Seu Bolso

Como juntar dinheiro para comprar um carro?

Confira dicas que podem te ajudar a comprar um carro


Como juntar dinheiro para comprar um carro?
Como juntar dinheiro para comprar um carro?

Juntar dinheiro para comprar um carro é um processo que requer disciplina, foco e responsabilidade. Também é necessário registrar todas as despesas necessárias para manter o seu veículo, buscando entender se possuir um carro próprio é um plano realista para você.  

Para ajudar nesse processo, separamos 6 dicas para juntar dinheiro para comprar um carro: 

Relacionadas:  

Como juntar dinheiro para comprar um carro? Confira 6 dicas  

Existem algumas atitudes que podem ser tomadas para melhorar o seu orçamento e que vão ajudar a economizar dinheiro para comprar um novo carro. Confira algumas delas:  

Organização financeira é a palavra-chave 

O primeiro passo para juntar dinheiro para comprar um carro é o planejamento financeiro. Nesse processo, você deve registrar tudo com o que você está gastando dinheiro atualmente. Ao passar suas despesas para a ponta do lápis (ou planilha) é possível entender quais gastos são supérfluos e, consequentemente, podem ser cortados para guardar dinheiro.  

A ideia é otimizar o seu orçamento para que seja possível poupar dinheiro todos os meses, montando um fundo aos poucos.  

Cuidado com outras despesas do carro 

É importante lembrar que o custo de um carro não envolve apenas a sua compra. Um veículo traz consigo alguns outros gastos, como despachante, combustível, seguro, manutenções, entre outros.  

Você deverá arcar com esses gastos a longo prazo ao comprar um carro. Por isso, faça o cálculo de quanto dinheiro o seu veículo custará por mês contabilizando esses custos adicionais. Assim, você poderá entender se ter um carro pode ser uma realidade para você.  

Escolha o modelo com cuidado 

Uma decisão importante na hora de comprar um carro é optar pelo modelo. Aqui, você deverá decidir se comprará um veículo novo ou usado, se o carro será da última versão ou um veículo mais antigo, além de escolher a marca da sua preferência.  

Todos esses fatores são decisivos para o custo final do veículo. Por isso, coloque na ponta do lápis o valor dos carros que deseja e avalie o custo-benefício de cada opção.  

Preste atenção na hora de financiar  

Se você pretende financiar o seu carro, deve estar atento ao valor das tarifas e se as parcelas a serem pagas são acessíveis para você.  

Nesse sentido, o C6 Auto pode ajudar. O serviço de financiamento de veículos do C6 Bank conta com taxas competitivas e parcelas que cabem no bolso, além de contar com aprovação rápida e segurança para o cliente.  

Monte uma reserva de oportunidade  

A reserva de oportunidade é um fundo que pode ser montado para aproveitar chances e promoções. Por exemplo, se o modelo de carro que você deseja está com desconto, você pode resgatar a sua reserva para não perder essa chance. 

Você pode manter essa reserva aplicada em um produto de investimento com alta liquidez, para que o resgate possa ser feito de forma rápida. O investimento também não deve ter alto risco.  

Mantenha o dinheiro aplicado  

Uma forma de otimizar o processo de poupar é manter o seu dinheiro aplicado em um investimento. O produto escolhido dependerá de quando você quer comprar o seu carro.  

Se você pretende comprar o seu carro em dois a cinco anos, por exemplo, poderá abrir mão da liquidez para ter uma maior rentabilidade. No entanto, caso queira realizar esse sonho até dois anos, o melhor é investir em um produto de alta liquidez, para poder resgatar o dinheiro com mais facilidade.  

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra suaconta digital gratuita, peça seu cartão sem anuidade com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app. 

Leia também: DASN SIMEI 2022: tire dúvidas sobre a declaração