Seu Bolso

Black Friday: qual a origem?

Conheça a origem da Black Friday


Qual a origem da Black Friday?
Qual a origem da Black Friday?

A Black Friday se tornou uma das principais datas para o comércio brasileiro. Conhecido pelas grandes liquidações, o evento que começou nos Estados Unidos se espalhou ao redor do mundo.

Mas, como esse evento surgiu e se tornou tão importante para a movimentação do comércio? Entenda mais sobre a origem da Black Friday e como ela chegou até o Brasil:

Relacionadas:

Qual a origem da Black Friday?

A Black Friday surgiu nos Estados Unidos, e é realizada no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças. Isso quer dizer que ela acontece todos os anos na 4ª sexta-feira do mês de novembro.

O Feriado de Ação de Graças, nos Estados Unidos, é uma data para agradecer as dádivas ao longo do ano.

Antes mesmo das grandes promoções surgirem, a data já era conhecida como um dia movimentado para o comércio, já que inaugura a temporada de compras para as festas de fim de ano.

Portanto, a Black Friday começou como uma forma de aquecer o comércio nesse período.

Como a data chegou ao Brasil?

A Black Friday começou a se espalhar pelo mundo ao final dos anos 2000. O Canadá, país que faz fronteira com os Estados Unidos, foi o primeiro a aderir às liquidações depois dos Estados Unidos.

Isso aconteceu, de modo geral, devido à competitividade do comércio americano. Atraídos pelos baixos preços, os canadenses cruzavam a fronteira para fazer compras, afetando o comércio local, que também passou a oferecer promoções na data.

No Brasil, o evento entrou para o calendário comercial em 2010. Embora o país não comemore o Feriado de Ação de Graças, a data foi determinada para aumentar as vendas no período.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital gratuita, peça seu cartão sem anuidade com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: Pontos Átomos: como pagar compras no cartão de crédito?