Leitura de 11 min

Estratégias de investimentos: qual é a melhor para seu perfil?

Para quem deseja investir com um objetivo definido, as estratégias de investimento podem ser um ótimo direcionamento.

Atualizado em

Conheça a melhor estratégia de investimento para o seu perfil

O mais importante para um investidor em renda variável comprometido é encontrar a estratégia de investimento ideal. Para aplicar o patrimônio, não existe fórmula secreta: a Bolsa sobe e desce, companhias enriquecem, outras vão à falência, e sempre tem um novo IPO chegando.

Por isso, é essencial que o investidor defina qual direcionamento pretende dar à sua vida financeira, levando em consideração o seu perfil, as suas metas e quanto tempo está disposto a levar para construir o patrimônio desejado.

Para ajudar a entender um pouco mais sobre o assunto,o C6 Bank preparou um post especial sobre as principais estratégias de investimento do mercado de renda variável:

  • O que é uma estratégia de investimento?
  • Qual a importância de ter uma estratégia de investimento?
  • Tipos de estratégias de investimento
  • Estratégias de investimento a curto, longo e médio prazo
  • Estratégias segundo perfil do investidor
  • Principais estratégias do mercado financeiro

Quer saber mais sobre estratégias de investimentos? Confira outros conteúdos do blog do C6 Bank:

O que é uma estratégia de investimento?

A estratégia de investimento é o plano que você aplica na sua carteira de ativos, a fim de atingir um determinado objetivo financeiro. Com base no método definido, a decisão de comprar ou vender ações fica muito mais fácil.

Tanto para aqueles que já investem, como para os iniciantes na Bolsa de Valores, as estratégias de investimento são importantes para direcionar o futuro do seu portfólio.

Qual a importância de ter uma estratégia de investimento?

Você pode estar se perguntando se é realmente tão relevante ter uma estratégia de investimento. Sim, e vamos entender o porquê.

No mercado, existem inúmeras trajetórias para aqueles que querem diversificar na maneira de multiplicar seu patrimônio. Tem quem prefira ganhar dinheiro rápido e quem esteja disposto a aplicá-lo por um prazo bem extenso. Alguns não se importam tanto com os riscos do investimento, enquanto outros dão preferência a opções mais seguras.

Seja você um investidor conservador, moderado ou arrojado, é sempre importante pensar no futuro e como visualiza sua vida financeira daqui a um, 5 ou 10 anos, por exemplo.

É pensando em todas essas variáveis que grandes economistas e especialistas no mercado ao longo dos anos adotaram algumas estratégias interessantes que hoje servem de inspiração.  

Tipos de estratégias de investimento

De acordo com as metas de cada pessoa, é possível determinar qual estratégia lhe cabe melhor. Por isso, vamos conhecer alguns dos principais pontos a serem levados em conta na hora de escolher a sua:

  • Modalidade de investimento: a carteira do investidor pode ser composta de renda variável, renda fixa ou ambas;
  • Classe de ativos: ações, títulos, fundos, o que vai fazer parte da carteira do investidor;
  • Tempo: se o retorno financeiro aguardado virá em alguns meses, anos ou mais;
  • Perfil: conservador, moderado ou arrojado, qual estilo combina mais com a personalidade e condições financeiras do investidor;
  • Orçamento: quanto é possível investir mensalmente.

Além disso, alguns investidores se apoiam em análises teóricas na hora de selecionar seus investimentos. As duas principais são:

Análise fundamentalista

A análise fundamentalista é composta por um raciocínio financeiro e econômico, considerando aspectos macro e microeconômicos. Para os analistas fundamentalistas, o estudo de contexto econômico, situação do mercado e questões mais específicas como gestão e receita de uma empresa é primordial. A partir dessas características, é possível determinar se o valuation de uma ação, ou seja, se o seu preço está coerente com o resto do mercado – e se vale a pena investir.

Análise técnica

Também conhecida como análise gráfica, esse estudo leva em conta principalmente números e gráficos relacionados à Bolsa de Valores. Os principais dados de uma análise técnica são os preços e o volume de compras e vendas do ticker. Dessa forma, os movimentos do mercado podem ajudar a entender futuras tendências. Esse é um tipo de maneira de encarar o investimento mais nos curto e curtíssimo prazos.

Estratégias de investimento a curto, longo e médio prazo

Cada um conhece o seu horizonte de tempo para aplicar. Por isso, não existe um período certo, mas aquele que for o ideal para quem investe.

