você tenha uma C6 Conta Global.

Disponível 24 horas por dia pelo aplicativo, a C6 Conta Global Dólar permite que você faça o câmbio do valor desejado, na palma da sua mão. Para enviar o dinheiro da sua conta corrente do C6 Bank em reais para sua C6 Conta Global em dólares, siga o passo a passo a seguir:

  1. Na home page do nosso aplicativo, toque em “Todos” no menu de acesso rápido;
  2. Em seguida, selecione “C6 Conta Global”;
  3. Toque em “Comprar Moeda”. No campo “Origem”, selecione a bandeira do Brasil; 
  4. No campo “Destino”, selecione a Conta Global desejada;
  5. Depois, digite o valor da transferência, toque em “Cotar” e siga as instruções.   

O valor do spread é de 2% para a Conta Global Dólar, e há uma incidência de 1,1% do IOF. Além da possibilidade de câmbio muito mais em conta, esse tipo de conta traz uma série de outras vantagens. Alguns destaques são:

  • Tarifas mais baixas do que em cartões de crédito internacionais; 
  • Compras em lojas físicas, on-line ou saque no exterior
  • Maior segurança, uma vez que não é preciso ficar carregando dinheiro em espécie;
  • Envio e recebimento de dólar e euro de qualquer lugar do mundo;
  • Remessas 24 horas pelo app: o dinheiro cai na hora na conta.

Os resgates de investimentos internacionais têm como base o dólar turismo ou comercial?

Comercial. É o caso do C6 Global Invest, nossa plataforma de investimentos internacionais. Ela foi criada para ajudar investidores a diversificarem a carteira com opções de fundos de investimentos (mutual e hedge funds) e em renda variável (ações, ADRs, ETFs e REITs) nas bolsas de Nasdaq e NYSE.

Por ser aberta na filial do C6 Bank nas Ilhas Cayman, a conta C6 Global Invest é em dólar, permitindo que você faça remessas e resgate seus investimentos na moeda americana. O Imposto de Renda, por sua vez, só é pago quando você traz o dinheiro de volta para o Brasil.

O investimento mínimo requisitado para usar a nossa conta global de investimentos é a partir de US$ 100. Sendo assim, um valor mais acessível do que em comparação com o observado em contas tradicionais de offshore, que chegam a investimentos iniciais de até US$ 250.000.

Chegamos ao fim deste texto. Esperamos que tenha gostado de aprender qual a diferença entre dólar comercial e dólar turismo, bem como o motivo de eles terem preços diferentes, como comprar cada um deles e a relação dessas modalidades com investimentos.

Quer ler mais conteúdos relacionados a esses assuntos? Separe alguns minutos para conferir também:

Conheça a C6 Conta Global, nossa conta internacional em dólar e euro com menos tarifas, câmbio com cotação comercial, envios e recebimentos para todos os países e cartão de débito para viajar com tranquilidade.

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.