Leitura de 8 min

Qual a idade mínima para abrir conta no C6 Bank?

Não há idade mínima para abrir conta no C6 Bank – mas, para menores de idade, há um tipo especial de conta

Atualizado em

Casal feliz andando pela praia com o filho após descobrirem que não há idade mínima para abrir conta no C6 Bank
O C6 Bank conta com um tipo de conta voltado especialmente aos menores de idade

Se você está se perguntando se existe uma idade mínima para abrir uma conta no C6 Bank, a resposta é não. Isso porque além da nossa conta corrente, também oferecemos uma conta para menores de idade, o C6 Yellow.

Nos últimos anos, jovens brasileiros têm demonstrado cada vez mais interesse pelo universo das finanças. Temas como educação financeira têm se tornado parte do cotidiano, tanto no ambiente domiciliar quanto escolar. E justamente por valorizar o contato de crianças e adolescentes com as finanças desde cedo, criamos o C6 Yellow.

No decorrer deste post, falaremos mais sobre contas para maiores e menores de 18 anos e tiraremos dúvidas sobre o C6 Yellow. Você encontrará respostas para as seguintes questões:

  • Existe idade mínima para abertura de conta corrente?
  • Menor de 18 anos pode ter cartão de crédito?
  • Com quantos anos é possível ter cartão de débito?
  • Por que abrir conta para menores de 18 anos?
  • Vantagens da conta C6 Yellow
  • Qual a importância da educação financeira para crianças e adolescentes?

Gostaria de ler outras matérias sobre educação financeira para jovens? Confira essas que separamos para você:

Existe idade mínima para abertura de conta corrente?

Não. Qualquer pessoa pode ter uma conta corrente, em qualquer idade no C6 Bank. No entanto, existem algumas regras que devem ser levadas em consideração.

Conta para menor de 17 anos e 6 meses

O C6 Yellow é a conta do C6 Bank para jovens menores de 17 anos e 6 meses completos e foi pensado para atender às necessidades desse público.

É uma conta de pagamento ilimitada que fornece um cartão de débito, bem como de recebimento de TEDs ou DOCs. Ela também oferece a possibilidade de transferências via Pix. Cada movimentação feita pode ser acompanhada pelo responsável.

O produto também permite o envio de uma mesada educativa – tudo isso de maneira totalmente gratuita. Vale notar: assim como os nossos cartões tradicionais, o C6 Yellow também é personalizável, com 6 opções de cores (amarelo, azul, verde, rosa pink, laranja ou Acqua). Ainda é possível fazer pagamento por aproximação.

A conta precisa ser aberta pelos responsáveis e o processo é feito pelo aplicativo do C6 Bank. Confira:

  1. Abra o app do C6 Bank;
  2. No menu de acesso rápido, toque em “Todos” e, em seguida, “C6 Yellow”;
  3. Preencha as informações sobre o seu filho e confirme;
  4. Seu filho receberá um link para instalar o app C6 Yellow, que é diferente do tradicional do C6 Bank;
  5. Durante a abertura de conta, seu filho precisará tirar uma selfie. É importante que o responsável aprove a imagem para garantir segurança na operação.

Tudo pronto, em apenas 5 passos. Agora é só fazer a primeira transferência para a conta do seu filho e começar a explorar as funções disponíveis.

Conta para maior de 18 anos

Se você já é maior de 18 anos, não pode mais ter um C6 Yellow. Por outro lado, tem a possibilidade de abrir uma conta digital gratuita do C6 Bank.

Além da anuidade zero e da personalização dos cartões, você também conta com acesso ao Programa Átomos, bem como a possibilidade de fazer investimentos por meio do app sem taxa de corretagem e custódia, tanto em renda fixa quanto variável, e muito mais.

O procedimento para abertura desse tipo de conta é tão simples quanto o de abertura do C6 Yellow. Veja o passo a passo abaixo:

  • Baixe o app do C6 Bank no seu celular;
  • Com o app aberto, toque em “Abrir conta”;
  • Digite seu CPF e como gostaria de ser chamado;
  • Escolha o tipo de conta que gostaria de abrir;
  • Leia e confirme a leitura dos termos de uso;
  • Insira as informações solicitadas e siga as instruções.

Dentro de poucos minutos, a sua conta já estará aberta. Simples, não?

Menor de 18 anos pode ter cartão de crédito?

No C6 Bank, apenas maiores de 18 anos podem abrir a conta digital gratuita, que permite a verificação de limite de crédito.

Entretanto, caso seja importante para a família que os filhos tenham acesso a essa modalidade de cartão, pais e responsáveis que têm um cartão de crédito do C6 Bank podem fazer a solicitação de um cartão adicional.

Mas é preciso tomar um cuidado especial com essa modalidade. Considerando a natureza das compras feitas no crédito, em que o dinheiro não é imediatamente debitado da conta, muitos jovens podem ter dificuldade de entender os perigos de um mau uso do crédito.

