• Início
  • Seu Bolso
  • Como saber se um boleto é falso? Saiba identificar sinais de golpe

Leitura de 7 min

Como saber se um boleto é falso? Saiba identificar sinais de golpe

Golpes com boletos falsos podem trazer grandes prejuízos financeiros. Saiba como identificar esses documentos fraudulentos e previna-se.

Atualizado em

Mulher sentada ao lado de mesa com papel segurando celular nas mãos enquanto pesquisa como saber se um boleto é falso
Como saber se um boleto é falso

Saber se um boleto é falso requer atenção para as informações que constituem o documento. Embora a diversidade de meios de pagamento seja um grande benefício, ela também intensifica a ocorrência de fraudes.

Apenas no início de Apenas no início de 2021, foi detectado um aumento de 785% no número de golpes com boletos. Os dados foram encontrados por pesquisadores da Axur, empresa especializada em segurança digital.

No blog do C6 Bank, já abordamos questões ligadas à sua segurança em outras ocasiões, mas aqui vamos falar especificamente sobre como identificar se um boleto é falso. Neste post também traremos 7 dicas para você evitar cair nesse tipo de golpe.

  • Como saber se um boleto é falso: 9Como saber se um boleto é falso?
  • 7 dicas para evitar o golpe:
  • 1. Faça um registro das suas contas e despesas
  • 2. Prefira boletos no formato PDF
  • 3. Em caso de desconfiança, consulte o beneficiário do boleto
  • 4. Cadastre as suas contas em débito automático
  • 5. Faça uso do DDA
  • 6. Fique atento a ofertas suspeitas
  • 7. Pague pelo app ou Web Banking

Gostaria de ler mais conteúdos sobre segurança digital? Aproveite para conferir também:

Como saber se um boleto é falso?

Para saber se um boleto é falso, existem algumas pistas que Para identificar um boleto falso um dos passos mais importantes é checar se há irregularidade no documento. Veja algumas inconsistências que você deve verificar para se certificar a autenticidade do documento:

como saber se um boleto é falso   casal sentado em um sofá fazendo a conta dos gastos com lápis e calculadora
Um passo para identificar boletos fraudulentos é verificar se o modelo do documento segue o padrão.
  1. Confira se o código de barras tem alterações ou falhas. Aqui, é importante verificar se os números na parte inferior e superior são os mesmos. Além disso, os três primeiros dígitos do documento representam o código do banco ou instituição e os últimos mostram o valor a ser pago;
  2. Além de checar o valor no código de barras, também verifique se a quantia cobrada está de acordo com a compra que realizou;
  3. Veja se a estrutura do documento segue o modelo padronizado de boleto, feito pela Federação Brasileira de Bancos (FEBRABRAN). Ele é divido em duas partes: 1) recibo do pagador, com valor, beneficiário e o vencimento; 2) ficha de compensação, com código de barras, linha digitável, nosso número, vencimento, código do banco, entre outros;
  4. Verifique os dados do beneficiário com atenção. Todo boleto tem uma série de informações, como nome e CPF ou CNPJ. Portanto, ao recebê-lo – e na hora de fazer qualquer transferência financeira de forma geral –, não tenha pressa: leia atentamente os dados do destinatário;
  5. Investigue a origem do remetente quando receber boletos por e-mail ou redes sociais. Comumente lojas e instituições financeiras usam canais oficiais com diferentes formas de verificação de autenticidade, como o símbolo “check” em cor verde presente nas conversas do WhatsApp.

7 dicas para evitar cair em golpes de boleto falso

Para saber se um boleto é falso, existem algumas pistas que devemos prestar atenção. Pensando nisso, separamos 7 dicas valiosas que se aplicam ao cotidiano e vão dificultar que você caia em fraudes.

