• Início
  • Produtos
  • Conquistas 2022: todas as iniciativas de impacto socioambiental do C6 Bank

Leitura de 9 min

Conquistas 2022: todas as iniciativas de impacto socioambiental do C6 Bank

Com a aproximação do final do ano, não há momento melhor para relembrar todas as iniciativas de impacto socioambiental realizadas pelo C6 Bank

Atualizado em

Confira a seguir todas as iniciativas de socioambiental que foram feitas pelo C6 Bank em 2022.

O ano de 2022 foi marcado para o C6 Bank pela realização de muitas iniciativas de impacto socioambiental. Foram desenvolvidas diversas ações internas e externas com o objetivo de destacar nosso trabalho para ser referência quando o assunto é meio ambiente e sociedade.

“Encerramos o ano com orgulho do avanço na agenda de sustentabilidade e com energia para continuarmos buscando estar na vida das pessoas e do planeta de uma forma positiva”, complementa Marina Mancini, responsável pela área de Impacto do C6 Bank.

Para fazer uma retrospectiva de todas as ações realizadas neste ano, o C6 Bank preparou este texto. Nele, você vai encontrar as respostas para os pontos:

  • Tudo o que foi feito pelo time de Impacto
  • Retrospectiva 2022
  • Pilar Social
  • Pilar Ambiental

Veja todas as iniciativas de impacto socioambiental realizadas pelo C6 Bank desde sua criação.

Gostaria de ver mais conteúdos relacionados ao impacto socioambiental? Leia o que separamos para você:

Tudo o que foi feito pelo time de Impacto

2022 foi marcado por diversas novas ações internas e externas que partiram do time de Impacto do C6 Bank. Dentre as novidades estão o Programa Agentes ESG e as Expedições Financeiras. Saiba mais a seguir:

  • Dentro de casa: implementação do Programa Agentes ESG;
  • Reports: divulgação do Relatório Anual de Sustentabilidade de 2021;
  • Comunidade: realização das Expedições Financeiras nos municípios de Novo Airão (AM), Santo Amaro (MA), Cruz e Acaraú (CE);
  • Negócio: 20% de todos os cartões solicitados foram referentes aos modelos Acqua (primeiro cartão biodegradável do Brasil) e Rainbow (cartão que valoriza a diversidade e promove uma cultura inclusiva).
  • Engajamento nossos clientes a doarem para ONGs e a compensarem sua pegada de Carbono. Juntos, alcançamos um montante de R$ 100.000 em doações e compras de crédito de carbono pelos clientes;

Veja a seguir os dados referentes ao pilar social e ambiental do time de Impacto e suas iniciativas.

Pilar Social

O pilar Social está focado em estabelecer conexões entre o propósito e atuação do C6 Bank e as demandas da sociedade, como educação de qualidade e inclusão social, por exemplo. Para tanto, criamos projetos que promovem impacto positivo na vida das pessoas, como oportunidades de capacitações gratuitas, conteúdo educacional produzido pelo Prof. Liao e o programa de voluntariado.

Mãos para representar o programa de voluntariado do C6 Bank
Dentre as iniciativas do pilar Social estão o programa de voluntariado e os conteúdos educacionais do profº Liao.

Conheça mais sobre os nossos resultados:

  • Educação financeira: até o final de 2022 foram mais de 16 mil alunos de cursos e palestras, mais de 7 milhões de visualizações de conteúdos educativos nas redes sociais e mais de 300 conteúdos nas nossas plataformas digitais;
  • Doação de pontos átomos: incluímos 4 novas ONGs para receber doações. Assim, possibilitamos que nossos clientes apoiem as causas de meio ambiente, educação, diversidade, empreendedorismo sustentável e saúde;
  • Agentes da Mudança: desde a criação do programa, foram mais de 270 vagas de voluntariado preenchidas, mais de 2.700 horas doadas em trabalho voluntário e mais de R$ 500.000 arrecadados em produtos;

“Fechamos o ano com seis ONGs cadastradas no aplicativo, aptas a receberem doações dos clientes por meio de dinheiro ou pontos Átomos, e alcançamos 100 mil reais arrecadados por meio dessa iniciativa, o que garantiu o apoio a causas ambientais, de educação, saúde, diversidade e empreendedorismo sustentável”, explica Marina Mancini.

