Seu Bolso

O que são juros remuneratórios?

Os juros remuneratórios são cobrados em operações de empréstimo, como uma remuneração pelo valor emprestado


Mulher sentada diante de notebook pesquisando o que são juros remuneratórios

Os juros remuneratórios são um tipo de juros que faz parte da vida de muitos brasileiros que precisaram fazer algum tipo de empréstimo.

Em um país em que a quantidade de famílias endividadas passa dos 70%, segundo a Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), é importante compreender como funcionam os elementos responsáveis pelo crescimento das dívidas.

A seguir, veja mais informações sobre os juros remuneratórios e como você pode evitá-los.

Relacionadas:

O que são juros remuneratórios?

Os juros remuneratórios, também conhecidos como juros compensatórios, são juros cobrados sobre o valor de um empréstimo e têm o papel de remunerar a instituição que fez a operação de crédito.

Esses juros são definidos no momento em que é firmado o empréstimo: no contrato da operação de crédito em questão fica estabelecida a taxa a ser cobrada, sendo necessário o aceite do cliente.

Como são definidos?

O valor desses juros varia: existe uma taxa média, divulgada periodicamente pelo Banco Central, que serve como diretriz de valor a ser seguida pelas instituições financeiras.

Caso o contrato de empréstimo traga uma taxa superior à taxa média, os juros remuneratórios são considerados abusivos, caracterizando-os como uma exceção à Lei de Usura, que define que qualquer taxa de juros acima de 12% é abusiva.

Juros remuneratórios e moratórios são a mesma coisa?

Há diferença entre os dois conceitos. Os juros moratórios, também conhecidos como juros de mora, são um valor cobrado pela inadimplência do pagamento de determinada prestação. Ou seja: incidem sobre um atraso no pagamento, muito comuns no uso do cartão de crédito.

Levando isso em consideração, é necessário redobrar os cuidados ao lidar com empréstimos: é possível acumular juros remuneratórios e moratórios, caso haja atraso no pagamento das parcelas. Por isso, busque reservar o uso de empréstimos somente para emergências.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital gratuita, peça seu cartão sem anuidade com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre a fatura do seu cartão