Guia do Investidor

O que é suitability? Entenda por que o seu perfil de investidor é importante

Preencha o suitability no seu app e tenha acesso a produtos adequados ao seu perfil de investimento


Homem negro sorrindo e com a mão no rosto simbolizando o que é suitability
Descobrir o seu perfil traz mais segurança na hora de investir 

Talvez você nunca tenha ouvido falar em perfil do investir ou o que é suitability. Mas se você já investiu ou tentou investir em algum banco ou corretora, certamente já passou por eles. E, apesar do nome pouco amigável, ele é um enorme aliado para quem pretende entrar no mundo dos investimentos.

O suitability nada mais é do que a análise que os bancos e as corretoras fazem a partir de um questionário simples para determinar o nível de risco de cada investidor. Com base no suitability, a instituição financeira passa a oferecer produtos adequados para investidores mais conservadores, moderados ou arrojados.

Relacionadas:

O que o suitability avalia? 

Em primeiro lugar, é preciso dizer que o suitability não é opcional. Seu preenchimento é obrigatório para quem pretende começar a investir. O questionário explora características importantes, tais como: 

  • Nível de conhecimento sobre investimentos;  
  • Objetivos do investidor; 
  • Prazo para atingir esses objetivos; 
  • Nível de tolerância a eventuais perdas. 

É natural que as respostas às perguntem mudem de acordo com o momento de vida de cada um. A mesma pessoa pode ser mais arrojada na juventude, e prefira uma abordagem mais conservadora na maturidade. Por isso, o suitabiliy pode (e deve!) ser refeito periodicamente.  

Os perfis de investidor 

O mercado normalmente classifica os investidores em três grandes grupos: conservadores, moderados e arrojados.

No C6 Bank, por exemplo, os perfis são divididos em 3 níveis. Veja quais são eles:  

Nível 1

Seu objetivo é proteger seu patrimônio correndo o mínimo de risco possível.  Por isso, os iInvestimentos indicados são os CDBs e fundos de renda fixa para nível 1. 

Nível 2  

Sua tolerância a riscos é um pouco maior. Mesmo que a prioridade seja proteger seu patrimônio, você aceita se arriscar um pouco mais em busca maiores rentabilidades. Por isso, os investimentos indicados são os CDBs, fundos de renda fixa e fundos multimercados. 

Nível 3 

Você já tem experiência com investimentos, aceita correr mais riscos em busca de maiores rentabilidades e tem mais tolerância a perdas. Por isso, tem à sua disposição um cardápio mais amplo de opções, tais como CDBs, fundos de renda fixa, FIIs, fundos multimercados e de ações, ações, ETFs e BDRs. 

E você? Já fez o seu suitability? É só acessar a área de C6 Invest no seu app do C6 Bank e responder às perguntas.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital gratuita, peça seu cartão sem anuidade com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: Tesouro Direto: o que você precisa saber antes de investir