Conheça a origem da Black Friday
A Black Friday se tornou uma das principais datas para o comércio brasileiro. Conhecido pelas grandes liquidações, o evento que começou nos Estados Unidos se espalhou ao redor do mundo.
Mas, como esse evento surgiu e se tornou tão importante para a movimentação do comércio? Entenda mais sobre a origem da Black Friday e como ela chegou até o Brasil:
Relacionadas:
A Black Friday surgiu nos Estados Unidos, e é realizada no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças. Isso quer dizer que ela acontece todos os anos na 4ª sexta-feira do mês de novembro.
O Feriado de Ação de Graças, nos Estados Unidos, é uma data para agradecer as dádivas ao longo do ano.
Antes mesmo das grandes promoções surgirem, a data já era conhecida como um dia movimentado para o comércio, já que inaugura a temporada de compras para as festas de fim de ano.
Portanto, a Black Friday começou como uma forma de aquecer o comércio nesse período.
A Black Friday começou a se espalhar pelo mundo ao final dos anos 2000. O Canadá, país que faz fronteira com os Estados Unidos, foi o primeiro a aderir às liquidações depois dos Estados Unidos.
Isso aconteceu, de modo geral, devido à competitividade do comércio americano. Atraídos pelos baixos preços, os canadenses cruzavam a fronteira para fazer compras, afetando o comércio local, que também passou a oferecer promoções na data.
No Brasil, o evento entrou para o calendário comercial em 2010. Embora o país não comemore o Feriado de Ação de Graças, a data foi determinada para aumentar as vendas no período.
Leia também: Pontos Átomos: como pagar compras no cartão de crédito?