Empresas

MEI, EI e SLU: é possível abrir uma empresa sem sócios?

Entenda quais são os tipos de empresa que não precisam de sócio para a abertura


Homem de roupa social olhando o computador e pesquisando sobre empresa individual
Como abrir uma empresa individual?

Abrir uma empresa individual talvez seja algo mais popular do que você imagina. Ainda é comum pensar que a abertura de um negócio é um processo trabalhoso, cheio de etapas, responsabilidades e pessoas. No entanto, existem alguns tipos societários em que você não precisa de sócios para entrar no mercado, são eles: MEI, EI e SLU.

Essas modalidades de empresa têm um caráter individual, voltadas para quem está empreendendo sozinho. Mais de 70% do total das empresas do Brasil se enquadra nessas categorias.

Relacionadas:

Quais são os tipos de empresa individual?

Antes de começar o seu próprio negócio, é preciso avaliar os diferentes tipos de empresa para abrir e entender qual deles se encaixa melhor às suas necessidades e objetivos como pessoa jurídica. Se você quer atuar de forma individual, você pode optar entre as modalidades MEI, EI e SLU. Conheça um pouco melhor cada uma delas:

MEI

MEI (microempreendedor individual) é uma categoria desenvolvida para pequenos empresários que atuam de forma autônoma. Assim, existem alguns incentivos e benefícios para estimular o crescimento dessa modalidade.

Mas, para poder abrir um MEI, é preciso respeitar alguns requisitos. Atualmente, o limite de faturamento para o microempreendedor é de R$81.000 ao ano. O que quer dizer que a sua empresa individual precisa contar com um teto de faturamento que se enquadre a esse tipo societário.

No Portal do Empreendedor você encontra as funções que são permitidas a esse tipo de empresa. De modo que é essencial que as atividades econômicas exercidas pelo seu negócio estejam de acordo com as regras pré-estabelecidas.

Além disso, outra característica marcante dessa categoria de empresa individual é que o microempreendedor só pode contratar no máximo um empregado.

Mas, como abrir uma empresa individual dessa categoria? Para realizar a abertura de um MEI, você deve acessar o Portal do Empreendedor e utilizar a sua conta gov.br para se formalizar.

EI

O EI (empresário individual) também é um tipo societário para quem empreende sozinho. A principal diferença entre MEI e EI diz respeito ao limite de faturamento e às atividades permitidas para a categoria.

Um empresário individual pode se classificar como ME, que tem limite de faturamento anual de 360 mil reais, ou como EPP, que tem como limite máximo 4,8 milhões. Além disso, um EI pode exercer qualquer atividade econômica.

Assim como outras modalidades de empresa individual, o EI não estipula um capital mínimo para começar. Outra vantagem é que não há um limite sobre o número de empregados.

Para abrir um negócio como empresário individual, é necessário realizar o enquadramento na categoria da sua escolha por meio da Junta Comercial do seu município.

SLU: a nova EIRELI

A SLU (sociedade limitada unipessoal) é um tipo societário mais recente, estabelecido pela Lei nº 13.874/2019. O objetivo dessa categoria é de facilitar o processo de abertura de empresas no Brasil.

A SLU é uma categoria muito similar à EIRELI (empresa individual de responsabilidade limitada), tipo societário que foi descontinuado em 2021. A modalidade foi substituída automaticamente pela SLU.

Ao contrário de outros tipos de sociedades, não há a exigência de capital mínimo para quem é SLU. Além disso, o patrimônio pessoal do empreendedor e o patrimônio da empresa são separados nessa categoria.

Vantagens e desvantagens de abrir empresa sem sócio

Abrir uma empresa individual é uma grande decisão, e diversos fatores devem ser levados em conta antes de começar o processo de abertura do seu negócio.

Primeiramente, é preciso definir qual a natureza jurídica mais indicada para a sua empresa, com base no limite de faturamento de cada categoria e outros requisitos importantes, como número máximo de empregados e atividades permitidas.

Uma desvantagem de não ter um sócio é que essa pessoa pode contribuir financeiramente para a empresa, levantando mais capital para realizar investimentos e expansões.

Além disso, sem a presença de um sócio as decisões serão tomadas exclusivamente por você, o que poderá se tornar uma vantagem ou uma desvantagem de acordo com as suas habilidades de gestão.

No entanto, você poderá ter um maior controle sobre o seu negócio e movimentá-lo de acordo com os seus objetivos, evitando possíveis conflitos com o sócio.

Conta C6 Empresas: conheça as vantagens

A C6 Empresas é a nossa opção de conta corrente para quem é Pessoa Jurídica, e que oferece diversas vantagens para os clientes. Conheça algumas delas:

  • Conta 100% gratuita, sem a cobrança de tarifas;
  • Cartão de crédito sem anuidade;
  • PIX grátis para PJ;
  • Saques sem tarifa na rede Banco24Horas;
  • Maquininha C6 Pay.

Alguns tipos societários podem abrir uma conta C6 Empresas. São eles: EIRELI, EI, ME, LTDA, S/A, condomínio e cooperativa. Se você é MEI, também pode abrir a conta C6 MEI e contar com todos esses benefícios. Você pode solicitar a abertura da sua conta por meio do app do C6 Bank.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital gratuita, peça seu cartão sem anuidade com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: O que é Simples Nacional?