Investimentos a curto prazo

Em média, o curto prazo para um investimento leva em torno de um ano. Nesse cenário, a pessoa está buscando fazer dinheiro de uma forma mais rápida e, consequentemente, de forma mais segura. Para esses investidores, é importante estar sempre atento aos riscos, uma vez que o prejuízo nesse momento implica em não cumprir seus objetivos.  

Normalmente, existe um objetivo concreto por trás desse investimento, como realizar uma viagem ou comprar um aparelho eletrônico, por exemplo.

Investimentos a médio prazo

Esses investimentos duram cerca de 1 a 5 anos. Com um panorama um pouco mais extenso, no médio prazo é possível buscar uma alocação de portfólio balanceada entre o risco e o retorno proporcionados. 

Por consequência de estimarem um retorno mais relevante em comparação aos de curto prazo, é comum que esses investimentos sejam realizados com um objetivo mais vultuoso, como a compra de uma casa ou de um carro.

Investimentos a longo prazo

Com um horizonte prolongado de duração, investimentos a longo prazo trazem muitas opções de aplicação de capital. Encarando um período de aplicação e retorno superior a 5 anos, é possível navegar entre diversas oportunidades.

Ativos bons pagadores de dividendos, outros mais arriscados e até títulos de renda fixa com datas de vencimentos distantes – a depender da volatilidade do mercado. São vários os produtos financeiros que podem compor a carteira de um investimento a longo prazo.

É importante salientar que não é preciso se prender a apenas um dos prazos para os investimentos. Adotar mais de uma tática para garantir uma diversidade no portfólio também é interessante.

Estratégias segundo perfil do investidor

Investimentos são classificados pelo nível de risco e retorno que eles apresentam. Uma outra característica importante para ser levada em conta é o perfil do investidor. Ele revela como e o quanto eles estão dispostos a arriscar de seu patrimônio.

  • Nível 1 – Conservador: esse tipo de investidor tende a preencher sua carteira com ativos de baixo risco, garantindo a segurança do seu dinheiro;
  • Nível 2 – Moderado: investidores que, apesar de ainda adotarem algumas medidas mais conservadoras, tem maior flexibilidade para aplicar em ativos mais arriscados;
  • Nível 3 – Arrojado: esses são investidores mais agressivos, que estão mais dispostos a correr riscos, geralmente por terem maior experiência no mercado.

Principais estratégias do mercado financeiro

Não existe jeito “certo” de investir. O importante é encontrar um método que se adeque aos seus planos de vida, seu perfil e ao seu bolso.

Por isso, separamos a seguir uma explicação a respeito das principais estratégias de investimento adotadas no mercado.

Swing trade

O Swing trade é uma estratégia de investimento de análise técnica, focada em lucros de curto a médio prazo. Em sua maioria, os produtos financeiros mais buscados por investidores dessa categoria são ações listadas na Bolsa de Valores.

Diferente de day traders – aqueles que compram e vendem um ativo no mesmo dia –, a ideia dos swing traders é segurar os ativos por um período um pouco mais longo, de alguns dias até semanas.

Além disso, swing traders estão sempre fazendo uma gestão ativa de seu portfólio. Eles acompanham constantemente as oscilações nos preços dos ativos e realizam operações de compra e venda para capturar os melhores rendimentos possíveis.

Top-down

Top-down é uma estratégia que segue a análise fundamentalista. Como o nome indica, ela segue a metodologia para entender primeiramente o contexto macro do mercado, por meio de variáveis como o PIB, taxa de juros, inflação, variação da moeda e balança comercial, por exemplo.

Dessa forma, é possível compreender o contexto em que as empresas estão e qual mercado está apontado com maior potencial para crescer e valorizar. Selecionando os setores promissores da economia, contudo, critica-se que o top-down muitas vezes pode perder oportunidades específicas de setores econômicos que não estão em alta.

Esse também é um tipo de análise usado para entender em quais mercados estrangeiros investir, uma vez que a partir da análise macroeconômica da situação de um país, é possível buscar oportunidades interessantes.

Bottom-up

Bottom-up é uma outra estratégia baseada na metodologia fundamentalista. Invertendo o raciocínio do top-down, essa estratégia foca justamente em ações de empresas específicas, sem se prender tanto aos ciclos macroeconômicos.

Isso permite com que companhias que apresentam indicadores financeiros positivos sejam localizadas, sem necessariamente fazerem parte de um setor de destaque na economia naquele momento.

