Leitura de 7 min

Onde investir com o dólar em alta: 4 opções de ativos

O dólar em alta pode ser benéfico para os rendimentos dos seus investimentos dependendo de como sua carteira está montada

Atualizado em

carteira contendo várias cédulas de dólar, representando onde investir com o dólar em alta

O dólar em alta é motivo de muitas movimentações no mercado financeiro. A importância e ampla presença da moeda americana na economia mundial significam que quaisquer oscilações em seu valor influenciam uma infinidade de outros aspectos, como os investimentos.

Com isso em mente, o C6 Bank preparou este post para explicar melhor como essa influência se dá, e em que investir com o dólar em alta. Você aprenderá:

  • O que significa dólar em alta?
  • O dólar em alta é bom ou ruim?
  • Vale a pena investir com o dólar em alta?
  • Onde investir com o dólar em alta?
  • Comprar ações de empresas
  • ETFs
  • Fundos multimercados
  • BDRs

Quer ler outros conteúdos sobre dólar? Confira esses que separamos para você:

O que significa dólar em alta?

Dólar em alta é a expressão usada para se referir a um aumento na cotação da moeda americana contra o real. Da mesma forma, diz-se que ele está em baixa quando perde valor no mercado local.

Vale notar que esses status são relativos, pois o valor do dólar não é absoluto: ele varia frente a cada moeda com a qual está sendo comparado. Isso significa que ele pode estar, simultaneamente, em alta em relação a uma moeda e em baixa quando comparado a outra.

Essas oscilações podem ocorrer devido a uma série de fatores. De forma geral, se há um acontecimento que resulte em diminuição da circulação de dólar no território analisado, provavelmente será observada uma alta. Já o aumento na circulação, a uma baixa. Algumas razões recorrentes são:

  • Períodos de instabilidade – seja por risco fiscal, conflito mais direto com algum país próximo ou eventos naturalmente mais voláteis como as eleições;
  • Déficits na balança comercial;
  • Aumento de taxas de juros no exterior;
  • Inflação;
  • Crises internas e externas;
  • Movimentações do Banco Central.

O dólar em alta é bom ou ruim?

Depende. Se seu objetivo é viajar para o exterior, então é ruim, pois significa que o câmbio será mais desvantajoso e caro para você, tanto no dólar comercial quanto no dólar turismo. Já se você tem investimentos no mercado internacional, por exemplo, pode ser uma notícia muito boa, especialmente se seus rendimentos são em dólar. Isso porque, ao trazê-los de volta para o Brasil, eles terão ainda mais valor, bem como maior poder de compra

Em termos macroeconômicos, a resposta para essa pergunta também irá depender. De forma geral, o desejado é que a cotação do dólar – e de qualquer moeda, a bem dizer – não sofra variações excessivamente abruptas.

Nesse sentido, o Banco Central pode interferir em situações excepcionais do tipo, vendendo ou comprando a moeda ou fazendo swaps cambiais para diminuir ou aumentar a circulação do dólar, na tentativa de manter uma relativa estabilidade.

Vale a pena investir com o dólar em alta?

Dependendo do produto escolhido, sim. O mercado financeiro é muito amplo: há uma variedade enorme opções de investimento, para todos os tipos de perfil.

Para pessoas que desejam mais previsibilidade e menor volatilidade nos aportes, então o recomendado é se manter nos investimentos de baixo risco, como os CDBs de liquidez diária ou fundos de renda fixa. Embora não proporcionem rendimentos rápidos, fornecem uma proteção contra oscilações muito importante em momentos de instabilidade

No entanto, se o seu desejo é realmente lucrar com o dólar em alta, também há alguns produtos que são recomendados nesse caso. Falaremos mais sobre eles a seguir.

Onde investir com o dólar em alta?

Além das opções mais previsíveis da renda fixa, o investidor conta com uma série de alternativas para lucrar com a alta do dólar, como é o caso de ações, ETFs, fundos multimercados e BDRs.

Comprar ações de empresas

Não são todas, mas há empresas que se beneficiam do dólar em alta – e não necessariamente são companhias localizadas no exterior. Há corporações brasileiras que têm parte de sua receita em dólar, o que significa que seus lucros aumentam com a oscilação da moeda, mesmo que elas não tenham origem nos Estados Unidos.