1.    Faça um registro das suas contas e despesas 

Manter um registro do dinheiro que entra e sai da sua conta, como em um fluxo de caixa, é uma forma de ter uma visão global de seus recursos. Isso se aplica não apenas a boletos, mas também para suas finanças de forma geral.

mulher loira de cabelos curtos analisa autenticidade de suas contas
Manter um registro das suas contas vai ajudar a identificar se um boleto é verdadeiro

Além disso, no caso de despesas recorrentes, como faturas e contas, Além disso, no caso de despesas recorrentes, como faturas, você também ganha uma camada extra de organização. Com o registro, fica mais fácil identificar se um determinado boleto está de acordo com os que você normalmente paga – se são de empresas que você reconhece ou se fez alguma compra referente à cobrança.

2.    Prefira boletos no formato PDF

Boletos no formato PDF são mais seguros, de acordo com as recomendações da Febraban e Serasa. As instituições já emitiram alertas a respeito de um vírus – bolware – usado por golpistas para adulterar o código de barras no momento da impressão. Essa invasão faz com que o pagamento seja direcionado para outra conta.

identificar boleto falso mãos delicadas com as unhas pintadas em roxo segurando um celular iphone em frente a um notebook
Fazer uso de boletos digitais também é uma boa alternativa.

Nessas circunstâncias, é altamente recomendado que os boletos digitais não sejam impressos e a leitura do código seja feita diretamente do computador.

3.    Em caso de desconfiança, consulte o beneficiário do boleto  

Em caso de desconfiança, consulte o beneficiário do boleto e certificar sua autenticidade são atitudes válidas. Seja uma pessoa física ou um fornecedor responsável pela emissão do documento – basta buscar um canal de contato e fazer a confirmação dos dados antes do pagamento.

4.    Cadastre as suas contas em débito automático 

Outra forma de evitar esse tipo de golpe é cadastrar suas contas em débito automático. Assim, você não precisa pagar os boletos das suas contas recorrentes todos os meses. Ou seja, caso não faça nenhuma compra extra nessa forma de pagamento, fica fácil identificar eventuais fraudes.

A boa notícia é que o C6 Bank pode ajudar com o Débito Automático sob Medida. Nele, você não só torna o dia a dia mais prático, mas também pode definir um valor máximo para cada débito, o que evita sustos ao pagar as contas no mês.  

Caso algum débito ultrapasse o estabelecido, a pessoa é notificada para confirmar o pagamento manualmente. Você pode cadastrar um débito automático na sua conta do C6 Bank pelo app. E é possível acessar o passo a passo para o cadastramento clicando no conteúdo abaixo.

5.    Faça uso do DDA

O Débito Direto Autorizado (DDA) é um boleto que substitui as contas em papel e elimina a necessidade de escanear o código de barras. Fazendo uso do DDA, as cobranças chegam eletronicamente no seu app bancário e você é quem decide como e quando efetuar o pagamento.

6.    Fique atento a ofertas suspeitas

É sempre bom ter atenção para o caso de receber alguma oferta de pagamento com desconto exagerado, seja por links na internet ou de ofertas por WhatsApp. José Luiz Santana, head de segurança do C6 Bank, dá a dica:

“Não existe promoção milagrosa. Se o preço estiver baixo demais, é melhor desconfiar”.

7.    Pague pelo app ou Web Banking

Por fim, temos uma dica que também é uma sugestão: após tomar todas essas medidas de precaução, use nosso app ou o Web Banking para fazer o pagamento dos seus boletos. O procedimento em ambos os casos é muito simples, consulte o passo a passo nas matérias a seguir:

identificar documento verdadeiro notebook aberto em um pagina com dados de web banking, ao lado de dois vasos modernos em cores branca e cinza
Faça uso do Web Banking do C6 Bank.

Agora que você já sabe como identificar se um boleto falso, é só colocar em prática as dicas anteriores para garantir a autenticidade das suas transações. Em caso de dúvidas, entre em contato com a empresa emissora da cobrança pelos seus canais oficiais. 

Interessado em ler mais sobre cibersegurança? Confira algumas matérias que separamos para você:

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app. 

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.