Leitura de 8 min

Como fazer uma poupança para o meu filho?

Para fazer uma poupança para os filhos, tanto ativos de renda fixa quanto variável são escolhas importantes

Atualizado em

casal de mulher e homem negros sorri enquanto pensa em como montar uma poupança para filhos. a mulher está grávida e olhando para o rosto do marido, que passa o braço por cima do ombro dela e apoia a outra mão na barriga da mulher
Com uma poupança para filhos, é possível se antecipar para ajudar os mais jovens a atingirem diversos objetivos

A poupança para filhos é uma ferramenta interessante para quem pensar em garantir um futuro melhor para os filhos. Bem executada, essa estratégia pode render o capital necessário para que eles realizem sonhos importantes – um curso universitário, uma temporada no exterior ou um pontapé inicial para a independência financeira.

No entanto, muitos pais sentem dúvidas a respeito de como montar essa reserva. Pensando nisso, o C6 Bank preparou este post para ajudar você a entender melhor como fazer isso. Ao longo do texto, você aprenderá:

  • O que significa fazer uma poupança para seu filho
  • Abrir uma conta poupança para seu filho é uma boa opção?
  • O que é melhor: poupança ou previdência privada para os filhos
  • Como fazer uma poupança para os filhos: guia prático
  • 1. Quando começar?
  • 2. Como se planejar para poupar
  • 3. Onde investir o dinheiro da poupança das crianças?
  • 4. Conversar com os filhos sobre dinheiro e o significado de poupar
  • 5. Entender o melhor momento para seu filho participar ativamente
  • 6. Ensinar o que é investir por objetivos
  • 7. Usar uma conta para menor de idade para estimular independência financeira

Quer ler mais conteúdos sobre educação financeira? Veja essas matérias que separamos para você:

O que significa fazer uma poupança para seu filho

A poupança para filhos é uma espécie de investimento a longo prazo com o objetivo de atender a necessidades futuras. Normalmente, a reserva é feita para ajudar no custo de metas como os estudos na faculdade, uma grande viagem quando, entre outros.

Abrir uma conta poupança para seu filho é uma boa opção?

Não. A poupança é uma das opções menos rentáveis de todo o mercado, muitas vezes ficando abaixo da inflação. Ela faz com que você não tenha ganhos reais.

Quando falamos em poupança para filhos, nos referimos ao verbo “poupar”. Os ativos usados para juntar o dinheiro serão outros, muitas vezes até saindo do campo da renda fixa.

O que é melhor: poupança ou previdência privada para os filhos?

Previdência. Mesmo com os impostos, os planos de previdência privada são aplicações, na média, bem mais lucrativas, além de ter uma taxa de rendimento que já considera a perda de poder de compra decorrente da inflação. Assim, você garante sempre ter rendimentos reais.

A previdência privada também apresenta menor risco. Adicionalmente, contas dessa categoria costumam trazer o recurso de débito automático, facilitando que o valor necessário seja depositado todos os meses, sem que você precise se lembrar constantemente.

casal de homem e mulher brinca com filho pequeno enquanto pensa em como fazer uma poupança para filhos
A poupança é uma opção não recomendada para quem quer fazer uma poupança para os filhos

Como fazer uma poupança para os filhos: guia prático

Veja algumas dicas que separamos para ajudar a tornar o processo de poupar para os filhos mais fácil, a seguir:

1. Quando começar?

Quanto mais cedo, melhor. Isso porque é positivo aproveitar os juros compostos para maximizar os ganhos – e, de acordo com a fórmula desses juros, o tempo é uma variante exponencial

Um segundo motivo é o horizonte de tempo. Por ser um projeto de longo prazo, permite aos pais explorar mais opções, incluindo investimentos com risco maior, que podem trazer maiores retornos no longo prazo. 

2. Como se planejar para poupar?

Para poupar para seus herdeiros com maior eficiência, é essencial organizar as finanças. Para fazer isso, existem diversas táticas, como a regra 50-30-20.

Esse método consiste, basicamente, na divisão do seu orçamento em três grupos:

  • Gastos essenciais: Contas de luz, água, gás, aluguel. Para esse grupo, separe 50% da sua renda mensal;
  • Gastos variáveis: Aplicativos de carona, passeios, lanches na rua, ente outros. Nessa categoria, entra 30% do seu orçamento;
  • Os 20% restantes, por sua vez, podem ser usados para objetivos de maior prazo, como a poupança para filhos. Se você conseguir separar esse percentual para investir todos os meses, em algum tempo será possível ver uma grande diferença.

Esses números são apenas sugestões. O importante é que você sempre separe algum valor para poupar, seja 20% ou outro percentual.  

