• Início
  • Seu Bolso
  • Educação financeira infantil: 8 dicas para conversar com crianças

Leitura de 8 min

Educação financeira infantil: 8 dicas para conversar com crianças

A educação financeira infantil é uma ótima forma de familiarizar as crianças com conceitos que serão importantes na vida adulta

Atualizado em

A educação financeira infantil é um tema recorrente quando se pensa no desenvolvimento de crianças e adolescentes. Isso porque, ao conversar com os mais jovens sobre dinheiro, os ajudamos a se tornarem pessoas capazes de tomar boas decisões financeiras na vida adulta

Imagem de uma uma criança com jogo de montar de madeira para ilustrar a educação financeira infantil
A educação financeira infantil pode ser aplicada no cotidiano das crianças para ajudá-las a se familiarizar com o dinheiro

O que acontece, no entanto, é que muitos pais e responsáveis se veem diante da dúvida: como iniciar essa conversa? Como instigar a participação de crianças no planejamento financeiro em casa? Para responder o tema, o C6 Bank separou 8 dicas de educação financeira para crianças que você pode usar para começar esse processo. Serão abordados os seguintes tópicos: 

  • O que é educação financeira infantil? 
  • Qual a importância da educação financeira infantil
  • Como conversar sobre dinheiro com crianças? 
  • 8 dicas de educação financeira para crianças 
  • Como o C6 Bank pode ajudar na educação financeira infantil; 

Quer ler outros conteúdos sobre educação financeira? Não perca as matérias relacionadas: 

O que é educação financeira infantil? 

A educação financeira infantil é uma prática de suma importância para começar a ensinar os pequenos como as finanças pessoais devem ser administradas.  

O que é educação financeira infantil.

Dessa maneira, eles terão contato direto com conceitos básicos como, por exemplo, o valor real do dinheiro, como ele deve ser usado, as melhores formas de poupar, como atingir objetivos e qual a diferença entre necessidade e desejo.  

Qual a importância da educação financeira infantil? 

O grande destaque da educação financeira para crianças vem de seu papel na formação dos jovens. Quando esses ensinamentos são trazidos desde o começo da vida, a probabilidade de o indivíduo desenvolver uma relação mais saudável com o dinheiro é consideravelmente maior. 

Ajudar os pequenos a estabelecer objetivos é um ótimo passo na educação financeira para criança.

Essa importância é tanta que, desde 2018, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) inclui a educação financeira como um tema contemporâneo que precisa ser adotado no currículo escolar. Segundo o documento, o tema é de interesse dos estudantes, uma vez que contribui para o seu desenvolvimento e afeta diretamente a sua vida. Se esse contato for estabelecido desde cedo, a tendência é que o jovem cresça tendo esses conhecimentos muito mais internalizados. 

Como conversar sobre dinheiro com crianças? 

Desde muito cedo, as crianças são impactadas por questões financeiras: em uma ida ao shopping ou mercado, quando você pede para seu filho escolher entre levar o iogurte de 1 litro ou de 5 garrafinhas de 200 ml, por exemplo, já está o aproximando de temas da agenda de educação financeira infantil. 

Sendo assim, escolher conversar sobre dinheiro com as crianças possibilita que elas tenham mais consciência dos gastos familiares, de como economizar dinheiro e a importância de poupar.  

A seguir, apresentaremos 8 dicas que podem ajudar você em relação a como trabalhar educação financeira para crianças. Leia: 

1. Se atente aos exemplos financeiros 

É muito comum que as crianças imitem ações que algum adulto realizou. Por esse motivo, dar bons exemplos de como lidar com as finanças é um bom primeiro passo. 

Para ter bons resultados na educação financeira de seus filhos, seja o maior exemplo deles.

Para fazer isso, é preciso preservar a própria saúde financeira. Portanto, montar um planejamento financeiro para si é um ótimo início. 

2. Explique qual a diferença entre necessidade e desejo 

Se desde cedo a criança aprende que suas necessidades devem ser priorizadas e nem todos os desejos são atendidos, mais fácil isso se tornar natural em sua vida adulta, e mais distante ela fica de possíveis problemas financeiros. 

Neste ponto, também é possível explorar formas de lazer como ir ao parque, andar de bicicleta ou fazer uma caminhada, em que nem sempre é preciso gastar para se divertir, desvinculando o consumo do divertimento. 

3. Faça uso do cofrinho 

Quando a criança é muito pequena, moldar a sua percepção de valor do dinheiro é uma tarefa mais difícil. Isso porque ela é mais movida pela quantidade de moedas ou notas de dinheiro, o que torna o cofrinho um protagonista quando o assunto é poupar dinheiro. Ver o cofrinho encher é um ótimo símbolo de economia e pode facilmente ser introduzido na vida das crianças. 