Educação Financeira

Na área de Educação Financeira os destaques foram as Expedições Financeiras, o projeto C6 Escola, o Curso Sua Vida Rica e o programa Multiplicadores.

Palestra de Liao na Fundação Almerinda Malaquias
Profº Liao palestrando durante a Expedição Financeira em Novo Airão (AM).

“Avançamos na formação de Educação Financeira para a sociedade, alcançando a marca de mais de 16.000 pessoas impactadas diretamente por meio das nossas ações que, nesse ano, contaram inclusive com Expedições Financeiras, que levaram formação e consultoria individual a diferentes regiões do Brasil”, complementa Marina.

Descubra os números de cada um a seguir:

  • Expedição Caatinga: ocorreu entre os dias 24 e 27 de janeiro nos municípios de Santo Amaro (MA), Cruz e Acaraú (CE). Contou com a realização de 3 workshops de educação financeira para moradores locais. Destas atividades, 148 pessoas foram impactadas diretamente, 640 indiretamente e 30 clínicas financeiras foram realizadas com atendimentos individualizados;
  • Expedição Amazônia: aconteceu entre os dias 8 e 12 de agosto no município de Novo Airão (AM). Foram realizados 4 workshops de educação financeira para artesãos, moradores e pequenos empreendedores e 26 clínicas financeiras com atendimentos individualizados. Destas ações, 187 pessoas foram diretamente impactadas e 748 indiretamente;
  • C6 Escola: consiste em uma matéria eletiva de educação financeira, voltada para adolescentes do ensino médio de rede pública, com conteúdos de finanças, planejamento pessoal, produtos e serviços financeiros, financiamento, inflação, investimento e projeto de vida. No ano de 2022, 27 professores e 34 alunos foram diretamente impactados;
  • Curso Sua Vida Rica: com duração média de 6 semanas, é disponibilizado para alunos de ONGs e escolas entre 15 e 18 anos. No ano que passou, foram realizados 3 workshops com educadores do C6 Bank e houve a participação de 86 alunos da ONGs Crescer Rotary e Colmeia.
  • Multiplicadores: este projeto tem como objetivo formar CSixers em educação financeira através de aulas do Profº Liao para que possam contribuir com a orientação de finanças pessoais para pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade

Agentes da Mudança

O projeto Agentes da Mudança, por sua vez, é 100% voltado a incentivar e reconhecer os colaboradores que se engajaram nas ações sociais do banco durante o ano. Veja os resultados:

  • Meu Amigo CSixer: projeto com o objetivo de conectar CSixers a jovens que participam de projetos de qualificação profissional da Liga Solidária. Foram mais de 72 pessoas diretamente impactadas pelos temas de inserção no mercado de trabalho, projeto de vida e descoberta de objetivos;
  • Programa de Mentoria: em parceria com o PrograMaria, aborda temas como igualdade de gênero na área de TI, desenvolvimento de carreira e qualificação profissional. Neste ano, foram mais de 114 pessoas diretamente impactadas pela iniciativa;
  • Também ocorreram 6 campanhas solidárias diferentes. São elas: Projeto Absorver (com doação de 50 kits com absorventes), Ação Chocolate (com 800 ovos de chocolate arrecadados), Cruz Vermelha (com doação de 35 kits), Inverno Solidário (com 672 itens de vestuário de inverno doados), Outubro Rosa (mais de 8 metros de cabelo concedidos por funcionários) e Instituto Devolver (com a doação de 464 itens);
Infográfico com as seguintes informações: Voluntariado – Impacto desde a criação do programa 207  pessoas iniciaram suas trajetórias de  voluntariado 277 vagas voluntárias preenchidas 2.736 horas voluntárias doadas R$ 512.959,93 arrecadados em doações
Dados do programa de voluntariado do C6 Bank durante 2022.

