Guia do Investidor

ETFs: o que são e como você pode investir

Entenda o que são ETFs e como você pode começar a investir.


Homem branco grisalho lendo sobre o que são etfs
Descubra o que são ETFs e entenda como investir nesses tipos de produto

Você sabia que é possível investir em produtos que não são ações? Um exemplo são os ETFs, um tipo de produto bastante interessante para a sua carteira de investimentos.

Na série “Investidor C6”, no nosso canal do YouTube, o Professor Liao Yu Chieh, educador financeiro do C6 Bank, explica o que são esses ativos e como você pode investir nesse tipo de produto.

Relacionadas:

O que são ETFs?

Os ETFs (Exchange Traded Funds) são fundos de investimentos com cotas negociadas na bolsa, que buscam replicar o índice de referência.

Ao investir na bolsa, é importante saber selecionar em quais empresas você vai colocar o seu dinheiro.

No entanto, não é comum começar a investir com muito dinheiro. Assim, diversificar os seus investimentos em várias empresas e setores não é uma tarefa fácil. Neste caso, para muitos investidores os ETFs acabam se mostrando como uma boa alternativa.

Investindo na prática

Ao comprar um ETF de ações, você está adquirindo uma carteira de investimentos com um portfólio de ações diversificado. Os ETFs mais negociados no Brasil, por exemplo, replicam a carteira que compõe o índice IBOVESPA.

Além disso, também é possível investir em carteiras que replicam outros índices, ou até em investimentos temáticos.

Também é importante lembrar que os ETFs não precisam ser necessariamente compostos apenas por ações. É possível investir em ETFs focados em commodities e moedas, por exemplo.

Outra grande vantagem dos ETFs é que o rebalanceamento da carteira e o reinvestimento dos dividendos são feitos de forma automática pelo gestor do fundo.

Assim, os ETFs são uma excelente alternativa para criar uma carteira diversificada e com foco em longo prazo.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital gratuita, peça seu cartão sem anuidade com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: Conservador, moderado ou arrojado: qual é seu perfil do investidor?