• Início
  • Seu Bolso
  • Quanto custa um ano sabático? Como se organizar financeiramente?

Leitura de 9 min

Quanto custa um ano sabático? Como se organizar financeiramente?

Recarregar as energias ou viajar: o ano sabático oferece várias oportunidades para aqueles que escolhem dar uma pausa na rotina.

Atualizado em

avião voando em pôr do sol rumo a um ano sabático
Você pode aproveitar o ano sabático para realizar aquela viagem dos sonhos

O ano sabático é um momento que muitas pessoas tiram para realizar um sonho que não conseguiriam em sua rotina cotidiana. Também chamado de gap year, ele é um período de descanso, para viajar pelo mundo e conhecer novos lugares, fazer um curso ou aprender uma língua nova.

Para realizar todas essas aventuras, muita gente solicita um período sabático no emprego ou até mesmo pede demissão. Na hora de tomar essa decisão, é recomendado ter um planejamento financeiro e estar preparado para os custos, sem obrigatoriamente estar recebendo algum tipo de renda.

Pensando em todos esses aspectos, separamos alguns pontos principais na hora de organizar e fazer o seu ano sabático valer a pena. Confira:

  • O que é um ano sabático?
  • Quanto custa um ano sabático?
  • Como se planejar financeiramente para tirar um ano sabático?
  • O que fazer em um ano sabático?
  • O período sabático precisa durar um ano?
  • Ano sabático e férias tem o mesmo efeito?
  • Quais são os destinos mais visitados por quem tira um ano sabático?
  • Quais são as vantagens para qualidade de vida?
  • Prepare-se para o período sabático com o C6 Bank

Esses outros textos também podem interessar:

O que é um ano sabático?

O ano sabático é um período em que as pessoas decidem dar uma pausa no setor profissional para relaxar e se desconectar da rotina. É um momento para recarregar suas energias e até buscar um estilo de vida que lhe agrade mais.

O significado de ano sabático vem do termo hebraico de “libertação”, uma oportunidade prolongada para explorar novos lugares e descobrir outras atividades que gosta e lhe fazem bem. No inglês, a expressão mais adotada é “gap year”, em tradução literal, um “ano de intervalo” do emprego e suas obrigações.

É importante frisar que ele não necessariamente é um período a ser passado sozinho. Muitos casais ou famílias se organizam para tirar essa “folga” juntos, sendo uma oportunidade para desenvolverem uma relação mais próxima.

Quanto custa um ano sabático?

O custo de um ano sabático vai variar de acordo com os seus objetivos e o que planeja fazer nele. Se a ideia é fazer uma viagem, vários pontos devem ser considerados:

  • Meio de transporte: se for fazer uma viagem de carro ou de avião, cada uma delas requer alguns gastos;
  • Destino: nacional ou internacional? Para responder essa pergunta, vale a pena cotar moedas estrangeiras e qual lugar irá lhe proporcionar a melhor experiência;
  • Hospedagem: se for ficar em uma localização específica por um tempo, procurar uma casa ou apartamento pode sair mais em conta do que se hospedar em hotel;
  • Alimentação: nem sempre vai caber no orçamento comer fora de casa todos os dias, uma dica é trocar os restaurantes por bons produtos do mercado.

A partir dessas respostas, você consegue manter uma planilha orçamentária com a previsão de gastos para cada um desses pontos e outros que podem surgir.

Como se planejar financeiramente para tirar um ano sabático?

Para tornar o ano sabático realidade, muitas pessoas começam a se preparar com bastante antecedência. Primeiramente, elas precisam calcular se poderão tirar um afastamento ou sair do emprego e se haverá uma fonte de renda no período. Não havendo nenhuma fonte de dinheiro, os custos devem ser previamente calculados para não ter prejuízos grandes e acomodar gastos inesperados.

Por isso, ao estabelecer seus objetivos, é interessante começar a economizar a quantia necessária, caso ainda não a tenha. Uma outra proposta é investir o dinheiro de maneira que ele tenha um rendimento que dê mais conforto durante o ano. Nesse contexto, investimentos com liquidez elevada ou diária são válidos, pois tornam o seu acesso ao patrimônio acumulado mais fácil.

Outra ideia é usar a reserva de oportunidade, um dinheiro guardado com a função de não perder chances inesperadas. Diferente da reserva de emergência – a ser usada apenas em um verdadeiro imprevisto – como proteção, a de oportunidade está só esperando o momento certo para você desfrutar dela.

O que fazer em um ano sabático?

O ano sabático é a hora de realizar aquelas metas pessoais e até profissionais que o cotidiano nos impede. Por isso, você pode usar esse momento de maneiras variadas. Listamos alguns deles a seguir:

  • Conhecer um país novo, entrar em contato com novas culturas e línguas;
  • Viajar de carro por uma região do país e se conectar com você mesmo em diferentes paisagens, vegetações e climas;
  • Dedicar-se à sua família, ficar mais próximo de seus filhos e das pessoas que ama – ou até descobrir vizinhos e grupos de amigos;
  • Expandir seus conhecimentos e competências acadêmicas, aproveitando o período para buscar novas qualificações;
  • Ajudar um grupo voluntário, participando de ações e fazendo a diferença na sua cidade e região ou em outro país.
mãe negra de cabelos cacheados carregando filha nas costas à beira do mar durante o ano sabático
Aproveite o ano sabático para se reconectar com a família

O período sabático precisa durar um ano?

