Seu Bolso

O que é pirâmide financeira?

Desconfie de promessas de alto lucro com baixo risco: muitas vezes, são sinal de pirâmide financeira


cédulas de dinheiro representando pirâmide financeira
Pirâmide financeira: entenda o que é

Muito provavelmente você já ouviu falar na pirâmide financeira, também conhecida como esquema de pirâmide. Mas você sabe exatamente o que é?

Neste post, vamos falar um pouco sobre do que se trata essa prática ilegal e alguns sinais de que você pode estar sendo vítima. Confira a seguir.

Relacionadas:

O que é pirâmide financeira?

Você provavelmente conhece alguém ou talvez até tenha sido abordado por uma pessoa que dizia fazer parte de um negócio que gera altos rendimentos sem risco.

Essa é a característica mais marcante de um esquema de pirâmide, prática que é considerada crime contra a economia popular, no Brasil, pela Lei 1.521/51.

A premissa básica da pirâmide financeira é exatamente essa: que pessoas que entraram convidem outras para fazerem parte.

Dessa forma, é necessário fazer uma aplicação inicial ao entrar e, em seguida, convidar mais pessoas para ter ganhos extras. As pessoas que vão entrando trazem dinheiro para o esquema, o qual é repassado até chegar ao topo da pirâmide.

O que isso significa é que a entrada de novas pessoas proporciona os rendimentos das pessoas mais antigas. Todavia, conforme o esquema cresce, falta dinheiro para todos. É neste momento que a pirâmide quebra e a grande maioria das pessoas fica no prejuízo.

Na maior parte das vezes, o produto em si não tem importância, e poucas informações são dadas sobre ele. Frequentemente, nem existe um produto.

Como identificar uma pirâmide financeira?

Confira a seguir alguns traços comuns de pirâmides financeiras:

  • Promessa de ganho fácil, lucro exorbitante, retorno garantido
  • Promessa de ganhos extras ao indicar novos clientes
  • Falta de informações sobre o produto oferecido e a empresa responsável por cuidar do dinheiro

Desconfie de promessas de investimento que tenham retorno muito alto e garantido. Ganho de 2% ao mês ou mais sem risco não é algo que reflete a realidade.

O que fazer ao ser vítima de um esquema de pirâmide?

O recomendado é registrar uma denúncia no Ministério Público ou nas polícias federal e civil. Há também a possibilidade de relatar alguma irregularidade nas salas de atendimento ao cidadão do Ministério Público Federal.

O Código Civil também dá respaldo ao consumidor. O artigo 927 dispõe expressamente que “aquele que, por ato ilícito causar dano a outrem, fica obrigado a repará-lo”, ou seja, o consumidor deve buscar o reparo, pois a empresa é obrigada por lei a ressarci-lo.

Qual a pena?

Se for comprovado que a empresa vendeu investimentos fraudulentos, os sócios podem responder pelo crime de estelionato. A pena é de até 5 anos de prisão.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital gratuita, peça seu cartão sem anuidade com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: 6 erros que colocam sua segurança digital em risco