Seu Bolso

O que é planejamento patrimonial?

Entenda o que é planejamento patrimonial e como colocá-lo em prática


O que é planejamento patrimonial?
Como proteger seu patrimônio?

Traçar objetivos para o seu patrimônio, principalmente a longo prazo, é uma grande responsabilidade. O planejamento patrimonial pode ser uma alternativa para deixar tudo em ordem para as gerações futuras da sua família.  

Essa forma de planejamento tem como objetivo solidificar o seu patrimônio, evitando perdas com tributos e facilitando a transferência dos bens após o seu falecimento.

Confira abaixo alguns elementos que podem ser colocados em prática no âmbito individual:  

Relacionadas:  

O que é planejamento patrimonial? 

Planejamento patrimonial é uma forma de organizar e solidificar os seus bens e o seu patrimônio. Assim, você possibilita estabilidade financeira para a família após o seu falecimento, assegurando recursos e diminuindo a burocracia do processo.  

Essa organização pode ser feita por pessoas de diferentes classes sociais. Sendo muito mais comum entre famílias que possuem empresas, uma vez que o empreendimento pode passar de uma geração para a outra.  

Qual a diferença entre planejamento patrimonial e sucessório? 

Muitas pessoas podem confundir essa forma de planejamento com o planejamento sucessório. No entanto, essas duas formas de organização são diferentes.  

A principal diferença é que o planejamento sucessório, na verdade, é uma das etapas do planejamento patrimonial, que também é composto por proteção patrimonial e planejamento tributário.  

Então, enquanto o patrimonial faz menção ao todo, o sucessório diz respeito somente a distribuição dos seus bens. Ou seja, se refere a divisão dos seus bens entre os integrantes da família. Isso pode ser feito através da doação em vida ou através de um testamento, por exemplo. 

Como fazer um planejamento patrimonial 

Uma vez que o planejamento patrimonial é complexo, o mais recomendado é ter o apoio de um profissional. No entanto, caso você tenha maior familiaridade com o universo financeiro, algumas atitudes de âmbito individual podem ser tomadas para facilitar o processo de sucessão e proteção de bens. 

Os investimentos de longo prazo são um bom exemplo, uma vez que podem ajudar a diminuir o risco de o patrimônio perder valor ao longo do tempo.  Assim como se atentar aos pagamentos de tributos, na busca por evitar o pagamento de impostos desnecessários.  

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra suaconta digital gratuita, peça seu cartão sem anuidade com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app. 

Leia também:  Como os seguros podem melhorar a sua rotina?