Leitura de 2 min

Juros rotativos: o que são?

Entenda por que você deve evitar os juros rotativos

Atualizado em

O que são juros rotativos?
O que são juros rotativos?

A quantidade de famílias endividadas no Brasil tem atingido recordes nos últimos meses: em abril de 2022, o índice atingiu 75,3% das famílias. Entre os diversos fatores que contribuem para essa estatística, os juros rotativos são críticos para as dívidas no cartão de crédito.  

Esses juros são cobrados quando um cliente paga parcialmente ou deixa de pagar a sua fatura na data de vencimento. A questão é que essas taxas são altíssimas, podendo passar dos 300% ao ano.

Por isso, a dívida se torna cada vez mais difícil de pagar, causando a inadimplência.  Entenda o que são os juros rotativos e como você pode evitar: 

Relacionadas:  

O que são juros rotativos? 

Os juros rotativos são a taxa cobrada quando um cliente deixa de pagar a sua fatura de cartão de crédito. Além disso, o valor também é cobrado ao parcelar a fatura ou pagá-la parcialmente. Essa operação é chamada de crédito rotativo.  

As taxas de juros rotativos são bastante altas e podem ocasionar a formação de dívidas.  O valor é alto por conta da inadimplência da modalidade: muitas das pessoas nunca pagam suas dívidas no cartão de crédito. Portanto, essa taxa acaba compensando o déficit da categoria.  

Juros rotativos: como evitar? 

O melhor a se fazer é evitar a incidência de juros rotativos sobre o seu orçamento. É importante lembrar que o cartão de crédito não faz parte do seu orçamento, mas funciona como um empréstimo temporário da sua instituição financeira.  

Existem algumas atitudes que podem ser tomadas para evitar dívidas no cartão de crédito. Confira:  

  • Sempre pague a sua fatura por inteiro na data de vencimento;  
  • Utilize o crédito rotativo apenas em situações de emergência;  
  • Cuidado com o parcelamento das suas compras;  
  • Mantenha o seu limite de crédito dentro do seu orçamento.  

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também:  O C6 Bank é seguro?