Seu Bolso

Como saber se um boleto é falso?

Entenda como não cair em golpes com boletos falsos


Como saber se um boleto é falso?
Como saber se um boleto é falso?

Você sabe identificar um boleto falso? Esse tipo de golpe pode ser difícil de reconhecer, já que muitos boletos são forjados de forma eficiente pelos criminosos. Confira algumas dicas para evitar golpes e como saber se um boleto é falso:  

Relacionadas: 

Como saber se um boleto é falso? Dicas para evitar o golpe 

Confira algumas dicas para evitar o golpe do boleto falso:  

Faça um registro das suas contas e despesas 

Certifique-se que os boletos que você está pagando são realmente de empresas que você reconhece e se você realizou alguma compra referente ao boleto.  

Ao manter as suas contas organizadas, já é possível evitar uma parcela considerável de boletos falsos.  

Confira os dados do beneficiário com atenção  

Todos os boletos devem contar com os dados do beneficiário, como nome e CPF ou CNPJ. Então, não pague os seus boletos com pressa, confira atentamente os dados do beneficiário do seu boleto.  

Se você vai pagar um boleto do C6 Bank, você pode consultar o validador de boletos por meio do nosso site.  

Cheque irregularidades no documento 

Alguns boletos falsos podem ser identificados por conta de algumas irregularidades e falhas. Veja alguns detalhes em que você deve prestar atenção:  

  • Confira se o código de barras tem falhas ou alterações; 
  • Observe se o logotipo da empresa é o mesmo do código da instituição, destacado nos três primeiros dígitos do código de barras; 
  • Veja se o documento segue um modelo padronizado de boleto; 
  • Confirme o nome do beneficiário do boleto no momento do pagamento. 

Em caso de desconfiança, consulte o beneficiário do boleto  

Se você acha que um boleto que você recebeu é falso, certifique a autenticidade com o beneficiário do boleto ou com o fornecedor que emitiu o documento.  

Cadastre as suas contas em débito automático 

Outra forma de evitar o golpe dos boletos falsos é cadastrando as suas contas em débito automático. Assim, você não precisará pagar os boletos das suas contas recorrentes todos os meses, garantindo que só receberá os boletos verdadeiros.  

Além disso, você também pode habilitar o Débito Automático sob Medida. Assim, você poderá definir um valor máximo para cada débito automático e evitar sustos ao pagar as contas no mês.  

Você pode cadastrar um débito automático na sua conta do C6 Bank por meio do nosso app. Para fazer isso, basta seguir o passo a passo:  

  1. No menu do app, toque em “Todos”; 
  2. Toque em “Débito Automático”; 
  3. Então, toque em “Cadastrar novo”; 
  4. Agora, basta escolher o tipo de serviço que deseja cadastrar e seguir as instruções. 
  5. Pronto! O seu débito automático será cadastrado.  

Fique atento a golpes 

Fique atento caso receba alguma oferta de pagamento com desconto, seja através de links na internet ou de ofertas por WhatsApp.  

Siga as dicas anteriores para garantir a autenticidade do boleto, e em caso de dúvidas, entre em contato com a empresa emissora da cobrança através dos seus canais oficiais. 

Semana da Conta Segura. Quer aprender a usar as funcionalidades de segurança do C6 Bank? Veja dicas práticas para proteger o seu dinheiro em caso de furto ou roubou de celular. É só acessar nossa central de conteúdos: https://www.c6bank.com.br/contasegura

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra suaconta digital gratuita, peça seu cartão sem anuidade com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app. 

Leia também: 6 recursos de segurança que o C6 Bank usa para proteger o cliente