Seu Bolso

Adimplência: entenda o significado desse conceito financeiro

Na busca por crédito no mercado, a adimplência tem um grande significado.


Mulher branca com terno descendo escada representando um cliente adimplente | adimplência

A adimplência, diferentemente da inadimplência, não é um conceito tão presente no dia a dia. Em um cenário em que a inadimplência no Brasil cresce cada vez mais, pouco se fala do conceito de cumprir com um contrato financeiro de maneira adequada.  

Para ter as finanças organizadas é importante entender alguns termos financeiros, nesta matéria vamos explicar o que é adimplência.  

Relacionadas: 

Significado adimplência 

Adimplência significa o cumprimento de um contrato, como a realização do pagamento de uma conta. Ou seja, se você estava na dúvida de o que significa adimplente, é possível concluir que é a pessoa que realiza os pagamentos das faturas das despesas no valor total e dentro do prazo.  

Pagar as contas em dia é extremamente importante para a organização financeira, mas a adimplência financeira vai além das fronteiras pessoais, sendo também um recurso utilizado pelas instituições para avaliar a sua relação com o dinheiro.  

Se você deseja conseguir um empréstimo, por exemplo, é essencial se enquadrar em um perfil adimplente. Já que é a partir do seu histórico financeiro que bancos e financeiras analisam se você é um cliente que cumpre com os seus compromissos. 

Como a adimplência pode afetar a sua vida financeira? 

A adimplência tem um impacto positivo na sua vida financeira. Isso acontece devido à pontuação do seu score de crédito, o indicador que diz se alguém é um bom pagador ou não, que pode aumentar ou permanecer com um bom resultado. 

Basta pagar as contas em dia para conseguir crédito? 

A resposta é: depende. A verdade é que cada instituição pode seguir regras diferentes no momento da liberação de crédito, entretanto, ter uma vida financeira organizada, sem dúvidas, proporciona uma análise mais positiva no momento da avaliação.  

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital gratuita, peça seu cartão sem anuidade com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app. 

Leia também:Como economizar no mercado?