Não. Apesar de levar o nome de “ano”, o ciclo sabático não está limitado aos 365 dias. O mínimo de tempo para ser considerado um ano sabático é de mais de 30 dias.

Ele pode se estender por mais tempo, caso encontre uma rotina mais agradável e sustentável durante o período. Em alguns casos, ele também pode acabar durando menos do que um ano. Isso vai variar de acordo com o planejamento, desejo e as limitações de cada um ao se ausentar da vida cotidiana.  

Ano sabático e férias tem o mesmo efeito?

Não. As férias são um período já previsto no trabalho, em que o trabalhador será remunerado caso trabalhe no regime CLT e terá ainda todos os seus direitos mantidos. O período sabático, quando concedido pelo empregador, é dedicado para que o funcionário tire algum projeto do papel.

Essa diferença também será mais acentuada de acordo com a carreira da pessoa. Um profissional do meio privado, por exemplo, encontrará circunstâncias diferentes para essa liberação. Em outros casos, como no âmbito acadêmico, esse momento já é previsto na carreira de muitos.

Quais são os destinos mais visitados por quem tira um ano sabático?

Para os viajantes do ano sabático, o destino vai variar de acordo com seus objetivos. Veja algumas ideias:

  • Para passear: França, Espanha e Estados Unidos são os países mais visitados do mundo de acordo com a Organização Mundial do Turismo, e não é à toa. Os top 3 contam com cidades ricas em história, gastronomia e vários pontos turísticos para todas as idades. No Brasil, capitais como Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA) contam com um acervo de arte e história para os turistas;
  • Para aprender/estudar: se está querendo aproveitar para aprender uma nova língua – ou mais – a Europa é o continente certo, com 24 idiomas oficiais. Se tiver uma meta mais acadêmica, vale a pena conferir universidades e cursos que tem maior compatibilidade com a sua área;
  • Para se renovar: aqueles em busca de um momento mais “zen”, de reflexão e paz, tem no litoral brasileiro, Índia, Indonésia e Peru alguns destinos valiosos;
  • Para explorar: os mais aventureiros podem se interessar por lugares novos como as expedições pelo rio Amazonas e trilhas nas chapadas – Diamantina (BA), Veadeiros (GO) ou Guimarães (MT);
  • Para ajudar: ainda para aqueles que estão buscando uma nova motivação, engajar em trabalhos voluntários também pode fazer bem. Muitos grupos anualmente fazem viagens para algum país mais necessitados e até mesmo no Brasil, a demanda de serviços do 3º setor são sempre procuradas.
pessoa plantando uma árvore durante seu ano sabático
Usar o gap year para ajudar o planeta e outras pessoas também é uma opção

Quais são as vantagens para qualidade de vida?

O período sabático traz muitas vantagens e melhorias na sua qualidade de vida. Primeiramente, é uma oportunidade para você expandir seus horizontes, conhecer culturas e pessoas novas. Além disso, o descobrimento também pode vir de dentro: encontrar novos hobbies e habilidades, descobrir novos gostos e até mesmo planejar uma mudança de carreira.

Esse momento não precisa ser marcado apenas por novidades, como também vale para aprofundar laços antigos. Se aproximar mais do seu cônjuge e das crianças, em passeios de família e maratonas de filmes e séries, por exemplo.

Ao todo, é uma época de muitas realizações tanto pessoais como também profissionais. É quando sua mente está mais livre e sua criatividade e produtividade podem encontrar rumos diferentes dos tradicionais.

Prepare-se para o período sabático com o C6 Bank

Como falamos no início, para aproveitar bem o período sabático, é importante haver um planejamento financeiro detalhado e esquematizado. Só a partir dele que você saberá o orçamento que os próximos meses irão demandar e como conseguir todo o dinheiro necessário.

Para isso, no C6 Bank você encontra bons produtos, com liquidez e rentabilidades interessantes para multiplicar o valor reservado. No C6 Invest, as opções de CDBs e demais investimentos de longo prazo para que, quando o seu momento chegar, você consiga realizar as suas metas.

Se você já está programando o seu gap year e pretende fazer viagens para o exterior, nossa sugestão é abrir uma conta internacional. Dessa forma, você terá muito mais conforto e facilidade, sem precisar carregar dinheiro em espécie e ainda ter tudo em um só cartão.

A Conta Global Dólar ou Euro permite aos clientes do C6 Bank fazerem as remessas 24 horas por dia pelo app, com a conversão na taxa comercial – mais baixa que o câmbio turismo. E mais: os pagamentos são feitos no débito, enfrentando tarifas bem menos agressivas que às do cartão de crédito.

Além disso, clientes do cartão C6 Carbon Mastercard® Black ganham acesso às salas VIPs de aeroportos. Ao todo, são 4 visitas gratuitas em salas parceiras LoungeKey ou WPremium (total de visitas considerando cartões titulares, adicionais e acompanhantes, com cobrança a partir da 5ª visita).

Nesse texto, você aprendeu sobre a versatilidade de um ano sabático e como pode aproveitar esse período de diversas maneiras. Esperamos que todas as dicas ajudem para montar seus melhores meses de “férias”.

Gostou deste conteúdo? Veja outros relacionados:

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.