4. Realize tarefas cotidianas em conjunto 

Ensinar o seu filho a apagar a luz ao sair dos ambientes é uma atividade cotidiana bastante simples que ajuda a criança a entender que existem maneiras fáceis de economizar nas contas no final do mês. Além disso, também estimula o senso de responsabilidade com o orçamento familiar. 

Mostrar o resultado dessas ações também é interessante: compare os valores de contas de luz ou água, por exemplo, para que a criança veja o impacto de suas atitudes. 

5. Estimule a curiosidade 

Crianças são naturalmente curiosas. Tratar do assunto de uma forma natural que estimule a curiosidade infantil é um ótimo caminho. O brincar, por exemplo, é uma ação muito presente no dia a dia dos pequenos. 

Homem negro, ajoelhado na sala de casa, segurando as mãos de uma criança negra e ajudando-a a andar para ilustrar o investimento no Tesouro Educa+ (1)
As brincadeiras são uma forma leva e eficaz de ensinar educação financeira para os pequenos.

Quando brincar de supermercado, casinha, cabeleireiro, é possível inserir o assunto finanças, ao menos nessa fase, de uma forma leve e divertida. 

6. Alinhe a conversa com os anos escolares 

Em cada ano escolar os alunos aprendem diferentes assuntos. Assim que eles começam a realizar contas simples, como adição e subtração, é possível introduzir a soma de moedas e cédulas, por exemplo. 

No entanto, como os próprios autores da BNCC frisam, a educação financeira infantil vai muito além da matemática. Dessa forma, é possível aproveitar temas que são tratados em outras matérias para trazer mais consciência sobre o assunto.  

7. Use jogos e atividades de educação financeira para crianças 

Há vários jogos de tabuleiro e games que podem ser grandes aliados na educação financeira infantil. Veja alguns deles na lista abaixo: 

  • Banco Imobiliário; 
  • Jogo da Vida; 
  • The Sims. 

Fora esses, grande parte dos jogos on-line hoje em dia conta com moedas próprias, usadas para comprar itens dentro dos próprios games. Juntar esses recursos pode não ser rápido, o que significa que é necessário aplicar conhecimentos de educação financeira para fazer o melhor uso deles. 

8. Leia livros de educação financeira para crianças em conjunto 

A educação financeira infantil também é um tema que tem crescido nas produções literárias nacionais e internacionais. No Brasil, você pode encontrar histórias lúdicas e estimulantes como: 

  • Fábula “A Cigarra e a Formiga”, de Ruth Rocha; 
  • Menino Maluquinho em “Pra que dinheiro?”; 
  • HQ “Guardiões da Galáxia: O poderoso plano de Rocket”; 
  • “A menina, o cofrinho e a vovó”, de Cora Coralina. 

Como o C6 Bank pode ajudar na educação financeira infantil? 

A educação financeira infantil não é um processo fácil, e deve ser pensada com cuidado para que a criança tenha a melhor formação possível. Por isso, o C6 Bank tem uma sugestão para ajudar você: o C6 Yellow

A nossa conta voltada aos menores de idade traz a esse público autonomia e educação através de um serviço totalmente personalizado, sem abrir mão da segurança e do controle dos pais. 

É só abrir a conta no nome da criança e, em seguida, os responsáveis passam a receber notificações de todas as compras que são feitas com o cartão C6 Yellow. Além disso, há a possibilidade de solicitar extrato da conta, para que você possa ficar tranquilo de que seu filho aplicou os conhecimentos fornecidos. 

A conta também tem com recursos como investimento em CDB Liquidez Diária, envio de mesada educativa, além de transferências via Pix e a possibilidade de fazer operações com cartão de débito – tudo de maneira totalmente gratuita. Vale notar, ainda, que o cartão é personalizado, com 5 opções de cores (amarelo, azul, verde, rosa pink ou laranja), além de contar com a tecnologia de pagamento por aproximação

Para abrir uma conta Yellow, são apenas 4 passos: 

  1. No app do C6 Bank, toque em “C6 Yellow” e preencha as informações sobre seu filho; 
  1. Quando a conta for aprovada, seu filho terá que baixar o app do C6 Yellow e realizar o primeiro acesso; 
  1. Seu filho precisará tirar uma selfie. É necessário que você aprove para garantir a segurança da operação; 
  1. Tudo pronto. Agora seu filho já pode usar o C6 Yellow. 

Com essas dicas, é só aplicar todas as dicas e tornar a educação financeira infantil parte da rotina da sua família! 

Leia outros conteúdos que também podem ser interessantes para você: 

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app. 

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.