Leitura de 5 min

Car Equity: como funciona o empréstimo com carro de garantia

Car equity, o crédito com garantia de automóvel, é uma modalidade de empréstimo que tem se popularizado devido as suas condições mais flexíveis

Atualizado em

Pessoa dando chave de carro para outra pessoa, representando a transferência de propriedade do car equity
Conheça o crédito com garantia de veículo

O car equityempréstimo com garantia de veículo em português, está se popularizando cada vez mais no Brasil. Em função das vantagens e maior flexibilidade oferecidas, como taxas de juros baixas, mais pessoas têm buscado saber como a modalidade funciona.

Em resumo, o recurso facilita a concessão de crédito, já que o contrato é estabelecido com base em um cenário mais seguro tanto para instituições quanto para seus clientes, quando comparado a empréstimos sem algum tipo de salvaguarda

Para ajudar quem está buscando entender como o car equity funciona, neste post o C6 Bank explica o que é o refinanciamento de veículo e responde as principais questões a respeito do tema:

  • O que é empréstimo com carro de garantia?
  • Empréstimo com garantia de veículo: como funciona?
  • Quais as vantagens desse tipo de crédito?
  • Como solicitar o crédito com garantia de veículo?
  • É possível solicitar empréstimo com garantia de veículo não quitado?
  • Como funciona o empréstimo com garantia de veículo do C6 Bank?

Gostaria de ler outros conteúdos relacionados a carros? Explore o que separamos:

O que é empréstimo com carro de garantia?

empréstimo com carro de garantia é uma modalidade de crédito em que o cliente coloca o próprio automóvel como condição de cumprimento do contrato. Ou seja: aliena o veículo para as instituições financeiras que farão o empréstimo.

Como o risco de inadimplência fica reduzido, o cliente consegue, em troca, juros e parcelas mais acessíveis, bem como mais tempo para o pagamento. O montante do empréstimo varia de acordo com o valor do automóvel alienado e outros critérios observados em sua avaliação.

Empréstimo com garantia de veículo: como funciona?

empréstimo com garantia de veículo funciona de maneira prática. Como mencionamos, a dívida gerada leva à criação de um vínculo estabelecido por contrato por meio de alienação fiduciária.  

Nesse tipo de crédito, a posse do carro continua sendo sua, em seu nome. Contudo, caso esse débito não seja pago, a pessoa ou instituição credora pode tomar o bem.

mulher morena sorrindo e dirigindo carro em car equity
Entenda o processo de um empréstimo com garantia de veículo

Além disso, para a contratação do refinanciamento, é importante ter um bom score de crédito. Porém, mesmo com o nome sujo, há chances de conseguir aprovação, uma vez que as regras para concessão podem variar de acordo com a instituição.  

Vale ressaltar ainda que o carro deve estar no nome de quem toma o crédito. Ou seja: caso você seja casado e queira fazer um car equity, o veículo não pode estar registrado no nome de seu cônjuge, por exemplo.

Quais as vantagens desse tipo de crédito?

Usar o carro como garantia apresenta algumas vantagens. As principais são:

  • Taxas menores: ao usar o carro como garantia de pagamento, o credor tem mais confiabilidade e tende a facilitar a obtenção de dinheiro com taxas de juros mais baixas e prazos maiores para pagamento;
  • Facilidade na aprovação do empréstimo: visto que é uma modalidade de crédito menos arriscada para os credores;
  • Acessível: comparada ao home equity– em que é exigido um imóvel, bem que menos pessoas têm em seu nome.

Vale notar que nesse tipo de empréstimo não é necessário justificar o uso da quantia. O dinheiro pode ser usado da forma que julgar mais adequada.

É possível solicitar empréstimo com garantia de veículo não quitado?

Não. Para solicitar o empréstimo com garantia de veículo, é preciso que o automóvel esteja completamente quitado e com a documentação em dia.

Como funciona o empréstimo com garantia de veículo do C6 Bank?

No C6 Bank, os clientes pessoa física maiores de 18 anos podem encontrar a opção do crédito com garantia de veículo disponível. Conosco, é possível contratar um crédito de até 90% do valor de avaliação do seu veículo com valor mínimo de R$ 5 mil. O prazo de pagamento é de até 60 meses.

Para contratar o empréstimo, o veículo precisa estar quitado, ter até 12 anos de fabricação e pertencer à categoria leve (peso bruto de até 3,5 toneladas). A solicitação é feita pelo app do C6 Bank e o cliente recebe o dinheiro na conta em até 1 dia útil após sua assinatura do contrato.

Agora, leia o passo a passo para contratação via app.

menina sentada no porta-mala com cachorro em um veículo de garantia
Seguindo três passos, você consegue seu empréstimo com garantia de veículo no C6 Bank

Como solicitar o crédito com garantia de veículo?

O processo de solicitação segue três etapas:

  1. Acesse o app do C6 Bank. Caso não tenha uma conta, baixe o app e abra a sua em minutos;
  2. No chat do app, escreva “crédito veículo” e analise as ofertas disponíveis na tela;
  3. Escolha a opção mais adequada para você e seu bolso;
  4. Pronto. Se você for elegível, iremos mostrar diretamente no app as condições disponíveis.

Nesse texto, você conseguiu saber mais sobre car equity e como funciona o empréstimo com garantia de veículo. Além disso, pode explorar o passo a passo para fazer a contratação no app do C6 Bank.

Gostaria de ler mais textos sobre crédito? Veja as seguintes matérias:

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.