Seu Bolso

O que é car equity?

Car equity, nome pelo qual é conhecido o crédito com garantia de automóvel, é uma modalidade de crédito que tem se popularizado, devido às suas condições mais flexíveis


Pessoa dando chave de carro para outra pessoa, representando a transferência de propriedade do car equity

O car equity, nome estrangeiro do crédito com garantia de veículo, é uma modalidade de crédito ainda pouco utilizada no Brasil. No entanto, em função de suas vantagens e de sua maior flexibilidade, tem começado a atrair um número crescente de pessoas que buscam por formas mais maleáveis de empréstimo.

Neste post, falaremos de forma um pouco mais aprofundada sobre esse tipo de crédito. Nesse sentido, iremos responder as seguintes questões a respeito do tema:

  • O que é crédito com garantia de veículo?
  • Qual a diferença entre home equity e car equity?
  • Vantagens de usar o carro como garantia
  • Como solicitar o crédito com garantia de veículo?
  • Como funciona o car equity do C6 Bank?

Gostaria de ler outros conteúdos sobre empréstimos? Confira esses que separamos para você:

O que é crédito com garantia de veículo?

Basicamente, o crédito com garantia de veículo é uma modalidade de crédito em que o cliente coloca, como garantia do contrato, o próprio automóvel. Ou seja: aliena o carro para a instituição financeira que fará o empréstimo, criando um vínculo que só será encerrado no momento em que a dívida for quitada.

Como o risco de inadimplência é reduzido já que o bem é colocado em garantia, o cliente consegue, em troca, juros e parcelas pequenas, bem como mais tempo para quitar a dívida. O empréstimo varia de acordo com o valor do automóvel alienado e outros critérios observados na avaliação do carro.

Em função de ser uma modalidade ainda não muito conhecida, pode ser que você encontre ofertas do tipo com o nome de “refinanciamento de veículo”. No entanto, não existe diferença entre os dois conceitos: ambos funcionam da mesma forma e representam a mesma prática.

É importante ressaltar que o carro deve estar no nome de quem toma o crédito. Ou seja: caso você seja casado e queira fazer um car equity, o veículo não pode estar registrado no nome de seu cônjuge – a solicitação do empréstimo em nome de outra pessoa é considerada fraudulenta, e medidas legais podem ser adotadas.

Como funciona o crédito com garantia de veículo?

Como mencionamos, a dívida gerada pelo empréstimo leva à criação de um vínculo estabelecido por contrato, através da alienação fiduciária, nome dado a um tipo de acordo em que o devedor – também chamado, neste caso, de fiduciante – transfere um bem ou produto para a instituição credora.  

Veja bem: o bem não sai do seu nome, a posse do carro continua sendo sua. O que acontece, no entanto, é que a propriedade do veículo passa para a instituição financeira até que o empréstimo seja quitado.

Caso esse débito não seja pago, no entanto, a pessoa ou instituição credora pode executá-la, e o devedor perde o seu bem – neste caso, o automóvel. Vale notar: esse vínculo não impede o devedor de utilizar o veículo normalmente, apenas de o vender.

Também é importante ter em consideração que, apesar de o uso do automóvel como garantia geralmente significar condições contratuais mais favoráveis, não é o único fator levado em conta pelas instituições. Ainda é importante ter um bom score de crédito, além de ser possível que seja solicitada a comprovação de renda do cliente que busca o empréstimo. No entanto, mesmo com o nome sujo há grandes chances de aprovação, quando se faz uso do car equity.  

Qual a diferença entre home equity e car equity?

O crédito com garantia de imóvel, também chamado de home equity, é um tipo de empréstimo parecido com o car equity. No entanto, ao invés de um automóvel, usa um imóvel como garantia.

Esse diferença não é somente conceitual, mas também prática: enquanto o crédito com garantia de veículo é mais voltado para aqueles que buscam uma quantia de valor médio, a modalidade de imóvel costuma ser utilizada para pessoas que procuram um crédito mais robusto, considerando o valor médio do bem.

Vantagens de usar o carro como garantia

Por oferecer mais confiabilidade ao credor, o crédito com garantia de veículo tende a facilitar a obtenção de dinheiro com taxas de juros mais baixas e prazos maiores para pagamento. Além disso, o car equity também tem outros benefícios, como maior facilidade na aprovação do empréstimo, considerando que é uma modalidade menos arriscada para os credores.

Também se trata de uma opção mais acessível quando comparada ao home equity, em que é exigido um bem que menos pessoas possuem em seu nome — no caso, um imóvel.

Vale notar, ainda, nesse tipo de empréstimo não é necessário justificar o uso da quantia ou aplicá-la em finalidades predefinidas. O dinheiro é do cliente, podendo ser usado da forma que ele julgar mais adequada – basta tomar cuidado para manter a organização e pagar a dívida em dia.

Como solicitar o crédito com garantia de veículo?

De forma geral, o processo de solicitação segue quatro etapas: simulação, análise de crédito, avaliação do veículo e, por fim, a assinatura do contrato e subsequente liberação do dinheiro.

A simulação tem como papel dar uma noção das condições do empréstimo, a partir dos seus dados. Não serão valores necessariamente exatos, mas importantes para que você entenda se atende ao que você precisa.  

Já na análise de crédito, são efetivamente avaliados o seu perfil de pagador, condições financeiras, CPF, score de crédito, entre outros fatores que ajudarão a definir o valor a ser emprestado, as taxas de juros, entre outros dados.

Da mesma forma, a avaliação do veículo serve para verificar se os documentos do carro estão em dia, se ele está quitado, o valor de mercado e outras informações a respeito do automóvel. Esses fatores também influenciam as condições que serão oferecidas posteriormente.

Por fim, caso o seu perfil e o veículo sejam aprovados, será feita uma proposta de valor e taxa de juros. Se tudo estiver correto com a proposta e você tiver segurança de que conseguirá quitar a dívida, é só fazer a assinatura do contrato e aguardar a liberação do dinheiro, que será depositado em sua conta.

Como funciona o crédito com garantia de veículo do C6 Bank

Recentemente, em mais uma demonstração de que é o banco da sua vida, o C6 Bank passou a oferecer o crédito com garantia de veículo. Conosco, o cliente pode contratar um crédito de até 70% do valor de avaliação do seu veículo com preço mínimo de R$ 5 mil e máximo de R$ 70 mil. O prazo de pagamento é de até 48 meses e as taxas partem de 1,44% ao mês.

Para contratar o empréstimo, o veículo precisa estar quitado e no nome do cliente não pode registrar pendências, ter até 10 anos de fabricação e pertencer à categoria leve (peso bruto de até 3,5 toneladas). A solicitação desse crédito é feita pelo app do C6 Bank e o cliente recebe o dinheiro na conta em até 1 dia útil após sua aprovação.

produto está disponível no aplicativo para um grupo selecionado de clientes. A expectativa é que a oferta seja estendida para 100% da base já nos próximos meses.

Esperamos ter conseguido tirar suas dúvidas a respeito de o que é car equity, bem como questões relacionadas a esse conceito e à sua contratação.

Gostaria de ler mais textos sobre crédito? Leia também as seguintes matérias:

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital gratuita, peça seu cartão sem anuidade com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.