Leitura de 6 min

O que é uma gestora de fundos e qual sua função?

A gestora de fundos é uma empresa responsável pela coordenação do dia a dia de um fundo de investimento, mas com papel além de um gestor

Atualizado em

foto com prédios modernos de gestora de fundos vistos de baixo
Gestoras de fundos são empresas voltadas ao gerenciamento de ativos

A gestora de fundo é uma peça essencial para quem deseja aplicar em fundos de investimento. É nela que você está confiando para administrar seu dinheiro, o que significa que é uma escolha que deve ser feita com cautela.

Pensando nisso, o C6 Bank preparou este post para discutir de forma mais aprofundada o que é uma gestora de fundo e seu funcionamento. Serão abordados os seguintes tópicos:

  • O que são fundos de investimento?
  • O que é uma gestora de fundos?
  • Qual a função da gestora de fundos?
  • Qual a função do gestor de investimentos?
  • Quais as taxas e custos de uma gestora de recursos?
  • Quais são as principais estratégias utilizadas
  • Qual a diferença entre gestor e administrador de um fundo?
  • Como escolher uma gestora de fundos?

Quer ler mais textos sobre investimentos? Veja esses que separamos para você:

O que são fundos de investimento?

Fundos de investimento são ativos em que os aportes são feitos coletivamente, por um grupo de investidores chamados de cotistas. Essa aplicação é pilotada por um gestor, profissional especializado responsável pelo comando estratégico.

Em muitos casos, os fundos de investimento focam em um tipo específico de produto, como ações ou ativos de renda fixa. Os ganhos, por fim, são divididos de forma proporcional entre os cotistas.

O que é uma gestora de fundos?

A gestora de fundos, também chamada de gestora de recursos, é uma empresa voltada ao gerenciamento de ativos. Embora existam gestores independentes, também há negócios cujo foco está na gestão do patrimônio dos clientes que contratam o serviço, oferecendo praticidade ao investidor.

Qual a função da gestora de fundos?

A principal função da gestora é o cuidado com os fundos em geral e todas as funções envolvidas em seu funcionamento. O gestor, profissional que faz parte da empresa é quem vai cuidar da estratégia de investimentos do fundo, geralmente com apoio de uma equipe de profissionais dedicados a estudar o cenário econômico doméstico e internacional.

Qual a função do gestor de investimentos?

O gestor, especificamente, é o profissional responsável por cuidar das aplicações do fundo, escolhendo os ativos que acredita que trarão os melhores resultados aos integrantes do fundo, dentro da estratégia definida. Além disso, também é ele que executa as devidas operações, como a compra de ações na Bolsa.

Quais as taxas e custo de uma gestora de recursos?

As duas principais taxas dos fundos de investimento são:

  1. taxa de administração;
  2. taxa de performance.

A primeira incide sobre o patrimônio do investidor e é cobrada diariamente, de maneira proporcional à quantia investida. Já a taxa de performance é uma espécie de bônus dado ao gestor de fundos de investimento caso sejam atingidos resultados melhores do que o esperado, superando o índice de referência do produto.

Custos tributários, por sua vez, variam de acordo com a categoria do fundo. Fundos de ações, por exemplo, a alíquota é fixa em 15%. Já para os fundos multimercados, ela varia de acordo com o prazo e o tempo de aplicação do dinheiro, indo de 22,5% a 15%, dependendo do caso.

Quais são as principais estratégias utilizadas

Gestores de fundos de investimento podem usar diferentes estratégias, tanto no que diz respeito à forma de gestão quanto aos produtos escolhidos para aplicação. A seguir, conheça os principais tipos de estratégias adotadas por esses profissionais.

Fundos de Gestão Passiva

Nessa modalidade, o objetivo da gestora de fundo é replicar a performance de um indicador preestabelecido – um índice, uma carteira teórica ou um ativo específico. Os gestores têm pouca ação sobre os investimentos e, por isso, as taxas de administração tendem a ser bem menores. O maior exemplo são os Exchange Traded Funds (ETFs): fundos que replicam e têm sua rentabilidade atrelada a índices de referência (Ibovespa, por exemplo) e cujas cotas são negociadas na Bolsa como se fossem ações.

Fundos de Gestão Ativa

Nesse caso, os gestores são mais ativos no rebalanceamento da carteira do fundo, uma vez que buscam superar um benchmark. Com mais liberdade para decidir no que investir, a capacidade do gestor de analisar o mercado e selecionar bons ativos faz toda a diferença. Por isso, as taxas de administração e performance costumam ser maiores.

Além disso, os fundos de gestão ativa, apesar de não replicarem em nenhuma carteira, trabalham para superar um benchmark – que pode ser a performance de um grupo de ativos ou o índice de referência.

Por esse motivo, tais fundos costumam ser mais arriscados que os de gestão passiva, uma vez que, além do risco do benchmark, existe o risco de alocação do gestor que, em busca de retornos maiores, pode gerar rendimentos ruins.

As principais estratégias para os fundos de gestão ativa são:

  • Fundos Long Only: buscam investir somente em posições compradas;
  • Fundos Long-Biased: focados em ativos com potencial de valorização no longo prazo, podendo manter posição vendida. Ou seja, neste caso eles podem apostar na queda de ativos para obter ganhos;
  • Fundos Long Short: buscam dois ativos que tenham correlação positiva, ou seja, que se movem juntos. O gestor, então, adota a posição vendida em um e comprada em outra. Com isso, há chances de lucrar com a diferença de desempenho entre as duas empresas.

Qual a diferença entre gestor e administrador de um fundo?

A diferença é que o gestor é responsável pelas estratégias do fundo, bem como pela compra e venda de ativos que o compõem. Já o administrador atua no sentido de preservar o bom funcionamento do fundo. É ele quem aprova o regulamento, documento no qual constam as regras, objetivos e política de investimento do condomínio financeiro, de acordo com as regras estabelecidas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM),

Também cabe ao administrador divulgar a carteira do fundo, manter atualizados os registros relativos ao fundo e aos cotistas, bem como transmitir informações relevantes aos cotistas e organizar toda a documentação ligada às operações executadas.

De modo geral, podemos resumir a função do gestor como a do estrategista do fundo, enquanto o administrador é quem vai cuidar da parte mais burocrática e técnica do trabalho.

Como escolher uma gestora de fundos?

Para escolher uma gestora, a solução é pesquisar – e muito. Como você pôde ver, diversas características influenciam essa decisão, como os custos envolvidos, as estratégias adotadas, entre outras. Como cada investidor tem um perfil diferente, cabe a você pesquisar para encontrar o que mais se adequa às suas preferências.

Chegamos ao fim deste texto. Esperamos que você tenha gostado de saber mais sobre o que é gestora de fundos, a diferença desse conceito para outros similares, bem como outras informações sobre fundos de investimento.

Caso queira ler mais textos como esse, não deixe de ver também:

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.