O saque do dinheiro reservado no FGTS pode ser feito a partir do aplicativo do Fundo, sem necessidade de sair de casa
O FGTS é o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço do governo. Ele tem o objetivo de proporcionar aos trabalhadores de carteira assinada uma reserva financeira. Mas você sabe como retirar o dinheiro do FGTS?
Neste post, vamos explicar, de forma simples e rápida, como realizar este procedimento. Confira mais informações a seguir.
Relacionadas:
Todo mês, o empregador deposita em contas da Caixa Econômica Federal um valor, correspondente a 8% do salário do funcionário. Esses depósitos vão formando o Fundo de cada trabalhador e, em casos de demissão sem justa causa, doenças graves ou aposentadoria, por exemplo, é possível receber o saldo do FGTS.
A Caixa Econômica Federal, há algum tempo, passou a disponibilizar um novo meio, mais prático, de fazer essa retirada. Trata-se do saque digital, um novo serviço para você sacar seu FGTS com mais conforto e rapidez.
Neste serviço, ao acessar o app do FGTS é possível consultar valores liberados e solicitar o saque. Além disso, é necessário indicar uma conta de sua titularidade.
Além do saque digital, existem outros dois tipos de saques do FGTS: o Saque-Aniversário e o Saque-Rescisão.
A ferramenta está disponível para todos os trabalhadores que se encaixam em uma das condições de saque previstas em lei e que possuam valor liberado para saque. Isso também vale para aposentados.
A seguir, vamos mostrar os documentos necessários para algumas condições de saque mais comuns. Confira:
No aplicativo do FGTS, consulte os valores disponíveis para saque. Em seguida, indique a conta, de qualquer instituição bancária, em que deseja receber o dinheiro. O procedimento não tem nenhum custo, e dentro de 5 dias úteis o valor selecionado estará disponível em conta.
Também é possível acompanhar, por meio do aplicativo, as etapas entre a solicitação e a liberação dos valores para saque.
Leia também: Como aderir ao Saque-Aniversário do FGTS