3. Onde investir o dinheiro da poupança das crianças?

Depende das suas preferências, do perfil de investidor e até da fase da vida em que os filhos estão. Por isso, não há resposta certa – mas podemos apresentar alguns ativos frequentemente procurados por pais que decidem fazer poupança para os filhos.

Na renda fixa, CDBs atrelados ao IPCA são uma boa opção. São certificados com vencimentos que, no C6 Bank, variam de um a sete anos, com aplicação mínima de R$ 100. Nessa modalidade, o retorno varia sempre de acordo com a taxa de inflação do ano e o tempo que o dinheiro permanece aplicado. Dessa forma, você garante ter sempre rendimentos reais, que acompanham a variação do IPCA.

Já para quem tem um horizonte de tempo e tolerância a riscos maiores, a renda variável pode ser interessante. A compra de ações ou de cotas de fundos imobiliários, por exemplo, possibilita que você receba dividendos que podem ser reinvestidos, trazendo lucros ainda maiores.

Reforçamos, ainda, a opção da previdência privada. Pode ser uma boa ideia aplicar em um VGBL com tributação regressiva, por exemplo, em que cada aporte passará a ter alíquota de IR de apenas 10% após dez anos.

4. Conversar com os filhos sobre dinheiro e o significado de poupar

Mais do que poupar uma grande quantia, é importante ensinar aos filhos a importância desse hábito. Se isso não for conversado, eles podem não valorizar o dinheiro de forma devida, presumindo que sempre terão os pais a postos como uma reserva financeira.

Por isso, é positivo incentivar desde a infância o hábito de poupar. Um bom recurso é a mesada educativa. É uma pequena quantia fornecida todos os meses, a fim de incentivá-los a exercer esses conhecimentos na prática. Aproveite esse recurso para explicar como eles podem deixar de gastar em um mês para obter recompensas maiores, no longo prazo.

casal de homem e mulher negros andam pela praia enquanto o pai carrega o filho nas costas e pensa na melhor poupança para filhos
Poupar é um hábito que deve ser passado para os filhos

5. Entender o melhor momento para seu filho participar ativamente

Não há resposta definitiva para quando é esse momento. Alguns vão querer se envolver mais e outros, menos. Geralmente, entre 13 14 anos, muitos jovens começam a demonstrar interesse no assunto. Apesar disso, é possível introduzi-los a assuntos financeiros ainda mais novos, mesmo que menos ativamente.

6. Ensinar o que é investir por objetivos

Investir por objetivo é fazer as aplicações já pensando em onde se deseja chegar com elas. Esses objetivos podem – e devem – envolver curto, médio e longo prazos. Isso porque, ao ter metas bem distribuídas, você se mantém motivado, incentivando a consistência e o foco nos seus investimentos.

Para os filhos, esses objetivos podem ser vários. Uma viagem dos sonhos, um videogame, estudos em outro país, até mesmo juntar para ter um carro quando for maior de idade – as possibilidades são praticamente infinitas.

7. Usar uma conta para menor de idade para estimular independência financeira

Seja para investir por objetivos, dar uma mesada educativa ou simplesmente incentivar a autonomia financeira dos filhos, uma conta bancária ajuda bastante.

Felizmente, o C6 Bank conta com uma alternativa de primeira: o C6 Yellow, nossa modalidade de conta para menores de 18 anos, é a melhor conta para seu filho. Com ela, os jovens conseguem fazer investimentos em CDBs de liquidez diária com rendimento de 102% do CDI e aplicações a partir de R$ 10, além de definir metas pessoais para quem deseja investir por objetivos.

Tudo com muita segurança – os CDBs são protegidos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC) – e mantendo a presença dos responsáveis: toda vez que a criança fizer um aporte ou resgatar algum valor pelo app, os pais são notificados imediatamente.

Para usar esse recurso, basta abrir uma conta C6 Yellow para seu filho. Veja o passo a passo abaixo:

  1. No menu da página inicial do app do C6 Bank, toque em “Todos”;
  2. Em seguida, selecione “C6 Yellow”;
  3. Preencha as informações solicitadas sobre o seu filho e confirme;
  4. A criança ou jovem receberá um link para instalar o app do C6 Yellow, diferente do app tradicional do C6 Bank;
  5. Durante a abertura de conta, será solicitada uma foto de seu filho. É importante que o responsável aprove a imagem, a fim de preservar a segurança da operação.

Pronto! Esperamos que tenha gostado de aprender como fazer poupança para os filhos, e que os tópicos levantados ao longo do texto ajudem você a promover a educação financeira entre os mais novos.

Quer ler mais textos como esse? Então não deixe de conferir também:

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.