Leitura de 9 min

Quem é Warren Buffett: biografia de um dos maiores investidores

Warren Buffett é um dos maiores investidores de todos os tempos, conhecido por usar o buy and hold como estratégia principal

Atualizado em

foto de warren buffett vestindo terno, óculos e sorrindo

Warren Buffett é muito admirado no mundo dos investimentos e isso não deve mudar tão cedo. Buffett, atualmente com 92 anos, é um dos mestres da renda variável, e provavelmente o maior representante da estratégia buy and hold em todo o planeta. Não bastando tudo isso, ele também ocupou uma confortável sexta posição no ranking de homens mais ricos do mundo em 2022, segundo a Forbes.

Embora Buffett seja um caso excepcional, seus ensinamentos continuam muito importantes para quem deseja atingir o sucesso financeiro e pessoal. Sua história de vida é igualmente rica e cheia de curiosidades. É sobre esses temas que iremos falar neste post.

Ao longo dessa matéria, você irá aprender:

  • Quem é Warren Buffett?
  • Como ser Warren Buffett no mundo dos investimentos?
  • Biografia de Warren Buffett
  • Warren Buffett e a filantropia
  • Formação acadêmica de Buffett
  • Qual o patrimônio de Warren Buffett

Está começando a investir? Confira essas matérias relacionadas que separamos para você:

Quem é Warren Buffett?

Warren Buffett é um megainvestidor, empreendedor e filantropo americano. Com um patrimônio líquido de 100,1 bilhões de dólares, ele já foi o homem mais rico do mundo na década de 2000. Sua fortuna é resultado da adoção da estratégia de investimentos que defende ferrenhamente: o buy and hold, ou “comprar e manter”, em tradução livre.

Em seus 92 anos de vida, mais de 80 foram marcados pela prática de investir. A sua primeira aquisição em uma bolsa de valores foi com 11 anos de idade. Ao longo dos anos, ele investiu em centenas de negócios bastante conhecidos, como é o caso da Disney e Coca-Cola.

Grande parte de seu patrimônio vem também de sua atuação como CEO e principal acionista da Berkshire Hathaway, empresa originalmente atuante no mercado têxtil, mas transformada pelo bilionário em uma holding.

É muito melhor comprar uma empresa maravilhosa por um preço justo do que uma empresa justa por um preço maravilhoso.

Em uma de suas muitas frases famosas, Buffett diz que:

Como ser Warren Buffett no mundo dos investimentos?

Para resumir o jeito Warren Buffett de investir, três palavras bastam: buy and hold. Parafraseando o próprio megainvestidor:

Compre apenas algo que você ficaria perfeitamente feliz em ter se o mercado fechasse por 10 anos.

1. Investimentos a longo prazo

É exatamente esse o ponto central dessa estratégia: investimentos a longo prazo. No buy and hold, o investidor faz aportes em ativos sem se preocupar com a venda em um futuro próximo. A rentabilidade vem da valorização dos papéis por meio do efeito bola de neve dos juros compostos, bem como do recebimento de dividendos e de seu reinvestimento em novas ações. Nesse sentido, o tempo é seu maior aliado.

Mas isso não significa comprar ativos e esquecer que eles existem. Para Buffett não é recomendado continuar segurando uma ação quando essa companhia deixa de apresentar a qualidade operacional que tinha no momento do seu aporte.

2. Conheça o negócio em que está investindo

Uma das dicas compartilhadas pelo megainvestidor é:

Nunca invista em um negócio que você não consegue entender

Ou seja, o buy and hold de Buffett também não defende a compra de qualquer ação. A ideia é adquirir papéis das melhores empresas, o que maximiza o potencial de ganhos e evita perdas desnecessárias.

Para isso, muito estudo, bem como análises aprofundadas a respeito das condições das empresas presentes no mercado financeiro se fazem necessários.