Diversidade

Na área de Diversidade a ação mais significativa foi do cartão Rainbow, que simboliza a celebração ao respeito e à diversidade para toda comunidade LGBTQIAP+, e foi escolhido por mais de 1,5 milhões de clientes, tornando-se o segundo cartão mais pedido dentro do banco. Deste projeto resultaram as seguintes iniciativas para a comunidade:

Imagem dos cartões C6 e Carbon na versão Rainbow
O cartão Rainbow foi escolhido por mais de 1,5 milhões de clientes.
  • 100 mulheres trans impactadas por formação de educação financeira;
  • 2 eventos patrocinados para conexão de empresas e talentos;
  • Patrocínio de ação cultural para profissionais da comunidade, envolvendo mais de 700 pessoas e com a seleção de 5 artistas para grafitar murais na cidade de São Paulo;
  • R$ 160 mil doados para organização que acolhe e dá suporte para a população;
  • 100 bolsas de estudo para curso de programação para mulheres cis e transgêneros de diversas sexualidades.
  • Criação de camiseta em parceria com marketplace cujo lucro da venda foi revertido e converteu doação de mais de R$ 5 mil para ONG Mães pela Diversidade.

Pilar Meio Ambiente

O pilar de Meio Ambiente está focado em promover iniciativas que geram impacto ambiental positivo, considerando desde ações educativas até àquelas diretamente conectadas ao negócio do C6 Bank.

árvores refletindo em um prédio para retratar as iniciativas de impacto ambiental do C6 Bank
Confira a seguir as iniciativas do C6 Bank relacionadas ao meio ambiente.

Para tanto, dividimos as iniciativas em três grupos diferentes: interno, negócio e externo. Saiba mais sobre essas iniciativas a seguir.

 Interno

  • Compensação de emissões de carbono: desde 2020 o C6 Bank realiza essa iniciativa através da compra de crédito de carbono gerados por projetos socioambientais na floresta Amazônica;
  • Plantação de 25 mil árvores em 2022, por meio da Coalizão Planeta Priceless, em parceria com a Mastercard;
  • Desafio do Consumo Consciente: ação de 21 dias que estimulou os CSixers a adotarem hábitos de vida mais sustentáveis e contou com mais de 400 pessoas inscritas.
  • Newsletter ESG: encaminhada para todos os funcionários do banco, é uma forma de informar em relação aos principais temas do meio ambiente, social e governança.
  • Agentes ESG: a implementação do Programa Agentes ESG contou com a participação de 120 aliados, 18 embaixadores e 1 sponsor.

Negócio

  • Cartão Acqua: mais de 500 mil clientes optaram por este modelo de cartão, transformando-o no 7º mais pedido. Entre as contas Yellow, para crianças e adolescentes do C6 Bank, o cartão está em 1º lugar;
  • Inclusão de mais uma ONG na C6 Store: A adição mais recente está ligada ao empreendedorismo sustentável. Além disso, em 2022, mais de 50% das doações dos nossos clientes foram direcionadas as ONGs relacionadas à causa ambiental.

Externo

  • Venda de mais de 90 peças da camiseta da Insider, que teve 50% do valor doado ao Instituto Terra. A peça contém a frase “Não existe planeta B”, é produzida por árvores e é carbono negativa;
  • Participação da Virada Sustentável como copatrocinador e como apoiador da ação relacionada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Agora você já sabe de todas as iniciativas reativas a impacto socioambiental do C6 Bank e os principais resultados. Além disso, pode entender como nos posicionamos nas mais diversas áreas e como os funcionários participantes e pessoas envolvidas são impactadas. Foi possível observar um grande aumento de ações ao longo de 2022, mas podemos afirmar que este é apenas o começo. 2023 está recheado de novas ações socioambientais para mudar a forma como você se relaciona com o banco.

Gostaria de ler outros conteúdos relacionados ao tema de sustentabilidade? Confira alguns que selecionamos:

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.