Leitura de 7 min

Como fazer compras conscientes na Black Friday?

Como se organizar para fazer compras conscientes durante o evento com mais ofertas do ano?

Atualizado em

mulher branca com cabelo em coque mexendo no notebook fazendo compras consciente na black friday. A mulher em um sala cheia de plantas da espécie costela de adão.
Tudo o que você precisa saber para fazer compras conscientes

A Black Friday é um fenômeno comercial que surgiu como um momento para aquecer as vendas de fim de ano. Atualmente, o evento tem magnitude global e, consequentemente, é responsável por um aumento expressivo da oferta e demanda de bens e serviços. Essa dinâmica, apesar de positiva para as economias domésticas, pode resultar em consumismo, o que nos faz questionar se é possível fazer compras conscientes na Black Friday 2023.   

O consumo consciente pode ser considerado uma nova perspectiva para o comércio. Uma vez que ele pode ser um grande aliado para a diminuição de problemas ambientais e financeiros, também é uma boa alternativa para melhorar a relação dos consumidores com a Black Friday. 

Neste texto, vamos aprofundar o significado de consumo consciente e dar orientações de como colocá-lo em prática. 

A seguir, você encontra os tópicos que serão tratados ao longo do texto:  

  • Black Friday 2023: é possível balancear as compras? 
  • O que é consumo consciente?  
  • Como fazer compras conscientes?  
  • C6 Bank e sustentabilidade.  

Se você tem interesse por temáticas de sustentabilidade e de consumo consciente, separamos alguns conteúdos relacionados:  

Black Friday 2023: é possível balancear as compras? 

Em primeiro lugar, é importante entender que o problema não está no ato de comprar ou aproveitar grandes descontos. Afinal, essa é uma das ferramentas que fazem a economia global funcionar. A questão é quantidade de produtos, a frequência com que as pessoas estão comprando, e a forma como eles são fabricados e descartados.   

Ao pegar um chocolate no supermercado ou ao adquirir um novo jogo de videogame, as pessoas nem sempre levam em consideração o processo de fabricação ou se a marca tem valores sustentáveis. Entretanto, é possível observar uma mudança de comportamento, tanto das marcas quanto de consumidores.   

De acordo com o relatório feito pela Economist Intelligence Unit (EIU), a pedido da organização WWF, nos últimos anos (2016-2020), o Brasil produziu o maior número de assinaturas a favor da biodiversidade e natureza no mundo, um total de 14%. Então, sem dúvidas, é possível balancear as compras da Black Friday 2023, principalmente em um país em que as pessoas se interessam por temáticas sustentáveis. E neste contexto, o consumo consciente se mostrou um grande aliado. 

O que é consumo consciente?  

Consumo consciente é a prática de realizar compras de forma responsável para o seu bolso e o meio ambiente. O conceito possibilita que consumidores  se enxerguem como parte de um todo e, assim, comprem pensando como essa ação impacta o coletivo.  

Na Black Friday 2023, adote o consumo consciente.

Então, um comprador consciente não adquire produtos de forma impensada. Normalmente, esse é um cliente que busca entender fatores como:  

  • Será que eu realmente preciso desse produto?  
  • Como essa compra impactará minhas finanças? 
  • Essa marca tem valores parecidos com os meus?  
  • Qual a relação da companhia em questão com iniciativas sustentáveis?  

Sem dúvidas, existem outros elementos que podem ser considerados. Mas, resumidamente, saber como fazer compras conscientes é, sobretudo, ter responsabilidade. Isso pede um olhar mais crítico cada vez que se adquire um novo bem.  

Como fazer compras conscientes?  

Agora que você sabe que é possível realizar compras conscientes, é importante entender como aplicar isso na prática. Para você aproveitar a Black Friday 2023, separamos algumas dicas de como fazer compras mais responsáveis: 

1. Entenda a diferença de desejo e necessidade 

Seus desejos e necessidades podem se misturar, principalmente se um produto que você quer, mas não precisa, entra em promoção. Normalmente, é nesse cenário que compras impulsivas acontecem.   

A partir de uma separação entre desejo e necessidade é possível criar uma priorização no momento da aquisição. Assim como entender se seu querer é genuíno ou momentâneo. E é justamente esse processo de reflexão que resulta em compras conscientes e evita a impulsividade, que, normalmente, resulta em gastos desnecessários. 

2. Faça uma pesquisa antes de comprar  

A pesquisa com antecedência é sua maior aliada ao pensar no consumo consciente. Depois de entender o que você quer e o que precisa, também é possível montar uma lista de compras.  

Conheça bem a marca e o produto que você vai adquirir.

Nesse sentido, é importante conhecer bem o produto que deseja, quais marcas oferecem os melhores benefícios e têm valores alinhados com os seus. Além de realizar um estudo de preços para evitar que você caia em propagandas fraudulentas.  

3. Mantenha o foco na lista de compras  

Uma vez que sua lista foi criada, o mais recomendado é não ficar em busca de novos produtos. Por isso, depois de adquirido o bem de seu interesse, evite seguir as pesquisas nos sites de compras a fim de encontrar coisas baratas que você não necessita. Dessa forma, você não desperdiça nem seu tempo, nem seu dinheiro.  

4. Conheça as marcas e seus valores  

Atualmente, existem muitas opções de marcas para a maior parte dos produtos disponíveis do mercado. Assim, é possível optar por aquela que mais combina com seu estilo de vida. Esse é um processo de construção de autonomia, onde você, enquanto consumidor, entende que tem o poder de escolher comprar em um estabelecimento que reflete seus valores.  

5. Planejamento financeiro na Black Friday  

A Black Friday pode fazer parte do seu planejamento financeiro. É a partir da organização das suas finanças que você consegue entender o quanto pode gastar.

Mantenha seu planejamento financeiro durante a Black Friday 2023.

Além disso, as grandes liquidações que acontecem nessa data podem ser perfeitas para aproveitar sua reserva de oportunidade ou ser um estímulo para você começar a montar a sua. 

C6 Bank e sustentabilidade   

O C6 Bank, além de produzir conteúdos alinhados à sustentabilidade para ajudar consumidores e empresas, é um grande exemplo de como uma marca pode atrelar seus valores as atuais necessidades socioambientais. Conheça algumas das nossas iniciativas:  

  • Temos o selo de carbono neutro, resultado de um processo que acontece desde 2020 para neutralizar nossas emissões de carbono.   
  • Conhecido pelos cartões coloridos, o C6 Bank também foi responsável por criar o primeiro cartão biodegradável do Brasil, o Acqua. 
  •  Incluímos 4 novas ONGs para receber doações de pontos átomos. Assim, possibilitamos que nossos clientes apoiem as causas de meio ambiente, educação, diversidade, empreendedorismo sustentável e saúde. 

Para finalizar, vale ressaltar a importância de escolher um banco responsável para maximizar ainda mais seu consumo consciente durante Black Friday 2023 e em outros momentos do ano. Para isso, você já pode contar com a C6 Store,um shopping com mais de 60.000 produtos dentro do aplicativo do C6 Bank. Nele, você pode parcelar suas compras em até 10x sem juros e ainda trocar seus Pontos Átomos por cashback. Saiba mais

Se deseja entender um pouco mais sobre a forma como a sustentabilidade e economia se relacionam, leia também o conteúdo a seguir:  Como investir em fundos ESG?  

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app. 

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.