Com boas empresas na sua carteira, aí sim é o momento de esperar. Quanto tempo? Depende. O conceito de longo prazo varia de investidor para investidor.

No entanto, como estamos falando de Warren Buffett, vale notar que ele trabalha com prazos que, muitas vezes, chegam a décadas. Por exemplo:

  • American Express: Buffett tem posições na empresa de serviços financeiros desde 1963, há quase 60 anos;
  • Coca-Cola: já a gigante de bebidas consta na carteira do bilionário desde 1988, há mais de 30 anos;
  • Wells Fargo: também está presente no portfólio de Buffett há mais de três décadas, desde 1989.

3.Compre ações em momentos de baixa

O momento da compra é outro ponto relevante. Buffett defende que ações devem ser compradas em momentos de baixa, quando os preços caem. O investidor diz que:

“A maioria das pessoas se interessa por ações quando todo mundo está interessado. O momento de interessar-se é quando ninguém mais está. Não se ganha dinheiro comprando o que é popular”.

Um exemplo prático de aplicação desse preceito foi dado pelo próprio Warren Buffett em 1987, na chamada “segunda-feira negra”. No dia 19 de outubro desse ano, o índice Dow Jones apresentou uma queda de 22%, a maior já registrada na história do benchmark até aquele momento.

O mercado vivenciava um momento de pânico. Muitos investidores buscavam desesperadamente vender as suas ações para evitar prejuízos. Buffett, por sua vez, aproveitou a oportunidade para comprar papéis da Coca-Cola.

Dois anos depois, Buffett já detinha cerca de 7% da companhia. Esse se mostrou um de seus investimentos mais bem-sucedidos e duradouros.

Biografia de Warren Buffett

Warren Edward Buffett é natural de Omaha, cidade no estado de Nebraska, nos Estados Unidos. Filho de Leila e Howard Buffett, nasceu no dia 30 de agosto de 1930, dois anos depois de sua já falecida irmã mais velha Doris e três anos antes da irmã mais nova, Bertie.

Como Warren Buffett começou a investir?

O interesse por investimentos surgiu ainda criança. Seu pai, corretor da bolsa, ajudou a incentivar a curiosidade do jovem Warren em relação ao dinheiro.

Inicialmente, realizava trabalhos na loja de doces do avô, além de adotar serviços como a entrega de jornais e revistas e a venda de produtos na porta das casas, como balas e refrigerantes.

Já no ensino médio, começou a vender bolas de golfe e customizar carros. Com 15 anos, ele e um amigo de escola compraram uma máquina de pinball por US$ 25 e a colocaram em uma barbearia local. Pouco tempo depois, eles já eram donos de máquinas em dezenas de lojas, o que mostra como Buffett já buscava maximizar seus lucros desde muito cedo na vida.

Como mencionamos anteriormente no texto, Buffett adquiriu sua primeira ação aos 11 anos, na bolsa de Nova York (NYSE). Ao final do colégio, já contava com um patrimônio acumulado de mais de US$ 90.000.

Warren Buffett e a filantropia

A filantropia também é um dos grandes motivos pelos quais Warren Buffett é tão admirado. O bilionário doa grande parte de seu dinheiro.

Em 2006, declarou que doaria cerca de 99% do seu patrimônio líquido, e tem cumprido com a promessa. Hoje em dia, detém menos da metade dos papéis que tinha na época da declaração. Mesmo assim, permanece entre os maiores afortunados do planeta, o que só reforça a solidez de sua estratégia.

Formação acadêmica de Buffett

Mesmo conseguindo acumular dinheiro ainda bastante novo, Buffett nunca diminuiu a importância dos estudos. Sua formação acadêmica é ampla, sendo bacharel em administração pela Universidade Nebraska-Lincoln e mestre em economia pela Escola de Negócios Columbia. Adicionalmente, é graduado pelo Instituto de Finanças de Nova York.

