Seu Bolso

Como fazer um planejamento financeiro?

Mais da metade dos brasileiros não faz ideia do quanto gasta com tarifas bancárias. E não é só com bancos que as pessoas perdem noção das despesas.


A listagem de gastos é uma ótima forma de fazer um planejamento financeiro. A lista com as despesas pode te ajudar a ter um controle maior das suas contas.

Um bom passo a seguir é dividir as suas contas em grupos. E a dica aqui é ir por partes – e com calma. Hoje vamos focar em educação, lazer, presentes e bancos.

Relacionadas:

Despesas com educação

Dependendo da família, a despesa com educação pode estar zerada ou ser muito relevante, bem acima dos 5% que é a média brasileira. Aqui você deve considerar material escolar, mensalidades, cursos on-line e de especialização.

Presentes e lazer

Saber administrar as contas de presentes e lazer é essencial para o seu planejamento financeiro. Sem dúvidas, esses dois grupos acabam fazendo muitas pessoas perderem o controle do dinheiro. E por esse motivo, é muito importante listá-los com atenção.

Nos gastos com lazer, você deve considerar despesas como: cinemas, festas, shows e viagens.

Algumas atividades do grupo lazer, como passeios no shopping, impactam diretamente no grupo de despesas com presentes. Neste grupo, você deve considerar todos os tipos de presente, seja para aniversário de amigos, presente no dia das mães e até doações e gorjetas.

Planejamento financeiro: despesas com bancos

Por último, você vai anotar as despesas com bancos. Levante tarifas, taxas, serviços bancários e anuidade dos cartões.

Lembrando que o C6 Bank é um banco sem tarifas, e pode te ajudar a diminuir os gastos.

Agora que você anotou os seus gastos mensais, chegou a hora de começar a avaliar a possibilidade de economizar.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital gratuita, peça seu cartão sem anuidade com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: Existem dívidas boas?