Leitura de 3 min

Investimentos a longo prazo: entenda o conceito

Conheça os benefícios de investir a longo prazo

Atualizado em

Investimentos de longo prazo
Como investir a longo prazo?

Uma pesquisa divulgada pela B3 em 2020 concluiu que o perfil dos investidores brasileiros mudou: o novo investidor tem uma visão de investimentos a longo prazo.  

Existem alguns fatores que podem justificar a mudança. Além da educação financeira estar mais acessível, o investidor médio tem um perfil mais jovem e realiza aportes iniciais mais baixos. 

Mas o que isso quer dizer? Entenda mais sobre o que são investimentos de longo prazo e quais são os principais produtos de investimento dessa categoria:  

Relacionadas:  

O que são investimentos de longo prazo? 

Se o seu objetivo é ter uma renda extra na sua aposentadoria ou resgatar o dinheiro em alguns anos, você deve definir a sua estratégia com base em investimentos de longo prazo.  

Isso quer dizer que, nesse tipo de investimento, a liquidez é mais baixa e você poderá resgatar o seu investimento dentro de alguns anos. Existem diversos produtos com essa característica, que podem ser de renda fixa ou de renda variável.  

Os investimentos de longo prazo podem trazer bastante rentabilidade. Isso acontece por conta dos juros compostos, que incidem sobre o aporte inicial e sobre os juros acumulados ao longo do tempo. Assim, a rentabilidade aumenta exponencialmente com o passar dos anos.  

Quais são as principais formas de investir a longo prazo?  

Existem diversos produtos de investimento disponíveis para quem quer investir a longo prazo, e que contemplam os diferentes perfis de investidor. Conheça alguns dos principais investimentos de longo prazo:  

Previdência Privada  

A Previdência Privada é um modelo de investimento para garantir uma renda extra para a sua aposentadoria do INSS. Além de conceder algumas vantagens tributárias em relação a outros produtos de investimento, a Previdência também possibilita que o investidor faça aportes mensais automáticos.  

CDBs 

Os CDBs (Certificados de Depósito Bancário) são uma modalidade em que você empresta dinheiro ao banco e resgata o valor com juros. Esse produto conta com diversos prazos de liquidez, inclusive para quem planeja investir a longo prazo.  

Tesouro Direto  

Se você prefere um produto mais conservador, os títulos públicos podem ser uma ótima estratégia de investimentos de longo prazo.  

Entre os principais produtos do Tesouro Direto, o mais recomendado para investir a longo prazo é o Tesouro IPCA+, cuja rentabilidade está atrelada ao índice de inflação. Isso quer dizer que o seu investimento estará protegido da inflação durante todo o período do investimento.  

Ações 

Você também pode investir a longo prazo por meio da renda variável. Você poderá montar uma carteira previdenciária de ações para complementar a sua aposentadoria.  

No entanto, lembre-se: para construir uma renda passiva através de uma carteira de ações, você deverá investir em empresas que pagam dividendos.  

C6 TechInvest 

O C6 TechInvest é a ferramenta de investimentos do C6 Bank. A tecnologia vai gerar uma carteira balanceada personalizada de acordo com os seus objetivos, e é pensada para investimentos de longo prazo.  

Além disso, o algoritmo do C6 TechInvest monitora as oscilações do mercado e ajusta a sua carteira automaticamente.  

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também:  Investimento em renda fixa: como não perder dinheiro com impostos?