Foi em Columbia que Buffett conheceu Benjamin Graham, uma das pessoas que mais influenciou a formação de sua estratégia de investimentos. Até hoje, o megainvestidor recomenda enfaticamente o livro do economista inglês, “O Investidor Inteligente”.

E por falar em livros, o bilionário relata que no começo de sua carreira lia centenas de páginas por dia, muitas vezes entre 600 e 1.000. Até hoje, afirma que 80% do seu dia é gasto lendo, e diz: “meu trabalho é basicamente acumular cada vez mais fatos e informações, e ver se eles, eventualmente, me levam a algum lugar”.

Nos anos seguintes após a formação na Escola de Negócios Columbia, Buffett trabalhou como vendedor da Buffett-Falk e Co., analista no Graham-Newman Corp. e sócio no Buffett Partnership. Ao se tornar diretor da Berkshire Hathaway, no entanto, deixou de exercer essas funções, e manteve o foco em sua estratégia de investimentos.

Qual o patromônio de Warren Buffett?

O primeiro milhão veio em 1962, com a ajuda de uma série de sócios da Buffett Partnership. Ao assumir controle da Berkshire Hathaway, todavia, Buffett transfere seus bens para tais sócios e termina a parceria. Em 1970, já como presidente da empresa, também começa a escrever suas reconhecidas cartas aos acionistas, publicadas todos os anos, com reflexões e ensinamentos.

Nas décadas seguintes, Buffett focou seus esforços em comprar mais e mais ações, e sua fortuna foi crescendo exponencialmente. O aumento do seu patrimônio é um grande exemplo do poder dos juros compostos: foram necessários 42 anos de investimentos para se tornar bilionário. Apenas 10 anos depois, no entanto, ele já tinha conseguido multiplicar esse bilhão em mais de 12 vezes.

Vida pessoal

Ao longo desse período, também construiu sua família: em 1952, se casou com Susan Thompson e, já no ano seguinte, tiveram a primeira filha, chamada de Susan Alice Buffett. Dois anos depois, foi a vez de Howard Graham Buffett, nome dado em homenagem tanto ao pai quanto ao amigo investidor. Em 1958, por fim, o trio de filhos é fechado com o nascimento de Peter Andrew Buffett, o caçula.

Inspirado para começar a investir? Conheça o C6 Invest

A trajetória e os ensinamentos de Warren Buffett são fonte de inspiração e aprendizado para milhões de investidores ao redor do mundo. Embora não seja possível garantir que você vai se tornar um bilionário, aplicar os princípios ensinados por ele com certeza ajudará a trazer bons resultados para sua carteira.

A boa notícia é que, se você deseja começar a fazer seus aportes, saiba que é possível investir no C6 Bank: basta usar o C6 Invest. Totalmente digital e de fácil uso, o C6 Invest conta com um grande leque de ações para quem quer colocar em prática os ensinamentos de Warren Buffett. É possível adquiri-las dentro do nosso app, em apenas alguns toques:

  1. Abra nosso app e, na página inicial, toque em “C6 Invest”;
  2. Encontre a seção “Self-service” e toque em “Renda variável”;
  3. Em seguida, você poderá consultar, à esquerda da tela, o ticker das ações disponíveis;
  4. Decidiu que papéis quer comprar? Aí é só definir a quantidade e o tipo de ação (ordinária ou preferencial) e confirmar a aquisição. É possível conferir todas as taxas cobradas na transação: a taxa da B3 e a taxa de corretagem, que no C6 Bank é zero;
  5. Por fim, é só enviar a ordem de compra para a Bolsa. Assim que outra pessoa concordar em vender as ações dela pelas suas condições, a ordem é executada e a ação é transferida para a sua carteira.

Chegamos ao fim deste texto. Esperamos que você tenha gostado de conhecer mais sobre a história, estratégias e ensinamentos de Warren Buffett. Se quiser ler mais conteúdos sobre investimentos, aproveite para conferir também esses:

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.