Se você está procurando investimentos para colocar o seu dinheiro, provavelmente já se deparou com o termo CDI
Se você está procurando investimentos para colocar o seu dinheiro, provavelmente já leu na descrição de algum deles que “rende 100% do CDI“. Olhando assim fica complicado de entender, não é mesmo? Pois nós vamos te ajudar.
CDI (Certificado de Depósito Interbancário) são títulos emitidos por instituições financeiras com o objetivo de transferir recursos entre instituições que possuem reserva e instituições que necessitam de capital para repor o seu caixa. Nessas transações entre os bancos é cobrada uma taxa: a taxa DI (também conhecida como taxa do CDI).
Ela serve como referência para vários investimentos de renda fixa, incluindo CDBs do C6 Bank, por exemplo. Ou seja: se o rendimento for 100%, quer dizer que o CDB está rendendo igual ao CDI.
Isso depende. Como as transferências de recursos entre os bancos acontecem diariamente, essa taxa também é calculada todos os dias.
Para saber qual é o valor da taxa DI do dia, você pode entrar no site da B3, a bolsa brasileira, e conferir. Em 11 de maio ela estava em 12,65%.
Relacionadas:
Como falamos acima, o CDI acaba sendo usado, assim como a Selic (taxa básica de juros), como um índice de referência para vários investimentos de renda fixa.
Para entender como é essa relação e o que é investimento CDI, observe o exemplo abaixo:
Se um CDB oferece um rendimento de 110% do CDI ao ano, o ganho bruto desse investimento corresponde a 11,71% ao ano. A conta é assim:
10,65 (taxa do CDI) x 1,10 (110% / 100) = 11,71%.
Vale lembrar que o ganho verdadeiro só será conhecido no vencimento do investimento, pois o CDI pode variar durante o período de aplicação. Também há a incidência do IOF nos 30 primeiros dias e de IR.
O C6 Invest é a plataforma de investimentos do C6 Bank. Aqui, o investidor consegue escolher em quais produtos financeiros deseja colocar o seu dinheiro.
Existem CDBs a partir de R$ 20, com a segurança do FGC (Fundo Garantidor de Crédito), com opções pré e pós-fixadas com vencimento de até 7 anos.
Leia também: Prof. Liao: Como investir para comprar um apartamento?