Leitura de 8 min

Entenda se comprar uma casa é a melhor escolha para você

Na hora de adquirir um imóvel, é preciso averiguar as vantagens e desvantagens da compra. Veja por que uma casa nem sempre é um investimento.

Atualizado em

fachada de casa branca, ilustrando a questão de se comprar casa é investimento
A compra da casa própria pode ser um investimento dependendo das circunstâncias

Comprar uma casa própria é o sonho de muitos brasileiros. Junto com o imóvel, a pessoa ganha segurança, conforto e mais liberdade saindo do aluguel. No entanto, justamente por ser um bem tão estimado, algumas pessoas acreditam que essa pode ser uma boa jogada financeira.

Contudo, comprar uma casa não é necessariamente um investimento. Nesse texto, vamos explicar o porquê e esclarecer ainda algumas dúvidas comuns sobre o mercado imobiliário. Confira:

  • Casa própria é investimento? Por quê?
  • Qual é a definição de investimento?
  • Comprar casas para alugar pode ser considerado um bom investimento?
  • Quais são os principais riscos de comprar uma casa própria?
  • Em qual contexto comprar uma casa é positivo?
  • É melhor vender a casa e investir o valor?
  • Como ganhar dinheiro com imóveis?
  • Investir ou comprar uma casa: como tomar essa decisão?
  • Invista em imóveis com o C6 Bank

Veja alguns posts sobre investimentos em nosso blog que podem interessar:

Casa própria é investimento? Por quê?

Não necessariamente. Dependendo das circunstâncias, a casa própria não é um investimento, mas um bem passivo. Essa diferenciação é importante por conta da relação do conceito de investir com a ideia de expectativa de lucro.

A aquisição de uma propriedade, todavia, mesmo que seja pensada tendo em vista uma venda futura, após a valori­zação do terreno, não trará lucro que cubra as despesas prévias.

Ao comprar uma casa, a pessoa está se comprometendo a pagar IPTU, manutenção, reformas e a mensalidade do condomínio. Essa lista já consome boa parte do lucro que poderia se obter na venda do imóvel.

Outro ponto negativo também pode estar na forma com que você adquiriu o imóvel. Se fez o pagamento à vista, talvez até tenha conseguido uma negociação no valor. Contudo, se escolheu por financiar, terá que arcar com juros compostos altos. Além disso, no financiamento você só terá um imóvel para chamar de seu depois que terminar de pagar todas as parcelas.

Qual é a definição de investimento?

Investimento, por definição, é tudo que recebe uma aplicação de capital, com a expectativa de lucro. Ou seja, a cada real investido, espera-se receber um retorno superior, no curto ou longo prazo.

A casa, contudo, é um passivo financeiro. Ela terá custos durante todo o período, como os descritos acima, e demandará trabalho. Além disso, ela tem baixa liquidez e você só verá alguma rentabilidade por essa aquisição após a venda da casa, o que pode levar um longo tempo.

Comprar casas para alugar pode ser considerado um bom investimento?

Alugar casas, sim, é considerado um ativo financeiro. Afinal, mensalmente o proprietário receberá uma parcela que, no longo prazo, pode cobrir os custos da compra do imóvel e demais gastos. Além disso, no longo prazo, o proprietário pode ganhar mais com a valorização da propriedade.

É muito comum utilizar o aluguel de imóveis também como um recurso complementar para a aposentadoria, por exemplo.

Na hora de escolher um endereço para comprar e alugar, vale ponderar qual tamanho de espaço faz mais sentido, além do perfil dos inquilinos, se são moradias temporárias ou fixos. Uma chácara ou studio, por exemplo, servem a públicos diferentes em regiões diferentes – rural e urbana.

Em cidades grandes, salas comerciais também podem ser uma aposta promissora, atraindo startups e diferentes modelos de negócios. Nesse caso, as empresas tendem a fechar contratos com uma duração prolongada, o que garante o recebimento do aluguel pelo período.

casa rústica no campo ilustrando se casa é investimento
Comprar uma casa envolve muitos custos, além do próprio preço de aquisição

Quais são os principais riscos em comprar uma casa própria?