Alguns dos aspectos microeconômicos levados em conta são:

  • Oferta e demanda;
  • Produtos e/ou serviços oferecidos;
  • Saúde financeira da empresa;
  • Gestão empresarial;
  • Estrutura da companhia;
  • Governança corporativa;
  • Histórico de gestão;
  • Inovação e tecnologia.

Buy and hold

A estratégia de buy and hold é uma das mais conhecidas no mercado. Ela consiste em um investimento de longo prazo, focado na compra de ações e  as mantém em seu portfólio, sem pensar nas variações de preço do mercado.

O princípio do buy and hold é selecionar empresas consistentes e com boa saúde financeira, pois entende-se que, no longo prazo, a renda variável tende a trazer ganhos mais robustos. Por isso, ações que tragam um rendimento relevante ao correr dos anos – incluindo o pagamento de bons proventos – são apreciadas.

Essa técnica é aplicada por grandes investidores como o bilionário americano Warren Buffett.

Tape reading

O método de tape reading é uma estratégia antiga na Bolsa de Valores. Ela consiste na “leitura” do fluxo de compra e venda de ações. Essa metodologia também é conhecida como Análise de Fluxo de Ordens e busca identificar o movimento do mercado a partir da tendência dos preços.

Quem terá maior influência nas oscilações da Bolsa são os grandes players do mercado, que negociam volumes de ações maiores.  Dessa maneira, indiretamente o tape reading seguirá então os movimentos destes investidores.

Value investing e deep value investing

O value investing é uma estratégia baseada no valor de um ativo. Para esse método, cabe aos investidores e analistas detectarem quais ações estão com um preço descontado em relação ao seu chamado Valor Justo.

A fim de detectar quais são essas empresas, é preciso fazer uma análise do mercado e quais as perspectivas dos setores.

Dentro do value investing, uma subcategoria chamada de deep value investing adota medidas mais arriscadas considerando até aquelas companhias que estão em condições ruins, próximas até da falência, e com preços irrisórios.

Growth investing

A estratégia do growth investing, como indica o nome, está centrada no investimento em papéis com forte potencial de crescimento.

O foco é em investir em empresas com perspectivas de crescimento, desenvolvimento e rentabilidade, o que tende a resultar em um maior patrimônio líquido e, por consequência, numa valorização no preço das ações. Esse método também é muito aplicado pelo megainvestidor Warren Buffet, que acompanhou o crescimento de sua fortuna por meio de posições mantidas durante anos.

Uma nova estratégia: investir com o C6 Bank

Agora que você já conhece tantas estratégias de investimento, pode descobrir qual se adequa mais ao seu perfil e começar a buscar lucros para os próximos anos.

Uma maneira interessante de investir atualmente é usando a plataforma de seu banco digital. Dessa maneira, você consegue concentrar seu patrimônio e sua carteira de investimentos em um só app.

O C6 Invest conta com um catálogo de investimentos para todos os perfis de investidores e diferentes estratégias. Entre as vantagens de investir no C6 Bank, estão:

  • A segurança da tecnologia de biometria facial, permite que apenas você acesse seus investimentos, sem riscos;
  • A acessibilidade para aqueles que ainda estão dando seus primeiros passos no universo do mercado financeiro, conseguirem aprender a investir com bons conceitos;
  • A variedade nos produtos oferecidos: CDBs, ações, fundos imobiliários, ETFs, BDRs, mercados futuros, criptomoedas, ADRs e REITs.

Adicionalmente, com o C6 TechInvest, você consegue montar uma carteira de investimentos pautada na diversificação. Na ferramenta, nossa tecnologia desenvolve um portfólio totalmente personalizado para você, de acordo com seu perfil.

Outro produto interessante é o C6 Global Invest. Ele é uma oportunidade para investir em renda fixa, variável e fundos internacionais por um valor mínimo bastante acessível. Com um aporte inicial de US$100, você acessa diversifica sua carteira com ações, ADRs, ETFs e REITs. Isso tudo com a vantagem tributária de um spread de câmbio de 1,0% e IOF de 0,38%, apenas pagando o imposto no retorno do dinheiro ao Brasil.

O C6 Bank conta com uma plataforma repleta de opções para você investir com segurança e inteligência, no Brasil e no mercado internacional, com a praticidade de ter tudo em um só app.

Nesse texto, você conheceu as principais estratégias de investimento e como colocá-las em prática a partir de suas metas e do seu perfil. Esperamos que você consiga diversificar seu portfólio de maneira consciente e lucrativa.

Definiu sua estratégia de investimento? Conheça as opções que o C6 Bank tem para seus investidores:

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.