Dessa forma, é essencial que os pais expliquem de maneira compreensível em que situações deve-se utilizar o crédito, bem como as melhores formas de fazê-lo para não acabar se endividando. Para auxiliar nesse processo, o titular da conta pode configurar os limites dos cartões adicionais.

Com quantos anos pode ter cartão de débito?

No C6 Bank, é possível ter cartão de débito a partir de qualquer idade. O C6 Yellow disponibiliza essa modalidade para jovens de até 17 anos e 6 meses. No entanto, vale sempre lembrar que são os pais que devem solicitar a abertura da conta.

Por que abrir conta para menores de 18 anos?

É importante inserir a educação financeira na vida das pessoas o quanto antes, já que, assim como os adultos, os mais jovens também têm desejos de consumo – e isso pode ser visto como oportunidade educacional.

Crianças e jovens, quando bem direcionados, adquirem desde cedo a capacidade de administrar corretamente o dinheiro que ganham. Esse é um hábito que deve ser introduzido pelos pais desde a infância, sendo modificado de acordo com as fases da vida.

Pense da seguinte forma: um jovem sem conta bancária terá que, necessariamente, recorrer aos pais para comprar os itens que deseja. E muitas vezes, a criança pode passar a ver os responsáveis como uma espécie de “banco” com recursos infinitos.

Se o jovem tiver uma conta na qual os pais depositem uma mesada, por exemplo, ele começará a entender que os recursos são limitados e, portanto, terá que priorizar os gastos. Isso vai o incentivar a economizar e a ter responsabilidade financeira.

Muitos pais têm a preocupação de que os filhos farão gastos inconsequentes, e que isso poderá trazer mais prejuízos do que benefícios. No entanto, caso você abra uma conta C6 Yellow, esse não será um problema: todas as transações feitas com o cartão dos filhos são notificadas para os responsáveis, de forma que você terá as informações necessárias para adaptar as estratégias educacionais de acordo com a situação.

Além disso, a conta C6 Yellow permite que os jovens aprendam desde cedo a investir para conquistar o que desejam. Com o Investimento por Objetivo, a criança ou adolescente pode estabelecer o valor que precisa juntar para comprar um aparelho eletrônico ou fazer uma viagem, por exemplo, e aplicar uma quantia todo mês para atingir a meta.

Vantagens da conta C6 Yellow

O C6 Yellow tem diversas vantagens, tanto para pais, quanto para os filhos. Confira:

  • Conta para menores que oferece cartão de débito;
  • Permite saques, pagamento por aproximação, transferências via Pix e recebimento de TEDs ou DOCs;
  • O responsável recebe notificações das transações feitas na conta;
  • Tem recurso de mesada educativa: uma quantia definida pelos responsáveis é transferida, todos os meses, para a conta do jovem;
  • Possibilidade de investimento em CDB Liquidez Diária que rende 102% do CDI(Certificado de Depósito Interbancário)a partir de R$ 10;
  • Os pais podem acessar os gastos dos filhos e o extrato da conta;
  • Informações sobre educação financeira dentro do próprio app para promover conscientização teórica e prática.

Qual a importância da educação financeira para crianças e adolescentes?

A educação financeira é tão importante que foi incluída na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que define os conteúdos a serem estudados nas escolas brasileiras.

O motivo é claro: dinheiro, finanças, compras, vendas e outras operações estão presentes na vida das crianças e adolescentes desde muito cedo.

É bem provável que, neste ano, muitos jovens estejam aproveitando figurinhas repetidas da Copa do Mundo para ganharem em negociações com os colegas, por exemplo – e este é só um caso em que esse tipo de atitude se apresenta no dia a dia dos pequenos.

Adolescentes também lidam com situações do tipo ao sair com os amigos, comprar algum presente de aniversário ou almoçar depois da escola. Por isso, ensinar desde cedo a administrar o dinheiro é importante para a organização financeira e para a responsabilidade desses cidadãos em formação.

Esse é um aprendizado que vai impactar o dia a dia do seu filho no longo prazo. Assim, cria-se mais consciência da real importância dos gastos familiares, de como economizar dinheiro e poupar.

E mais: esse impacto não se restringe ao âmbito individual. A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) reportou que 78% das famílias brasileiras se encontravam endividadas no mês de julho de 2022. Por isso, promover esse tipo de aprendizado entre jovens que serão a próxima geração de trabalhadores pode ser uma boa forma de buscar mudar esse cenário.

Esperamos ter conseguido mostrar a importância de trazer o universo financeiro para perto dos jovens desde cedo. Agora, você sabe todas as informações que precisa sobre o tema – inclusive como abrir uma conta para o seu filho menor de idade. Não perca tempo e aproveite os benefícios!

Gostou desse texto e quer ler mais sobre? Aproveite para ver algumas matérias relacionadas:

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.