A boa notícia é que o C6 Bank pode ajudar você a comprar ações dessas empresas, com o C6 Invest. Trata-se da nossa plataforma de investimentos, projetada para dar a você autonomia e controle sobre as suas aplicações, ao mesmo tempo em que proporciona uma grande praticidade e rapidez. Para fazer seus aportes em ações conosco, basta seguir o passo a passo:

  1. Na home page do aplicativo do C6 Bank, toque em “C6 Invest”;
  2. Na página seguinte, toque em “Renda variável”, na seção “Self-service”;
  3. Na sequência, você será apresentado a um grande catálogo de ações. À esquerda, você poderá ver o ticker delas, tendo a opção de procurar pela ação desejada através do código.
  4. Ao escolher a ação que deseja comprar, poderá ver todas as taxas cobradas pela transação: a taxa da B3 e a taxa de corretagem, que no C6 Bank é zero. Para finalizar, é só enviar a sua ordem de compra para a bolsa: quando algum vendedor topar vender as ações dele pelas condições que você propôs, a ordem será executada e a ação entra para a sua carteira.

Para investidores com perfil ainda mais arrojado e que preferem investir diretamente no exterior, o C6 Bank tem outra ferramenta muito interessante: o C6 Global Invest. Essa conta, que tem saldo em dólar, permite a aplicação em ativos internacionais de renda variável nas bolsas americanas NYSE e Nasdaq e tem aporte inicial mínimo de apenas US$ 500.

ETFs

Os exchange traded funds (ETFs) são fundos de investimentos que buscam replicar um índice de referência. Em outras palavras, o gestor do fundo irá montar o ETF seguindo os mesmos papéis, nas mesmas proporções, do índice ou cesta de ativos que está replicando – seja ele o Ibovespa ou qualquer outro. 

Com o dólar em alta, os ETFs que replicam índices americanos se tornam uma alternativa atraente exatamente por isso: a tendência é que, diante da valorização da moeda, esses índices apresentem ganhos – e os ETFs também, considerando que são compostos pelas mesmas ações, nas mesmas proporções.

Fundos multimercados

Fundos multimercados, como o próprio nome sugere, são um tipo de fundo que não se atém a uma única categoria, como os de renda fixa ou de ações. Ao invés disso, eles incluem uma variedade de diferentes produtos, com múltiplos perfis de risco, a fim de proporcionar um investimento diversificado.

Eles podem incluir ativos de renda fixa, ações, derivativos e, é claro, câmbio. Os que incluem esse tipo de operação com moedas tendem a lucrar mais com o dólar em alta, e há opções de fundos multimercados com diferentes distribuições de cada produto, sendo alguns mais agressivos e outros mais conservadores.

Você também pode investir tanto em ETFs quanto em fundos multimercados pelo C6 Invest. Os ETFs ficam localizados na seção de “Renda variável”, enquanto os multimercados se encontram na parte de “Fundos”, ambas presentes no menu de Self-service.

Fundos cambiais

Esse tipo de fundo, por fim, se diferencia por ter como principal fator de rentabilidade a própria oscilação dos preços de moedas estrangeiras. Nessa modalidade, pelo menos 80% da carteira deve estar investida em ativos relacionados a elas, sendo o dólar e o euro as mais populares.  

Na prática, o investidor é beneficiado com a proteção fornecida por esse tipo de aplicação contra a oscilação da moeda nacional. Como o dinheiro investido é convertido para a moeda do fundo, os rendimentos se elevariam em eventuais desvalorizações do real versus a moeda em questão, por exemplo.

Da mesma forma, caso o dólar viesse a se valorizar, um fundo cambial dessa categoria também traria a possibilidade de lucro a partir da variação do câmbio exterior.

Esperamos que tenha gostado de saber mais sobre o significado de dólar em alta, bem como os possíveis motivos para esse tipo de oscilação e os melhores produtos para investir nesses períodos.

Quer ler mais conteúdos relacionados? Aproveite para conferir também:

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.