Na hora de comprar uma casa, é preciso ficar atento a alguns riscos da aquisição. Separamos os principais deles:

  • Registro da escritura: para se tornar um proprietário legal, a pessoa deve ter a escritura pública de compra e venda reconhecida e registrada no Cartório de Imóveis. Se foi feito um financiamento, é preciso quitar o pagamento para ter direito à escritura;
  • Direito de terceiros: quando existe uma brecha para discussão entre inquilinos, sob processos legais, sobre a posse do imóvel;
  • Fraudes: é importante certificar-se de que o contrato definitivo não atesta dívidas do vendedor, de forma que o imóvel, mesmo após a venda para um novo inquilino, seja penhorado;
  • Risco de oportunidade: ele está diretamente associado ao mundo dos investimentos: é o perigo de que existam imóveis mais promissores e que a escolha por ele não seja o melhor.
  • Risco de liquidez: se o espaço for de difícil revenda, ou com baixa procura para aluguel, por exemplo;

Em qual contexto comprar uma casa é positivo?

Comprar uma casa é muito positivo quando se trata da realização de um sonho. Afinal, se você sempre quis ter um imóvel para chamar de seu, para reformar e decorar da sua maneira, não existe coisa melhor que ter o seu espaço.

Além disso, algumas pessoas tendem a investir em imóveis em outras cidades, como em regiões de praia, chácaras no interior e até fora do país. Para aqueles que viajam muito, essa aquisição pode ser interessante, pensando em ter um lugar seu e acabar com as preocupações com hospedagem.

É importante reforçar que a compra da casa só é recomendada caso você tenha os meios financeiros para isso. Se houver o risco de criar dívidas profundas e ficar em um grande prejuízo, a aquisição do imóvel não é aconselhada.

É melhor vender a casa e investir o valor?

No aspecto financeiro, a venda da casa para reverter o dinheiro em investimentos pode ser mais interessante. Enquanto o imóvel pode proporcionar alguns ganhos consistentes com aluguel, ele também pode demandar alguns custos com reformas e despesas físicas como IPTU. Claro que, nesse caso, estamos tratando de pessoas com posse de mais de uma casa.

Por outro lado, na negociação da venda, é possível obter um valor relevante para transformar em uma carteira diversificada que pague dividendos até melhores que o próprio aluguel. Para isso, é importante ter um bom planejamento financeiro para destinar o dinheiro da melhor forma.

Como ganhar dinheiro com imóveis?

Uma forma de ganhar dinheiro com imóveis que tende a ser muito mais prática e menos custosa que a compra de uma casa são os fundos de investimentos imobiliários, os FIIs.

Esses ativos representam um “condomínio” de investidores com recursos destinados a empreendimentos imobiliários. Um FII pode ter alocação na construção, compra de imóveis prontos, investimentos em projetos de moradia ou serviços, ou ainda aplicar em papéis lastreados neste mercado.

Dessa forma, esses investidores ganham com a valorização do local e com a consistência de “aluguéis” das propriedades. Para isso, é só comprar cotas dos fundos, que são registrados na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e negociadas na bolsa de valores ou mercado de balcão. No mínimo 90% dos lucros desses fundos são distribuídos aos cotistas.

telhado de três casas iguais vistos diagonalmente, representando se fazer casas para alugar é um bom investimento
Comprar imóveis para alugar é uma forma de investir seu dinheiro, podendo trazer bons retornos a longo prazo

Investir ou comprar uma casa: como tomar essa decisão?

A decisão entre investir ou comprar uma casa vai depender muito de quanto dinheiro você tem disponível. Afinal de contas, a aquisição de um imóvel por inteiro será muito mais custosa do que adquirir ativos de cotas de fundos imobiliários, por exemplo.

Ao investir em FIIs, você consegue obter uma diversificação maior com menos dinheiro. Seus investimentos podem variar entre as modalidades de imóveis disponíveis e ainda recebe os aluguéis mensais dos ativos. Além disso, os rendimentos desses fundos são isentos do Imposto de Renda.

Invista em imóveis com o C6 Bank

Se você está interessado em investir em imóveis com FIIs, o C6 Invest é uma boa solução. A plataforma do C6 Bank oferece uma série de opções sob medida para você. Para acessar o catálogo de fundos imobiliários, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Na página inicial do aplicativo do C6 Bank, toque em “C6 Invest”;
  2. Na seção “Self-service”, selecione “Renda variável”;
  3. Você será apresentado a todo o catálogo de ativos de renda variável oferecido pelo C6 Bank, incluindo ações, BDRs, ETFs e contratos futuros, além dos fundos imobiliários. Para acessar os FIIs, toque em “Categoria” e, na sequência, selecione “Fundos Imobiliários (FIIs)”;
  4. Na sequência, basta escolher o fundo desejado e fazer seu aporte.

Nesse texto, você conseguiu entender quando a compra da casa própria pode ser um investimento. Esperamos que as diversas maneiras de aplicar no mercado imobiliário tragam bons retornos.

Quer ler mais textos como esse? Então confira também:

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.